Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12180
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFreitas, Jorge Ricardo Carvalho de
dc.date.accessioned2023-12-22T02:03:36Z-
dc.date.available2023-12-22T02:03:36Z-
dc.date.issued2010-09-29
dc.identifier.citationFREITAS, Jorge Ricardo Carvalho de. Contexto Histórico Sócio Cultural das unidades agrárias não oficiais utilizadas na Mata Sul de Pernambuco e no IF PE - Campus Barreiros. 2010. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2010.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12180-
dc.description.abstractEste trabalho apresenta depoimentos e uma análise sócio-cultural de companheiros que são verdadeiros protagonistas de uma matemática pertinente ao seu modo peculiar de mensurar as relações entre homem e a terra. Mostrou-nos eventuais causas e conseqüências sobre o uso em larga escala, em todas as atividades realizadas pelos trabalhadores rurais da Zona da Mata Sul de Pernambuco, de unidades de medidas, que, embora convencionais naquele convívio hoje são consideradas não oficiais. Inicialmente faz um resgate histórico de unidades de medidas em outras culturas da antiguidade até a implantação do sistema oficial de medidas. Descreve circunstancialmente a provável origem e chegada dos novos centros açucareiros na Mata Sul de Pernambuco, e com eles, as “braças” e as “contas” e “tarefas” como seus múltiplos. Aborda parâmetros da realidade social do homem agrário, questionando a possibilidade desse homem sofrer algum tipo de exploração pela desigualdade que encontra nos canaviais. Traça o perfil do trabalhador vinculando o seu cotidiano a essas unidades. Declara também a possibilidade de estratégias para criação de um modo de ver educação voltada a discussões de mobilização dentro do ensino do Instituto Federal de Pernambuco – Campus Barreiros, no intuito de consolidar o uso do Sistema Internacional dentro de um contexto, porém, sem deixar perceber que um aprendizado centrado nas realidades cotidianas dos nossos estudantes, onde suas atividades práticas são muito mais significativas e relevantes, seja necessário.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectUnidades de Medidas; ; ;por
dc.subjectTrabalhador Ruralpor
dc.subjectContexto Histórico- Culturalpor
dc.subjectRealidade Socialpor
dc.subjectUnits of Measures,,eng
dc.subjectRural Workereng
dc.subjectCultural Historical Contexteng
dc.subjectSocial Realityeng
dc.titleContexto histórico sócio cultural das unidades agrárias não oficiais utilizadas na Mata Sul de Pernambuco e no IF PE - Campus Barreirospor
dc.title.alternativeSocio cultural historical contex of the agrarian units unofficial used in the South Rainforest Zone of Pernambuco and at the IFPE - Campus Barreiroseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis paper presents testimonials and an analyze socio-cultural of companions who are real protagonists of a relevant mathematics to their particular way of measuring the relationship between man and land. It showed us possible causes and consequences about the use in large scale in all the activities developed by rural workers of the South Rainforest Zone of Pernambuco, of units of measures that, although, conventional in that living today are considered unofficial. Initially it does a rescue historic of units of measures in others cultures from antiquity until the deployment of the official system of measures. Circumstantially describes the probable origin and the arrival of new sugar centers in the South Rainforest of Pernambuco, and with them, as “fathoms” and the “accounts” and “tasks” as its multiples. It discusses parameters of the social reality of the agrarian man, questioning the possibility this man suffer some type of exploration by inequality that finds in the fields. It traces the worker’s profile linked to their daily lives to those units. It also states the possibility of strategies for creating of a way of looking at education focused discussions of mobilization within teaching of the Federal Institute of Pernambuco – Campus Barreiros in order to consolidate the use of system within a internacional context, however, without failing to realize that a learning centered everyday realities of our students, where our practical activities are much more meaningful and relevant, be necessary.eng
