Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12227
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dc.contributor.authorOliveira, Claudinei de
dc.date.accessioned2023-12-22T02:04:03Z-
dc.date.available2023-12-22T02:04:03Z-
dc.date.issued2014-08-27
dc.identifier.citationOliveira, Claudinei de. Educação a distância na perspectiva de formação profissional dos alunos da EJA segundo os modos de interação no desenho pedagógico. 2014. [79 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12227-
dc.description.abstractO trabalho de pesquisa com o tema: ―Educação a Distância na Perspectiva de Formação Profissional dos Alunos da EJA segundo os Modos de Interação no Desenho Pedagógico‖, buscou através das teorias concernentes e do conhecimento de uma dada realidade empírica, compreender como os modos de interação atuam no desenho pedagógico atendendo ao contexto no qual os aprendizes estão inseridos. A composição do corpus da pesquisa se deu mediante a escolha de um ambiente escolar, em área rural, que atendesse à modalidade de Educação de Jovens e Adultos. A análise de vários espaços educacionais nos levou à Escola Municipal Padre Angelo Spadari do Distrito de Bom Futuro no Município de Ariquemes – Rondônia, por ser uma das principais escolas que atende à modalidade EJA. O desenvolvimento metodológico do estudo se deu mediante a adoção de uma abordagem qualitativa considerando o espaço e os sujeitos nele envolvidos e nos procedimentos que atendem ao método de estudo de caso, assim foram realizadas entrevistas, coleta de dados, e registros de informações relevantes em um diário de bordo, bem como estudos bibliográficos que pudessem suportar os objetivos de nossa pesquisa. O trabalho fez uma contextualização histórica da Educação a Distância na sociedade e os principais conceitos sobre desenho pedagógico e os modos de interação, apresentando a conceituação sobre os tipos de interação na perspectiva da Teoria da Interação a Distância, sob a ótica dos autores Moore e Kearsley. Também apresentamos um panorama geral nos contextos federal, estadual e municipal quanto às políticas destinadas para Educação de Jovens e Adultos, abordando suas formulações e instituições ao longo da história, desde o início do século XVII até os dias atuais. A pesquisa tomou como base os princípios teóricos aplicados na modalidade de Educação a Distância no que se refere aos modos de interação determinados no desenho pedagógico de um curso e na Teoria da Interação a Distância que trata dos tipos de interação (aluno-conteúdo, alunoprofessor e aluno-aluno), e a partir de um estudo in loco objetivou compreender como esses tipos de interação acontecem na modalidade presencial, no cotidiano escolar do grupo analisado, e assim obter uma visão geral que pudesse ser aproveitada em uma futura modelagem de cursos a distância para a modalidade EJA. Com essa análise, a pesquisa conclui que para os alunos inseridos na Educação de Jovens e Adultos, o desenho pedagógico de um curso deve se basear em uma dinâmica de aproximação da realidade vivida por esses alunos. E os modos de interação devem atuar no diálogo desses alunos com a estrutura, com o conteúdo, com os outros alunos e com o professor, proporcionando uma educação plena, criativa e produtiva.por
dc.description.sponsorshipInstituto Federal de Educação C. Tecnologia Rondônia - Minter Institucional, IFRO, Brasilpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação e Modalidadespor
dc.subjectInteraçãopor
dc.subjectDesenho Pedagógicopor
dc.subjectEducation and Modalitieseng
dc.subjectInteractioneng
dc.subjectPedagogical Designeng
dc.titleEducação a distância na perspectiva de formação profissional dos alunos da EJA segundo os modos de interação no desenho pedagógicopor
dc.title.alternativeDistance Education in the perspective of vocational training of the EJA students according to the modes of interation in the pedagogical designeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe research on the theme: "Distance Education in the Perspective of Vocational Training of the EJA Students according to the Modes of Interaction in the Pedagogical Design", sought through the concerning theories and knowledge of a given empirical reality, to understand how the modes of interaction act in the pedagogical design according to the context in which learners are inserted. The composition of the research corpus was given by the choice of a school environment, in rural area, that attended the modality of Youth and Adult Education. The analysis of several educational spaces led us to the Padre Angelo Spadari Municipal School in the Distrito Bom Futuro in the municipality of Ariquemes - Rondônia, for being one of the leading schools that attends to EJA mode. The methodological development of the study was given by adopting a qualitative approach considering the space and those involved in it and procedures that serve the case study method, so interviews, data collection was performed, and records relevant information in a logbook, as well as bibliographic studies to support the goals of our research. The work gave a historical overview of the Distance Education in society and the main concepts of instructional design and the modes of interaction, with the conceptualization of the types of interaction from the perspective of the Theory of Interaction Distance from the perspective of the authors Moore and Kearsley. We also present an overview of the federal, state and municipal contexts regarding the policies for Youth and Adult Education, addressing their formulations and institutions throughout history, from the early seventeenth century to the present day. The research was based on the theoretical principles applied in the form of distance education in relation to certain modes of interaction in the instructional design of a course in theTheory of Interaction Distance dealing with the types of interaction (learner-content, learner-teacher and student-student), and from a study in loco, aimed at understanding how these kinds of interactions occur in the classroom mode, in the daily of the analyzed group, and thus getting an overview that could be harnessed in future modeling courses the distance for EJA mode. With this analysis, the research concludes that for students inserted in the Youth and Adult Education, the instructional design of a course should be based on a dynamic approach of the lived reality by these students. And the modes of interaction must act in the dialogue these students with the structure, with the content, with the other students and the teacher, providing a full, creative and productive educationeng
dc.contributor.advisor1Teixeira, Lia Maria
dc.contributor.advisor1ID40856640778por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1917858404070055por
dc.contributor.advisor-co1Silva, Wanderley da
dc.contributor.advisor-co1ID96556676772por
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1894566485754183por
dc.contributor.referee1Moraes, Marco Antonio de
dc.contributor.referee2Amâncio, Cristhiane de Oliveira da Graça
dc.creator.ID68805756920por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9678863671856615por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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