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dc.contributor.authorSantos, Oseias dos
dc.date.accessioned2023-12-22T02:03:37Z-
dc.date.available2023-12-22T02:03:37Z-
dc.date.issued2013-07-24
dc.identifier.citationSANTOS, Oseias dos. Avaliação da aprendizagem: a percepção dos professores do Curso de Bacharelado em Agronomia do IFMT Campus Confresa. 2013. 86 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12183-
dc.description.abstractEste trabalho foi realizado no Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT Campus Confresa, a partir da realidade da formação acadêmica em agronomia. Nesse contexto, investigou-se a percepção pedagógica dos professores do Curso de Bacharelado em Agronomia do IFMT Campus Confresa sobre a avaliação da aprendizagem, durante o ano letivo de 2012. Para tanto, referências bibliográficas e documentos normativos da instituição foram consultados para fundamentar este trabalho, envolvendo a participação de 16 professores do magistério básico técnico e tecnológico que lecionam no curso de agronomia. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário semiestruturado com 17 perguntas, que foram agrupadas em três categorias: a) percepção do professor de agronomia sobre avaliação de aprendizagem; b) o entendimento conceitual sobre os instrumentos utilizado no processo de verificação de aprendizagem; e c) o uso da avaliação de aprendizagem como caráter disciplinar. A análise e a discussão das informações levantadas nesse estudo foram tratadas em dois níveis de investigação, sendo que o primeiro nível de investigação tratou as informações levantadas através da pesquisa documental, onde mostra a orientação diagnóstica do ato de verificar o conhecimento, também mostra particularidade normatizas sobre o tema no Campus Confresa. O segundo nível de investigação tratou as informações levantadas por meio das respostas do questionário, sendo que questões como conceituar avaliação da aprendizagem, notas, conceitos e instrumentos foram abordadas. Assim as análises destes níveis de investigação mostram que professores de agronomia possuem percepções distintas sobre o processo de verificação do conhecimento.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAvaliação de aprendizagempor
dc.subjectInstrumentos de avaliaçãopor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectlearning evaluationeng
dc.subjectevaluation tools of learningeng
dc.subjectperception of teacherseng
dc.titleAvaliação da Aprendizagem: a Percepção dos Professores do Curso de Bacharelado em Agronomia do IFMT Campus Confresa.por
dc.title.alternativeLearning Evaluation: The Perception of Teachers course of Bachelor of in Agronomy IFMT Campus Confresa.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis study was developed at Institute Federal of Mato Grosso - IFMT Campus Confresa, from the reality from academic education in agronomy. This context, this paper investigates the understanding pedagogical on the learning evaluation by teachers of the Course of Bachelors of Agronomy from the IFMT Campus Confresa. The survey was conducted during the academic year 2012, based on references and normative documents of the institution. There was the participation of 16 teachers from magisterium basic, technical and technological who teach in the Course of Agronomy. To conduct the empirical research was used as a tool for collecting the data, a semi-structured questionnaire with 17 questions, which were grouped into three categories: a) vision of agronomy professor on assessment for learning b) conceptual understanding of the instruments used in the process check learning, and c) the use of assessment for learning as disciplinary. The analysis and discussion of gathered information in this study were treated at two levels of research. The first level of investigation is the gathered information through desk research, which shows the orientation from the diagnostic act of verifying the knowledge, also shows particularity normatizas on the theme Campus Confresa. The second level of research is the information gathered through the questionnaire responses, and questions how to conceptualize learning assessment, notes, concepts and tools have been addressed. Thus the analyzes of these levels of research show that teachers of agronomy have different perceptions about the verification process knowledge.eng
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Sílvia Maria Melo
dc.contributor.advisor1ID917.478.727-68por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4323286140400528por
dc.contributor.advisor-co1Melo, Rosane Braga de
dc.contributor.referee1Oliveira, Valéria Marques de
dc.contributor.referee2Guedes, Adrianne Ogêda
dc.creator.ID667.490.421-04por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3230177413575408por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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