Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12220
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorOliveira, André Teixeira
dc.date.accessioned2023-12-22T02:03:58Z-
dc.date.available2023-12-22T02:03:58Z-
dc.date.issued2020-11-24
dc.identifier.citationOLIVEIRA, André Teixeira. Educação profissional e empreendedorismo: um estudo sobre o processo ensino aprendizagem na elaboração de projetos sociais. 2020. 62 f. Dissertação(Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica , 2020 .por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12220-
dc.description.abstractA partir da primeira década do século XXI o tema Empreendedorismo ganhou visibilidade e expressão, despertando grande interesse ao campo das pesquisas sociais e, em especial a área da educação. O Empreendedorismo deixou de ser visto apenas pelo viés de simples ferramenta voltada ao desenvolvimento econômico e passou a ser estudado por seu potencial papel de transformação de sujeitos, surgindo assim o conceito de Empreendedorismo Social. Neste contexto, o objetivo desta pesquisa foi proporcionar aos estudantes o desenvolvimento de competências empreendedoras voltadas ao campo social, através da perspectiva de uma educação empreendedora para a elaboração de projetos que visem o bem-estar social da comunidade, bem como ações de sustentabilidade ambiental. A pesquisa foi realizada com os alunos formandos do ano de 2019 do Curso Técnico em Administração integrado ao Ensino Médio do IFES – Campus Montanha, que resultou na elaboração de cinco projetos sociais. Este estudo evidenciou que a contribuição do ensino do Empreendedorismo vai além do desenvolvimento de competências empreendedoras, demonstrando a sua relevante função na formação de sujeitos idealizadores capazes de promover ações que podem trazer significativas mudanças e transformações para a sociedadepor
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEmpreendedorismo socialpor
dc.subjectEducação empreendedorapor
dc.subjectDesenvolvimento socialpor
dc.subjectMetodologia ativapor
dc.subjectSocial Entrepreneurshipeng
dc.subjectEntrepreneurial Educationeng
dc.subjectSocial Developmenteng
dc.subjectActive Methodologyeng
dc.titleEducação profissional e empreendedorismo: um estudo sobre o processo ensino aprendizagem na elaboração de projetos sociaispor
dc.title.alternativeProfessional education and entrepreneurship: a study on the teaching-learning process in the elaboration of social projectseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherFrom the first decade of the 21st century, the theme of Entrepreneurship gained visibility and expression, arousing great interest in the field of social research and, especially in the area of education. Entrepreneurship has ceased to be seen only through the bias of a simple tool aimed at economic development and has been studied for its potential role in transforming individuals, thus giving rise to the concept of Social Entrepreneurship. In this context, the objective of this research was to provide students with the development of entrepreneurial skills aimed at the social field, through the perspective of an entrepreneurial education for the development of projects aimed at the social well-being of the community, as well as environmental sustainability actions. The research was carried out with the graduating students of the year 2019 of the Technical Course in Administration integrated to the High School of IFES - Campus Montanha, which resulted in the elaboration of five social projects. This study evidenced that the contribution of the teaching of Entrepreneurship goes beyond the development of entrepreneurial skills, demonstrating its relevant function in the formation of idealizing subjects capable of promoting actions that can bring significant changes and transformations to societyeng
dc.contributor.advisor1Bahia, Bruno Cardoso de Menezes
dc.contributor.advisor1ID052.061.917-01por
