Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12221
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSouza, Erasmo Menezes de
dc.date.accessioned2023-12-22T02:03:59Z-
dc.date.available2023-12-22T02:03:59Z-
dc.date.issued2014-08-28
dc.identifier.citationSOUZA, Erasmo Menezes de. Educação ambiental no meio rural: estudo das práticas ambientais na Escola União, Reserva Extrativista Chico Mendes em Xapuri, Acre, Brasil.. 2014. [35 f.]. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12221-
dc.description.abstractNo cenário mundial são explícitas as discussões em torno das práticas ambientais, tornando-se a cada dia que passa um dos fatores mais importantes para a implantação de uma consciência a cerca da realidade do mundo em que vivemos e suas relações com o meio. Nesse contexto, se torna necessário a inserção dentro dos planos pedagógicos das disciplinas regulares de forma transversal, conteúdos relacionados com a temática das práticas ambientais, enfatizando a importância da criação de uma conscientização que vai além de atividades regulares desenvolvidas em sala de aula. Nesse sentido, esse estudo visa a compreensão das práticas e sua contextualização social na Escola União, colocação Rio Branco, na reserva extrativista Chico Mendes. Trata-se de uma análise qualitativa, documental, realizada através do diagnóstico de documentos oficias e não oficiais, bem como entrevistas com moradores nativos da região. Os resultados nos mostram que ao se trabalhar em conjunto das disciplinas regulares assuntos relacionados à problemática envolta na prática de Educação Ambiental, surge a conscientização e consequentemente a formação de um individuo preocupado não somente com ele mas com todo o meio em que está inserido. Tal explicita novas formas de relação que permite a confirmação da execuação de um tipo de Educação Ambiental transformadora.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProcessos politico-educacionaispor
dc.subjectTranversalidadepor
dc.subjectPráticas socioambientaispor
dc.subjectPolitical and educational processeseng
dc.subjectTranversalityeng
dc.subjectsocial and environmental Practiceseng
dc.titleEducação Ambiental no Meio Rural: Estudo das Práticas Ambientais na Escola União, Reserva Extrativista Chico Mendes em Xapuri, Acre, Brasil.por
dc.title.alternativeEnvironmental Education in Rural Areas: Study of Environmental Practices in School Union, Chico Mendes Extractive Reserve in Xapurí, Acre, Brazil.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherOn the world stage are explicit discussions around environmental practices, becoming with each passing one of the most important factors for the implementation of an awareness about the reality of the world we live in and its relations with the noon. In this context, the insertion becomes necessary within the educational plans of the regular disciplines transversely content related to the topic of environmental practices, emphasizing the importance of creating an awareness that goes beyond the regular activities in the classroom. Thus, this study aims to understand the social practices and their contextualization in School Union, placement Rio Branco, in the Chico Mendes Extractive Reserve. This is a qualitative, document analysis, performed through the diagnosis of official and unofficial documents, as well as conversations with native residents. The results show that awareness and consequently the formation of a concerned individual not only with him but with all the means in which it appears to be working together disciplines of regular issues related to problematic shrouded in practice Environmental Education, arises. Such explicit new forms of relationship that allows confirmation of execuação a kind of transformative environmental educationeng
dc.contributor.advisor1Pereira, Jorge Luiz de Goes
dc.contributor.advisor1ID94907730772por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7830280739527128por
dc.contributor.referee1Oliveira, Lia Maria Teixeira de
dc.contributor.referee2Barbé, Tatiane da Costa
dc.creator.ID61993492291por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8952609883553360por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesACRE. Acre em Números 2010. SEPLAN/ACRE. Rio Branco, 2010 ACRE. Acre em Números 2011. SEPLAN/ACRE. Rio Branco, 2011. ACRE. Acre em Números 2012. SEPLAN/ACRE. Rio Branco, 2012. ALLEGRETTI, Mary. A Construção social de políticas públicas. Chico Mendes e o movimento dos seringueiros. Editora UFPR. Desenvolvimento e Meio Ambiente. n.18, p. 39- 59, jul-dez. 2008. CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Qual educação ambiental? Elementos para um debate sobre educação ambiental e extensão rural. Porto Alegre. Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, v. 2, n. 2, abr./jun. 2001 COGGIOLA, Osvaldo. Ecologia e Marxismo. Motrivivência. Ano XVI, n. 22, p. 39-46 Jun./2004. GUERRA, Antonio Fernando S. GUIMARÃES, Mauro. Educação Ambiental no Contexto Escolar: Questões levantadas no GDP. Pesquisa em Educação Ambiental, vol. 2, n.1. p. 155-166, 2007. GUIMARÃES, Mauro. et al. Cadernos Cedes, Campinas, v. 29, n. 77, p. 49-62, jan./abr. 2009 LIMA, Gustavo Ferreira da Costa Lima. Educação, emancipação e sustentabilidade: em defesa de uma pedagogia libertadora para a educação ambiental. In: LAYRARGUES, Philippe Pomier (coord.). Identidades da educação abmeintal brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004. LOREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Cidadania e Meio Ambiente. Construindo os Recursos do Amanhã, v. 1. Salvador: Centro de Recursos Ambientais, 2003. ________. Complexidade e Dialética: Contribuições à práxi política e emancipatória em educação ambiental. Educação e Sociedade. Campinas, vol. 27, n. 94, p. 131-152, jan./abr. 2006. MAIA, I. D. Conselhos Gestores e as “reformas do Estado”: da não participação à participação autoritária. Rio Branco: UFAC, 2007 (Monografia do Curso de Ciências Sociais). _________. As concessões de florestas públicas na Amazônia Brasileirra. Rio Branco: UFAC, 2010 (Dissertação de Mestrado em Desenvolvimento Regional). MEDINA, Naná Mininni. Breve Histórico da Educação Ambiental. <http://pm.al.gov.br/bpa/publicacoes/ed_ambiental.pdf> Acesso em 10/02/2014. MINAYO, M.C.S. (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 29 ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2010. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010SANTOS, Edvalter Souza. Educação e Susntetabilidade. Salvador. Revista da FAEEBA, v. 11, n. 18, jul./dez. 2002.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/11343/2014%20-%20Erasmo%20Menezes%20de%20Souza.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/16576/2014%20-%20Erasmo%20Menezes%20de%20Souza.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/22810/2014%20-%20Erasmo%20Menezes%20de%20Souza.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/29178/2014%20-%20Erasmo%20Menezes%20de%20Souza.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/35506/2014%20-%20Erasmo%20Menezes%20de%20Souza.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/41994/2014%20-%20Erasmo%20Menezes%20de%20Souza.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/48296/2014%20-%20Erasmo%20Menezes%20de%20Souza.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/54736/2014%20-%20Erasmo%20Menezes%20de%20Souza.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3072
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2019-11-08T16:13:09Z No. of bitstreams: 1 2014 - Erasmo Menezes de Souza.pdf: 4697473 bytes, checksum: c21a1436d1c8b6b011e8fc03e33844cd (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-08T16:13:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014 - Erasmo Menezes de Souza.pdf: 4697473 bytes, checksum: c21a1436d1c8b6b011e8fc03e33844cd (MD5) Previous issue date: 2014-08-28eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014 - Erasmo Menezes de Souza.pdfErasmo Menezes de Souza4.59 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.