dc.contributor.advisor1Nascimento, Eulina Coutinho Silva do
dc.contributor.advisor1ID646.919.007-30por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4832316123512245por
dc.contributor.advisor-co1Mattos, José Roberto Linhares de
dc.contributor.advisor-co1ID549.417.007-30por
dc.contributor.referee1Rezende, Wanderley moura
dc.contributor.referee2Pereira, Pedro Carlos
dc.creator.ID520.238.774-15por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1913404302942013por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesARRUDA, J. J.; PILETTI, N. de A.; Toda a História – História Geral e História do Brasil. Editora Ática. 11ª edição. São Paulo, 2002. BARBOSA, M. do S. F.; ACIOLI, V. L. C.; ASSIS, V. M. A. de.; Fontes Repatriadas Anotações de História Colonial, Referenciais para Pesquisa, Índices do Catálogo da Capitania de Pernambuco. ED. Universitária da UFPE. Recife, 2006. BÍBLIA. Português. Livro dos Atos dos Apóstolos. A Bíblia Sagrada; Antigo e Novo Testamento. Traduzida em português por João Ferreira de Almeida. Edição Revista e Corrigida. Brasília – DF, Sociedade Bíblica do Brasil, 1969. Atos dos Apóstolos 27 vers. 27-28. BORBA, M. C.; Etnomatemática e a cultura da sala de aula. Revista: A Educação Matemática em Revista, nº1. SBEM. São Paulo, 1993. p. 40-54. BOULOS JÚNIOR, A.; História: sociedade & cidadania. 1 ed. FTD. São Paulo, 2003. BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Matemática: Ensino de primeira a quarta série. MEC/SEF. Brasília, 1997. ________. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Matemática: Terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. MEC/SEF. Brasília, 1998. _________. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. Introdução aos parâmetros curriculares nacionais. 3. Ed. Brasília, 2001. __________. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. 3. Ed. Brasília, 2001. BRUINS, E.; SIJPESTEIJN, P.; WORP, K.; A Greek Mathematical Papyrus, Janus. Revue Internationale de l’Histoire des Siences, de la Medicine, de la Pharmacie et de la Technique, 61, 291-31, 1974. CAMINHA, P. V. de.; Carta a El Rey D. Manuel. Transcrita para o português contemporâneo e comentada por VILLELA, M.; A. Ediouro- São Paulo, 2000. CARVALHO, V. F.; “Engenhos de Açúcar de Pernambuco" será tema da feira nacional de artesanato no Recife, 06 nov. 2007 disponível em: http://ecoviagem.uol.com.br/noticias/turismo/turismo-cultural/engenhos-de-acucar-depernambuco- sera-tema-de-feira-nacional-de-artesanato-no-recife-7730.asp. Acesso 23 abr. 2009. 77 CARY, H. ; Herodotus- A new and Literal Version from the Text of Bachr with a Geographical and General Index. Londres, 1847. CENDOTEC - Centro Franco-Brasileiro de Documentação Técnica e Científica. A Revolução do Metro. Revista Eletrônica Caderno Brasileiro de Ensino de Física, vol.7, no 1. São Paulo. 1990. ISSNe 2175-7941, em http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article. Acesso em 03 out. 2009. CHAUÍ, M .; Conformismo e resistência. Brasiliense. São Paulo, 1986. __________.; Introdução à História da Filosofia: dos Pré-Socrásticos à Aristóteles.Vol. 1. 2 ed. rev. e amp. Companhia das Letras. São Paulo, 2002. CUCHE, D.; A noção da Cultura nas Ciências Sociais. EDUSC. Bauru, SP, 2002. DIAS, M. H.; As explorações geográficas dos finais de Setecentos e a grande aventura da Carta Geral do Reino de Portugal. Revista da Faculdade de Letras: Geografia. I série, vol. XIX. Porto: Universidade do Porto. 