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-8976-0035por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0728241677912831por
dc.contributor.referee1Bahia, Bruno Cardoso de Menezes
dc.contributor.referee1ID052.061.917-01por
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-8976-0035por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0728241677912831por
dc.contributor.referee2Monteiro, Rosa Cristina
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4703453783397917por
dc.contributor.referee3Pletsch, Talita Aparecida
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-4676-5343por
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7803010153679921por
dc.creator.ID100.722.747-86por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2310383209053984por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesANASTACIO, M. R. et al. Empreendedorismo social e inovação no contexto brasileiro. Curitiba: PUCPRESS. 2018. ALBAGLI, S.; MACIEL, M. L. Capital social e empreendedorismo local. In: LASTRES, H. M. M.; LEMOS, C. Políticas para Promoção de Sistemas Produtivos Locais de MPME. Rede de Sistemas Produtivos e Inovativos Locais – Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2002. Disponível em: <http://www.ie.ufrj.br/redesist/NTF2/NT%20SaritaMLucia.PDF> Acesso em: 22 out. 2019. ALVORD, S. H.; BROWN, L. D.; LETTS, C. W. Social entrepreneurship and societal transformation: an exploratory study. The Journal of Applied Behavioral Science, v. 40, n. 3, p. 260–282. 2004. BARROS, A. J. P. de; LEHFELD, N. A. de. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes. 2000. BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Ed. 70. 1979. ________. Análise de Conteúdo. 3. Reimp. São Paulo: Edições 70. 2016. BRASIL. Lei 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, [2008]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007- 2010/2008/Lei/L11892.htm. Acesso em: 12 fev. 2019. BRAZILISTA; M.; ARENHARDT; NIVEIROS. Empreendedorismo Social: Uma análise das intenções empreendedoras das formandas da Faculdade de Ciências Aplicadas e Políticas da UFMT campus Rondonópolis. Revista Estudos e Pesquisas em Administração. 2020 - ISSN 2594-7559 – Rondonópolis - v. 4, n. 1, p. 7-20 - Janeiro-Abril. 2020. BROUARD, F.; LARIVET, S. Essay of Clarifications and Definitions of the Related Concepts of Social Enterprise, Social Entrepreneur and Social Entrepreneurship. In: FAYOLLE; A.; MATLAY, H. (Ed.). Handbook of Research on Social Entrepreneurship. Cheltenham: Edward Elgar, . p. 29-56. 2011 CANTILLON, R. Ensaio sobre a natureza do comércio em geral. 20. ed. Curitiba: Sugesta, 2002. CIAVATTA, M. Os centros federais de educação tecnológica e o ensino superior: duas lógicas em confronto. Educação & Sociedade, Revista de Ciência da Educação, v. 27, n. 96. Especial, p. 911-934. 2006. DEES, J. G. The meaning of social entrepreneurship, Center for de Advancement of Entrepreneur Ship. 2001. Disponível em: <https://centers.fuqua.duke.edu/case/wpcontent/ uploads/sites/7/2015/03/Article_Dees_MeaningofSocialEntrepreneurship_2001.pdf>. Acesso em: 21 ago. 2019. 47 DEMO, P. Metodologia do conhecimento científico. São Paulo: Atlas. 2000. DOLABELA, F. Pedagogia Empreendedora. São Paulo: Editora de Cultura. 2003. ___________. O ensino de empreendedorismo no Brasil: uma metodologia revolucionária. 2008. Disponível em: <http://www.projetoe.org.br/tv/prog10/html/ar_10_01.html>Acesso em: 22 de jun. 2019. DORNELAS, J. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 6. ed. São Paulo: Empreende/Atlas. 2017. DRAYTON, B. Everyone is a Changemaker: Social Entrepreneurship's Ultimate Goal. Innovations, Vol. 1, No. 1, pp. 80-96, Winter. 2006. DRUCKER, P. F. Inovação e espírito empreendedor (entrepreneurship): prática e princípios. São Paulo: Pioneira Thomson. 2003. ELKINGTON, J.; HARTIGAN, P. The power of unreasonable people. How social entrepreneurs create markets that change the world. Boston, Massachussetts: Harvard Business Press, 2008. FILION, L. J. Empreendedorismo: Empreendedores e proprietários-gerentes de pequenos negócios. Revista de Administração de Empresas. São Paulo abril/julho. 