Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12239
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorNunes, Jackson Bezerra
dc.date.accessioned2023-12-22T02:04:11Z-
dc.date.available2023-12-22T02:04:11Z-
dc.date.issued2014-08-28
dc.identifier.citationNUNES, Jackson Bezerra. Implantação das Comissões Próprias de Avaliação dos Institutos Federais da Região Norte do Brasil. 2014. 69 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2014.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12239-
dc.description.abstractEste trabalho discorre sobre o tema “Análise do Processo de Implantação das Comissões Próprias de Avaliação Institucional - (CPAs) nos Institutos Federais da Região Norte do Brasil. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, pautado no estudo bibliográfico, documental, entrevistas e diário de campo. Foram sujeitos dessa investigação: gestores, membros e presidentes das CPA’s dos IF’s da referida região. A abrangência desse estudo inicia-se com a Lei nº 10. 861/2004 que institui o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior - SINAES e adentra-se ao recorte histórico sobre a criação dos Institutos Federais e suas características regionais. Por fim, aborda sobre o mapeamento das experiências de Avaliação Institucional dos IF’s da área em estudo frente aos dados coletados, resultando numa análise e diagnóstico das respectivas instituições no contexto da legislação em vigor, norteado também sob a ótica de vários estudiosos de avaliação institucional, tais como Michelangelo Trigueiro, José Dias Sobrinho, Maria Helena Guimarães entre outros. A proposta desta pesquisa e sua delimitação temática parece muito pouco explorada por pesquisadores na área. Dessa forma esse estudo foi relevante como ferramenta de pesquisa para comunidade acadêmica, comunidade geral e pode possibilitar aos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia (IF’s) envolvidos à socialização dessa realidade por eles vivenciadas, a expansão dos conhecimentos e implementação de ações ainda não contempladas a exemplo da construção do projeto de Avaliação Institucional.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCPA’spor
dc.subjectInstitutos Federaispor
dc.subjectRegião Nortepor
dc.subjectFederal Instituteseng
dc.subjectNorth Regioneng
dc.titleImplantação das Comissões Próprias de Avaliação dos Institutos Federais da Região Norte do Brasilpor
dc.title.alternativeImplementation of Own Comittees of Assessment of the Federal Institutes of Northern Brazileng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis work elaborates on the topic "Analysis of the Implementation Process of the Own Committees Institutional Assessment - (CPAs) in the Federal Institutes of Northern Brazil”. This is a qualitative study, based on literature research, documentary, interviews and field diary. The subjects of this research were: managers, presidents and members of CPA's of the IF's in that region. The scope of this study begins with the Law No. 10 861/2004 that establishes the National System of College Education Evaluation - SINAES and enters to the historical view on the creation of the Federal Institutes and their regional characteristics. Finally, it discusses about the mapping of the experiences of Institutional Assessment of the IF's area in front of the data collected, resulting in analysis and diagnosis of the respective institutions in the context of ruling legislation, also guided by the perspective of various scholars of institutional assessment, such as Michelangelo Trigueiro, José Dias Sobrinho, Maria Helena Guimarães among others. The purpose of this research and its thematic delimitation, it seems very little explored by researchers in the area. Thus, this study was relevant as a research tool for academic community, the general community and may enable the Federal Institutes of Education, Science and Technology (IF's) involved to the socialization of this reality experienced by them, the expansion of knowledge and implementation of actions not yet covered as the example of the construction project of Institutional Assessment.eng
dc.contributor.advisor1Souza, Nádia Maria Pereira de
dc.contributor.advisor1ID739.514.557-72por
dc.contributor.referee1Souza, Nádia Maria Pereira de
dc.contributor.referee2Gregório, Sandra Regina
dc.contributor.referee3Rangel, Mary
dc.creator.ID461.399.314-87por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1482605233192958por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/10893/2014%20-%20Jackson%20Bezerra%20Nunes.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/16642/2014%20-%20Jackson%20Bezerra%20Nunes.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/22966/2014%20-%20Jackson%20Bezerra%20Nunes.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/29346/2014%20-%20Jackson%20Bezerra%20Nunes.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/35720/2014%20-%20Jackson%20Bezerra%20Nunes.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/42118/2014%20-%20Jackson%20Bezerra%20Nunes.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/48498/2014%20-%20Jackson%20Bezerra%20Nunes.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/54948/2014%20-%20Jackson%20Bezerra%20Nunes.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2960
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2019-10-15T16:41:02Z No. of bitstreams: 1 2014 - Jackson Bezerra Nunes.pdf: 1907109 bytes, checksum: dd0d8b0e85680a87a50371e2296ff9a0 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2019-10-15T16:41:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014 - Jackson Bezerra Nunes.pdf: 1907109 bytes, checksum: dd0d8b0e85680a87a50371e2296ff9a0 (MD5) Previous issue date: 2014-08-28eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014 - Jackson Bezerra Nunes.pdfDocumento principal1.86 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.