Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12237
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSouza, Renato Epifânio de
dc.date.accessioned2023-12-22T02:04:09Z-
dc.date.available2023-12-22T02:04:09Z-
dc.date.issued2014-06-10
dc.identifier.citationSOUZA, Renato Epifânio de. A Pedagogia de Projetos: construção de conhecimentos sobre o uso da calagem na produção de mudas de Mulateiro (Calycophyllum spruceanum). 2014. 29 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ. 2006.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12237-
dc.description.abstractA educação profissional deve pensar na formação do indivíduo não apenas como profissional, mas também enquanto cidadão, ou seja, uma formação global. Assim estratégias de ensino - aprendizagem devem ser adotadas de forma a atender essa necessidade de formação, e entre tais estratégias cita-se a pedagogia de projeto. Dessa forma o objetivo desta pesquisa foi acompanhar a construção do conhecimento, utilizando a pedagogia de projetos como metodologia para o ensino da produção de mudas de mulateiro. A pesquisa foi realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre, Câmpus de Cruzeiro do Sul, com alunos do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia. Os discentes foram atores diretos do planejamento, desenvolvimento, conclusão e avaliação do projeto. Para a coleta de dados quanto à influência na produção de significados da pedagogia de projetos no processo ensino – aprendizagem, foram utilizados grupos focais na pesquisa, e também foram realizadas observações, anotações, bem como relatórios e planilhas em excel apresentados pelos discentes, com posterior análise quali-quatitativo, sendo os resultados discutidos e apresentados por meio de tabelas e gráficos. Verificou-se participação ativa dos estudantes, predominando o trabalho em equipe e a motivação pela investigação, constatou-se um alto percentual interação e empenho dos participantes com relação à interferência das diferentes doses de calcário na produção de mudas de mulateiro. Por meio dos resultados conclui-se que o ensino-aprendizagem por meio da pedagogia de projetos contribui para a construção do conhecimento, favorecendo assim a aprendizagem significativa, uma vez que, os estudantes conseguiram evoluir e construir saberes, contudo a aprendizagem é processo.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMetodologia de Ensinopor
dc.subjectEnsino-Aprendizagempor
dc.subjectProdução-Vegetalpor
dc.subjectTeaching Methodologyeng
dc.subjectTeaching and Learningeng
dc.subjectProduction Planteng
dc.titleA Pedagogia de Projetos: construção de conhecimentos sobre o uso da calagem na produção de mudas de Mulateiro (Calycophyllum spruceanum)por
dc.title.alternativeProject: construction of knowledge about the use of liming on seedlings mulateiro (Calycophyllum spruceanum)ita
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherProfessional education should think in shaping the individual not only as a professional but also as a citizen, ie, a global training. So teaching strategies - learning should be adopted to meet this need for training, and among these strategies is cited pedagogy project. Thus the aim of this research was to monitor the construction of knowledge, using the pedagogy of projects as a methodology for teaching seedling production mulateiro. The research was conducted at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Acre Campus of the Southern Cross, with students of Higher Technology Course in Agroecology. The students were direct participants in the planning, development, completion and evaluation of the project. To collect data about the influence the production of meanings of pedagogy projects in the teaching - learning process, focus groups were used in the research and observations, notes were also performed, as well as reports and excel spreadsheets submitted by students, with subsequent qualitative and quantitative analysis, and the results discussed and presented using tables and graphs. There was active participation of students, predominantly teamwork and motivation for the research, we found a high percentage interaction and engagement of participants with respect to the interference of different doses of lime in the production of seedlings mulateiro. Through the results it is concluded that the teaching - learning through projects pedagogy contributes to the construction of knowledge, thus promoting meaningful learning, since students were able to evolve and build knowledge, however, the learning process is.eng
dc.contributor.advisor1Santos, Gabriel de Araújo
dc.contributor.advisor1ID266.942.557-72por
dc.contributor.referee1Santos, Gabriel de Araújo
dc.contributor.referee2Berbara, Ricardo Luiz Louro
dc.contributor.referee3Araújo, Ednaldo da Silva
dc.creator.ID809.286.332-68por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2712378371014837por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.subject.cnpqAgronomiapor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/13179/2014%20-%20Renato%20Epif%c3%a2nio%20de%20Souza.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/16560/2014%20-%20Renato%20Epif%c3%a2nio%20de%20Souza.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/22876/2014%20-%20Renato%20Epif%c3%a2nio%20de%20Souza.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/29254/2014%20-%20Renato%20Epif%c3%a2nio%20de%20Souza.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/35628/2014%20-%20Renato%20Epif%c3%a2nio%20de%20Souza.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/42026/2014%20-%20Renato%20Epif%c3%a2nio%20de%20Souza.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/48406/2014%20-%20Renato%20Epif%c3%a2nio%20de%20Souza.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/54856/2014%20-%20Renato%20Epif%c3%a2nio%20de%20Souza.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3366
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2020-03-05T17:40:09Z No. of bitstreams: 1 2014 - Renato Epifânio de Souza.pdf: 728736 bytes, checksum: 505813b7f0bd05f42cdb39935f7d7498 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-05T17:40:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014 - Renato Epifânio de Souza.pdf: 728736 bytes, checksum: 505813b7f0bd05f42cdb39935f7d7498 (MD5) Previous issue date: 2014-06-10eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014 - Renato Epifânio de Souza.pdfDocumento principal711.66 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.