2003. p. 383-396. D’AMBRÓSIO, U.; Etnomatemática Elo Entre Tradições e a Modernidade. Coleção Tendências em Educação Matemática. ED Autêntica 2 ed. 3ª reimpressão, Belo Horizonte, 2007. D’AMBRÓSIO, U.; In FALZETTA, R.; A Matemática pulsa no dia – a – dia. Reportagem de capa. Nova Escola. ed. 150. Ed. Abril. São Paulo, março, 2002. p. 18- 23. DUARTE, R.; Pesquisa Qualitativa: reflexões sobre o trabalho de campo. Caderno de Pesquisa, n. 115, março, 2002. EMATER. Curso sobre a Cultura da cana-de-açúcar. Jose Ferreira de Lima – Engenheiro Agrônomo – Consultor Técnico. , Carpina, PE, setembro, 1996. FERREIRA, A. B. de H.; Miniaurélio Século XXI: O dicionário da língua portuguesa. Coord. de edição, Margarida dos Anjos, Marina Baird Ferreira, lexicografia, Margarida dos Anjos. [et al.]. 5 ed. Ver. Ampliada. Nova Fronteira. Rio de Janeiro, 2001. FREIRE, P.; Pedagogia do Oprimido. Paz e Terra. Rio de Janeiro, 2005. FREYRE, G.; Sobrados e Mocambos: Introdução à História da Sociedade Patriarcal no Brasil – 2. decadência do patriarcado rural e desenvolvimento urbano. 11ª tiragem. ED Record. Rio de Janeiro, 2000. FRIBERG, B.; FRIBERG, T.; O Novo Testamento Grego Analítico. Sociedade Religiosa. Ed Vida Nova, São Paulo.1987. 78 FRIBERG, J.; Unexpected Links between Egyptian and Babylonian mathematics. World scientific. New Jersey, London and Singapore, 2005. GEERTZ, C.; Available light: Anthropological reflections on philosophical topics. In: VAN ZANTEN, A.; Comprender y hacerse comprender: como reforzar La legitimidad interna y externa de los estudios cualitativos. Educação e Pesquisa, vol 30. no2. 2004. GETEF, Grupo de Estudos em Tecnologia e Ensino de Física – Física auto-instrutiva. vol 1. Ed Saraiva, São Paulo, 1973. GRAÇA, J. J. da.; Systema Legal de Medidas. Typographia Universal. Lisboa, 1864. GRENFELL, B. P.; HUNT, A. S.; The Tebtunis Papyri, Part ll. Edited by B. P. Grenfell and A. S. Hunt, with the assistance of E. J. Godspeed (University of California Publications). Henry Frowde. London,1907. HOLANDA, S. B. de.; Raízes do Brasil. 26 ed. Companhia das Letras. São Paulo, 1995. ISSAC, J.; História Universal: Oriente e Grécia. Mestre Jou. São Paulo, 1964. JANSEN, W.; MAFRA, R.; A Zona da Mata de Pernambuco. Projeto âncora. 2008. Disponível em http://www.ancora.org.br/textos/011_jansen-mafra.html. acesso em 12 abril 2009. LICHTHEIM, M.; The Instruction of Amenemope. Ancient Egyptian Literature. vol II. New Kingdom, 1905. p. 44. MARQUES, P. A. A. ; Avaliação do Ensino-Aprendizagem na Educação Profissional na Área de Agropecúaria : A experência do Instituto Federal de Pernambuco – Campus Barreiros. Instituto de Agronomia. Universidade Federal Rural do rio de Janeiro. Seropédica, 2009. MILANEZ, J. F.; Histórico do Sistema Métrico Decimal. Jornal do Comercio. R & C. Rio de Janeiro, 1942. MONTENEGRO, A. T.; História oral e memória: a cultura popular revisada. 3 ed. Contexto (caminhos da História). São Paulo, 1994. MORAES, J. G. V. de.; História: Geral e Brasil: ensino médio: vol único. 3 ed. ref. e ampl. Ed. Atual. São Paulo, 2009. MORGADO, M.; Sistemas de medidas nas Escrituras, 19 fev. 1999. Disponível em http://www.nt.batistas.net/pesosemedidas/Quanto%20(Pesos%20e%20Medidas)%20- %20Banco%20de%20Dados%20-%20Beta%20Estudos.htm. Acesso em: 05 nov. 2011. 79 MORIN, E .; Os Sete Saberes necessários à Educação do Futuro. Cortez/UNESCO. São Paulo/Brasília, 2000. __________.; A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. tradução Eloá Jacobina. 8 ed. Bertrand Brasil. Rio de Janeiro, 2003. NATORP, P. G.; Die Ethik des Demokritos. Marburgo, 1893. OLIVEIRA, L. M. T. de.; Educação do Campo: pensando a teoria e a prática pedagógica articulando as regularidades, ambigüidades às rupturas. UFRRJ. DTPE. Seropédica, 2007. OLIVIER de SARDAN, J. ; La politique du terrain sur la production dês données en anthropologie. In: VAN ZANTEN, A. Comprender y hacerse comprender: como reforzar La legitimidad interna y externa de los estudios cualitativos. Educação e Pesquisa, v.30, n.2, 2004. PETRAGLIA, I. C.; Complexidade e auto-ética, Eccos, revista científica do Centro Universitário Nove de Julho. vol. 2. n 1. São Paulo, 2000. Disponível em http://www.geocities.com/complexidade/izabel.html