Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12181
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dc.contributor.authorFerreira, Eduardo Antonio
dc.date.accessioned2023-12-22T02:03:36Z-
dc.date.available2023-12-22T02:03:36Z-
dc.date.issued2012-11-23
dc.identifier.citationFERREIRA, Eduardo Antonio. A oficina pedagógica como ferramenta didática para a aprendizagem em meliponicultura. 2012. 77 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12181-
dc.description.abstractObjetivou-se nesta pesquisa, avaliar a eficiência da oficina pedagógica como ferramenta didática para o ensino da meliponicultura. A pesquisa foi realizada no Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) Campus Santa Teresa, no período entre setembro de 2011 e abril de 2012, participaram 17 alunos do curso técnico em agropecuária, com predominância do gênero masculino (75% da clientela), 10 agricultores residentes do entorno da escola e dois técnicos agrícolas do serviço público do município. A pesquisa teve enfoque quantitativo e qualitativo, no sentido de se introduzir noções básicas sobre a criação de abelhas silvestres que abrangessem os temas ecologia e tecnologia. Conduziu-se a oficina pedagógica com a formação dos participantes em três grupos e as apresentações do conteúdo em sete blocos. Três assuntos do conteúdo eram apresentados simultaneamente, com duração de 15 a 20 minutos, e obedecia-se a rodízio entre grupos. Todas as preleções da oficina contaram com farto material didático. Para avaliação da pesquisa submeteu-se ao grupo um questionário antes e após a realização da oficina. Parte das respostas foi apresentada na forma de frequências e parte na forma de escores com uso do índice de desempenho (IDApi), expresso também em análises exploratórias de cada fase da oficina. As frequências e os escores atestam o bom rendimento dos participantes, indicando que a metodologia proposta oferece melhor organização para o tema, a aprendizagem é conduzida de forma natural e consciente, com a construção ou reconstrução de conhecimentos. A articulação do conhecimento teórico com o prático é posto em foco, e a junção e a troca de experiências do grupo testado permite repensar as metodologias de ensino tradicionais.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAbelhas sem Ferrãopor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectPedagogiapor
dc.subjectSetor Ruralpor
dc.subjectStingless Beeseng
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectPedagogyeng
dc.subjectRural Sectoreng
dc.titleA oficina pedagógica como ferramenta didática para a aprendizagem em meliponicultura.por
dc.title.alternativeThe educational workshop as a teaching tool for stingless bees keeping.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe aim of this study was to evaluate the efficiency of the educational workshop as a teaching tool for stingless bees keeping. The research was conducted at the Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Campus Santa Teresa, from September 2011 to April 2012. The survey had as subject 17 students of the technical course in Animal Science, with male predominance (75% of the group), 10 farmers who were living around the school and 2 agricultural technicians as representatives of the public service from the county. The study was a quantitative and qualitative approach, in order to introduce the basics notions of keeping wild bees that included the topics of ecology and technology. The educational workshop was conducted into three groups of the participants and the presentations of the contents in seven blocks. Three subjects were submitted content simultaneously, lasting 15 to 20 minutes and obeyed to the rotation between groups. All lectures in the educational workshop counted with rich pedagogical material. To evaluate the research, the group answered a questionnaire before and after the workshop. Part of the answers was presented in the frequency range and part, in the form of scores using the performance index (PIBee), that was expressed also in exploratory analyzes of each phase of the educational workshop. The frequencies and the scores attest to the good performance of the participants, indicating that the proposed methodology provides better organization to the issue, the learning is conducted in a natural and conscious way, with the construction or reconstruction of knowledge. The join of theoretical with practical knowledge is brought into focus, and the exchange of experiences of the group tested allows rethink traditional teaching methodologies.eng
dc.contributor.advisor1Lorenzon, Maria Cristina Affonso
dc.contributor.advisor1ID548.417.807-00por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7903067458577000por
dc.contributor.referee1Fonseca, Carlos Elysio Moreira da
dc.contributor.referee2Matiello, Hediberto Nei
dc.creator.ID603.016.437-68por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4146430489785423por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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