Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12206
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorTorezani, Sival Roque
dc.date.accessioned2023-12-22T02:03:49Z-
dc.date.available2023-12-22T02:03:49Z-
dc.date.issued2015-09-10
dc.identifier.citationTOREZANI, Sival Roque. A percepção de discentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Campus Santa Teresa sobre a assistência estudantil. 2015. 78 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2015.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12206-
dc.description.abstractEste trabalho objetivou investigar a percepção dos discentes beneficiados do Curso de Agronomia do IFES Campus Santa Teresa sobre a assistência estudantil no que se refere à permanência, desempenho acadêmico e funcionalidade da referida política no cenário educacional do curso. Para atingir esse objetivo geral, utilizou-se como metodologia a pesquisa avaliativa, um tipo de pesquisa qualitativa que compreende uma aplicação sistemática de procedimentos de pesquisa para acessar a concepção, o desenho, a implementação e as utilidades da Política Nacional de Assistência Estudantil-PNAES que ocorre no Ifes-Campus Santa Teresa. Os sujeitos de pesquisa são alunos do Curso de Graduação, na área de Engenharia Agronômica (Agronomia) que são beneficiários dos programas da Assistência Estudantil-alimentação e moradia. Para obter os dados, questionários com perguntas abertas foram aplicados aos alunos. A análise dos dados foi realizada tendo a pesquisa avaliativa como perspectiva. Como resultado desse estudo, pode-se destacar a eficácia dos programas de assistência estudantil, tendo em vista que grande parte das respostas às perguntas não representou fragilidade. Nesse sentido, ouvir a voz dos beneficiários desse programa trouxe à tona a importância de se divulgar para a comunidade algumas informações do programa como a correção anual dos valores, desburocratização do processo, informatização das inscrições e dos controles dos programas disponíveis para a população, uma vez que a maior parte dos estudantes apontou como fragilidade as ações internas da assistência estudantil para a comunidade.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAssistência estudantilpor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectProgramas sociaispor
dc.titleA percepção de discentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Campus Santa Teresa sobre a assistência estudantilpor
dc.title.alternativeThe perception of students of Instituto Federal do Espírito Santo - campus Santa Teresa on student assistanceeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis study aimed to investigate the perception of benefited students from the Agronomy Course in the IFES Campus Santa Teresa with the student assistance regarding permanence, academic performance and functionality of the policy in the education scenery of the course. To achieve this overall objective, it was used as methodology the evaluative research, a type of qualitative research comprising a systematic application of research procedures to access the conception, design, implementation and utilities of the National Policy on Student Assistance-PNAES that occurs in IFES-Campus Santa Teresa. The subjects of research were students that graduate in the course of Agronomy Engineering that are recipients of the Student-food and housing assistance programs. To get the data, questionnaires with open questions were applied to the students. Data analysis was performed with the evaluative research as perspective. As a result of this study, we can highlight the effectiveness of student assistance programs, given that most of the answers to the questions did not represent weakness. In this sense, the voice of the beneficiaries of this program brought to light the importance of disclosing to the community some program information such as the annual correction of values, reducing bureaucracy of the process, computerization of registration and controls the programs available to the population, Since most of the students showed how fragile the internal actions of student assistance to the community.eng
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Sílvia Maria Melo
dc.contributor.advisor1ID486.971.927-49por
dc.contributor.referee1Gonçalves, Sílvia Maria Melo
dc.contributor.referee2Damasceno, Allan Rocha
dc.contributor.referee3Rocha, Fátima Niemeyer da
dc.creator.ID695.860.207-20por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8520677212593214por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/10457/2015%20-%20Sival%20Roque%20Torezani.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/16336/2015%20-%20Sival%20Roque%20Torezani.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/22640/2015%20-%20Sival%20Roque%20Torezani.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/29020/2015%20-%20Sival%20Roque%20Torezani.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/35372/2015%20-%20Sival%20Roque%20Torezani.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/41768/2015%20-%20Sival%20Roque%20Torezani.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/48170/2015%20-%20Sival%20Roque%20Torezani.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/54622/2015%20-%20Sival%20Roque%20Torezani.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2854
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2019-08-30T18:00:36Z No. of bitstreams: 1 2015 - Sival Roque Torezani.pdf: 1644900 bytes, checksum: 66f7cc01e78e685a0ce08caa9fb5a64f (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-30T18:00:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015 - Sival Roque Torezani.pdf: 1644900 bytes, checksum: 66f7cc01e78e685a0ce08caa9fb5a64f (MD5) Previous issue date: 2015-09-10eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015 - Sival Roque Torezani.pdfDocumento principal1.61 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.