1999. FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 28. ed. São Paulo: Paz e Terra. 1996. GAMBOA, S. A. S. Análise epistemológica dos métodos na pesquisa educacional: um estudo sobre as dissertações de mestrado em educação da UnB. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação Unb. Brasília. 1982. GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas. 2008. HAYEK, M. et al. Effective succession of social entrepreneurs: A stewardship-based model. Journal of Applied Management and Entrepreneurship, v. 20, n. 2, p. 93. 2015. HENGEMÜLE, A. Desafios educacionais na formação de empreendedores. Porto Alegre: Penso. 2014. HISRICH, R. D.; PETERS, M. P. Empreendedorismo. 5. ed. Porto Alegre: Bookman. 2004. HISRICH, R. D. et al. Empreendedorismo. Tradução Teresa Félix de S. 7. ed. Porto Alegre: Bookman. 2009. ITELVINO, L. et al. Formação do empreendedor social e a educação formal e não formal: um estudo a partir de narrativas de histórias de vida. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.26, n. 99, p. 471-504, abr./jun. 2018. LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez Editora. 2006. 48 LOWE, R.; MARRIOT, S. Enterprise: entrepeneurship and inovation. Concepts, contexts and commercialization. Elsevier: Butterworth-Heinemann. 2006. MAGALHÃES, M. O Processo de construção de parcerias. Disponível em: <http://www.institutofonte.org.br/sites/default/files/Magalhaes_M_O%20processo%20de%20 construcao%20de%20parcerias.pdf> Acesso em: 02 set. 2020. MAMEDE, M. I. de B.; MOREIRA, M. Z. Perfil de competências empreendedoras dos investidores Portugueses e Brasileiros: Um estudo comparativo na rede hoteleira do Ceará. In: ENANPAD: 2005. Anais… Brasília/DF. MAN, T. W. Y.; LAU, T. (2000, September). Entrepreneurial competencies of SME owner/manager in the Hong Kong services sector: a qualitative analysis. Journal of Enterprising Culture, p. 235-254. MARCONI; M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. Atlas: São Paulo. 2003. ________________Metodologia científica: ciência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipótese e variáveis e metodologia jurídica. 4. ed. São Paulo: Atlas. 2004. MARCUSE, H. Raison et révolution. Paris: Les Editions de Minuit. 1968. MARÉCHAL, Jean-Paul. Ética e economia: uma oposição artificial. Lisboa: Instituto Piaget. 2006. MATURANA, H. R. Ontologia da realidade. Belo Horizonte: UFMG. 1997. McCLELLAND, D. C. A sociedade competitiva: realização e progresso social. Rio de Janeiro: Expressão e Cultura. 1972. MELLO, S. C. B. de; LEAO, A. L. M. de S.; PAIVA Jr, F. G. de. Competências empreendedoras de dirigentes de empresas brasileiras de médio e grande porte que atuam em serviços da nova economia. Revista de Administração Contemporânea, Curitiba, v. 10, n. 4, p. 47-69, Dez. 2006. MELO N.; F. P. de; FRÓES, C. Empreendedorismo Social: a transição para a sociedade sustentável. Rio de Janeiro: Qualitymark. 2002. MELO NETO, J. F. Pesquisa-ação: aspectos práticos da pesquisa-ação nos movimentos sociais populares e em extensão popular. Texto (Programa de Pós Graduação em Educação. Área de concentração: Educação Popular) 8p. Paraíba. UFPB. 2013. MINAYO, M. C. S.; DESLANDES, S. F. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 27. ed. Petrópolis: Vozes, 2008. MIRANDA, M. G. de; RESENDE, A. C. A. Sobre a pesquisa-ação na educação e as armadilhas do praticismo. Revista Brasileira de Educação, v. 11, set./dez., p. 511-518. 2006 49 NEVES, E. O. Educação e Empreendedorismo: Um estudo sobre a formação empreendedora no curso técnico em agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do norte de Minas Gerais. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Programa de Pós Graduação em Educação Agrícola, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica, 66p. 2010. NISHIMURA, M.; ALPERSTEDT, G. D.; FEUERSHÜTTE, S. G. Empreendedorismo Social Feminino: Uma Pesquisa a Partir da História de Vida de Mulheres Empreendedoras. In.: XXXVI Encontro da ANPAD, 36, 2012, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Anpad, 2012, p. 22-26. OLIVEIRA, R. D.; OLIVEIRA, M. D. Pesquisa social e ação educativa. In. Carlos Rodrigues Brandão, (Org.). Pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense. 1981. OLIVEIRA, S. L. Tratado de Metodologia Científica. São Paulo: Editora Pioneira. 2002. OLIVEIRA, E. M. Empreendedorismo social no Brasil: fundamentos e estratégias. 2004. Tese (Doutorado)v- Universidade Estadual Paulista - Unesp, Franca. 2004. _________ Empreendedorismo Social: da teoria à prática, do sonho à realidade. Rio de Janeiro: Qualitymark. 2008. PERONI, A. P.; JUNIOR, O. C. Educação Empreendedora: Formação de cidadãos na educação profissional e tecnológica. Revista Principia. n.47. p. 70-81. 2019. SILVA, F. C.; MANCEBO, R. C.; MARIANO, S. R. H. Educação Empreendedora como Método: o caso Minor em Empreendedorismo e Inovação na UFF. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas. v.6, n.1. p. 196-216. Jan/Abr. 2017. SLOAN, P.; LEGRAND, W.; SIMONS-KAUFMANN, C. A survey of social entrepreneurial community-based hospitality and tourism initiatives in developing economies. A new business approach for industry. Worldwide Hospitality and Tourism Themes, v. 6, n. 1, p. 51–61. 2014. SMITH, A. (1776). A Riqueza das Nações: investigação sobre sua natureza e suas causas. São Paulo: Nova Cultural, Vol. I. 1988. RICHARDSON, R. J. Pesquisa Social, métodos e técnicas. São Paulo: Editora Atlas, 2010. RICHARDSON, M.; KAMINSKI, A. O papel dos negócios sociais em apoio ao empoderamento feminino no Brasil. [S.l]: British Council, 2017. SCHAEFER, R; MINELLO, I. F. Educação Empreendedora: premissas, objetivos e metodologias. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, Rio de Janeiro, v. 10, n. 3, p. 60-81, jul./set. 2016. DOI: 10.12712/rpca.v10i3.816. Disponível em: http://periodicos.uff.br/pca/article/view/11270/pdf. Acesso em: 20 abr. 2019. SCHUMPETER, J. Teoria do desenvolvimento econômico: uma investigação sobre lucros, capital, crédito, juro e ciclo econômico. São Paulo: Nova Cultural. 1982. 50 ROBBINS, L. Um ensaio sobre a natureza e a importância da ciência econômica. São Paulo: Saraiva. 2012. SILVA, P. C. R. Práticas sustentáveis de empreendedorismo social. Conselho Regional de Administração do Espírito Santo. Disponível em: <http://craes.org.br/2018/arquivos/artigos/ARTIGOS_PRATICAS_SUSTENTAVEIS_DE_E MPREENDEDORISMO.pdf> Acesso: 22 out. 2019. SKOLL, J. Preface. In: Social entrepreneurship: new models of sustainable social change. Oxford: Oxford University Press, 2013. STEVENSON, H. H.; JARILLO, J. A paradigm of entrepreneurship:entrepreneurial management. Strategic Management Journal, v.11 p.17-27. 1990. THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 8. ed. São Paulo: Cortez. 1998. TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/ep/v31n3/a09v31n3.pdf> Acesso em: 11 ago. 2020. ZARIFIAN, P. Objetivo competência: por uma nova lógica. São Paulo: Atlas. 2001por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/70670/2020%20-%20Andr%c3%a9%20Teixeira%20Oliveira.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5971
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2022-09-08T11:57:47Z No. of bitstreams: 1 2020 - André Teixeira Oliveira.pdf: 1364457 bytes, checksum: 99dfbf5dc36d8c0c8b2b32e93593d204 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2022-09-08T11:57:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2020 - André Teixeira Oliveira.pdf: 1364457 bytes, checksum: 99dfbf5dc36d8c0c8b2b32e93593d204 (MD5) Previous issue date: 2020-11-24eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020 - André Teixeira Oliveira.pdf2020 - André Teixeira Oliveira1.33 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.