acessado em 15 mar. 2009. PIAGET, J.; Reequilibração das estruturas cognitivas. Zahar. Rio de Janeiro, 1976. _________. Psicologia da Criança. Diefel. Rio de Janeiro, 1978. PIRES, A. P. ; De quelques enjeux épistémologiques d’une méthodologie générale pour les sciences sociales. In: MARTINS, H.; Metodologia qualitativa de pesquisa. Educação e Pesquisa. vol 30 n 2. maio/ago. 2004. REGO, J. L. do,; Menino de Engenho. ed. 57. Olympio. Rio de Janeiro, 1993. RONAN, C. A.; História Ilustrada da Ciência das origens à Grécia, vol 1. Jorge Zahar Editor Ltda. Rio de Janeiro, 1987. SCHWARTZ, S. B.; traduzido por MOTTA, L. T. Segredos Internos – Engenhos e Escravos na Sociedade Colonial 1550-1835. Ed Cia das Letras. São Paulo, 1988. SEDUC/PE. Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco. Orientações Curriculares para o Ensino Médio – Matemática. Recife, 2004. __________ – UPE (POLI) – FACEPE. Física por 40 professores: Uma nova visão. Livro para o Ensino Médio. ed. experimental – Sistema de Ensino Público do Estado de Pernambuco. Pernambuco, 2004. SILVA, A. M.; MACHADO , A. R. A.; GONÇALVES, B. S.; SAGARDOY, W.; BRASIL 500 ANOS. Vol 1 e 2. – 1500 a 1620. ED Nova Cultural. São Paulo. 1999. 80 SILVA, Z. R. da.; Formando conceitos de localização espacial, medição e suas representações no ensino fundamental. in 2º SIPEMAT – Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Recife, 2008. Anais. SOUZA CRUZ, J. J. de.; REVISTA MILITAR. Empresa da Revista Militar. European, Editores e Publicadores, Ltda. Publicação Mensal. Lisboa, Portugal. 19 fev. 2010. TOTH, M.; As profecias da pirâmide. p. 185-199. Ed Record. Rio de Janeiro, RJ, 1979. VALE, D. C. do.; Reengenharia da cadeia produtiva da cana – de – açúcar em Pernambuco. SEBRAE. Recife, 1995. VICENTINO, C.; DORIGO, G.; História do Brasil. ED Scipione, 1 ed. São Paulo 2004. Sites: http://pt.wikipedia.org/wiki/Antigas_unidades_de_medida_portuguesas . Acesso em 04 abr 2009 as 13:18 http://www.achetudoeregiao.com.br/atr/o_inicio_da_colonizacao_portuguesa.htm. Acesso em 02 mai. 2009 as 16:40 ) htpp//www.fraternidaderosacruz.org/rc_leonardodavinci.htm. Acesso em 08 out. 2009 as 22:10 http//www.malhaatlantica.pt/mathis. Acesso em 13 jun 2009 as 08: 05. http://. Educacao.uol.com.br/historia-brasil/ult1702u57.jhtm. Acesso em 30 set. 2009 as 22:00. http://mulheresdocabo.org.br. Acesso em 22 dez 2010 as 12: 45.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/8096/2010%20-%20Jorge%20Ricardo%20Carvalho%20de%20Freitas.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/15030/2010%20-%20Jorge%20Ricardo%20Carvalho%20de%20Freitas.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/21328/2010%20-%20Jorge%20Ricardo%20Carvalho%20de%20Freitas.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/27692/2010%20-%20Jorge%20Ricardo%20Carvalho%20de%20Freitas.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/34054/2010%20-%20Jorge%20Ricardo%20Carvalho%20de%20Freitas.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/40436/2010%20-%20Jorge%20Ricardo%20Carvalho%20de%20Freitas.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/46804/2010%20-%20Jorge%20Ricardo%20Carvalho%20de%20Freitas.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/53216/2010%20-%20Jorge%20Ricardo%20Carvalho%20de%20Freitas.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2343
dc.originais.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2018-08-16T13:25:27Z No. of bitstreams: 1 2010 - Jorge Ricardo Carvalho de Freitas.pdf: 2061957 bytes, checksum: 2dc6247de1d3081451b04071cfb38423 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-16T13:25:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2010 - Jorge Ricardo Carvalho de Freitas.pdf: 2061957 bytes, checksum: 2dc6247de1d3081451b04071cfb38423 (MD5) Previous issue date: 2010-09-29eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010 - Jorge Ricardo Carvalho de Freitas.pdfJorge Ricardo Carvalho de Freitas2.01 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.