Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12240
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLeite, Ederson Wilcker Figueiredo
dc.date.accessioned2023-12-22T02:04:12Z-
dc.date.available2023-12-22T02:04:12Z-
dc.date.issued2014-10-02
dc.identifier.citationLEITE, Ederson Wilcker Figueiredo. Recursos informatizados como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem - estudo de caso da cadeia produtiva do açaí na cidade de Macapá. 2014. 80 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ. 2014.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12240-
dc.description.abstractEste trabalho é uma pesquisa-ação dentro do paradigma crítico que investigou a inserção de um ambiente virtual de aprendizagem como apoio a componente curricular química, acerca da análise química da polpa do açaí misturado em soluções aquosas, indicando a escala de pH em soluções ácidas, buscando evidenciar as contribuições e as limitações do uso de uma ferramenta tecnológica, além de identificar elementos que contribuem para a aprendizagem significativa envolvendo alunos do 2º ano do ensino médio integrado de uma escola pública da Cidade de Macapá/AP. Procurou-se conhecer e discutir as concepções apresentadas por alguns professores e alunos acerca de conceitos químicos, buscando examinar os principais obstáculos envolvidos nessa temática, a partir dessas informações desenvolveu-se uma plataforma virtual aprendizagem como estratégia de ensino. As análises químicas e as interações com o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) permitiram resultados quantitativos e qualitativos. A coleta de dados deu-se inicialmente em questionário escrito e para confronto dos dados foi reaplicado pela ferramenta MOODLE ao término da metodologia aplicada. O suporte teórico das discussões baseou-se em vasta literatura sobre o ensino das análises químicas do pH em soluções aquosas, conhecendo as características do Açaí (Euterpe Oleracea Mart.), e as novas tecnologias de informação e comunicação (TIC) utilizadas em ambiente escolar. Conversaram entre si, entre outros autores, Oliveira, Rego, Rogez, Souza, Tonon, Vygotsky, quando se abordou as características do Açaí, o ensino e a química; Almeida, Andrade, Borba, Correia, Fróes, Nascimento, dentre outros, quando abordado o mundo digital e as novas ferramentas tecnológicas. Os resultados também indicam que a complementaridade da aprendizagem em sala de aula, com a utilização de ferramentas de TIC podem promover oportunidades significativas para a aprendizagem e reflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem para alunos e professores.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAnálises químicaspor
dc.subjectAmbiente Virtual de Aprendizagem (AVA)por
dc.subjectPlataforma MOODLEpor
dc.subjectChemical analysiseng
dc.subjectVirtual Learning Environment (VLE)eng
dc.subjectMoodle Platformeng
dc.titleRecursos informatizados como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem - estudo de caso da cadeia produtiva do açaí na cidade de Macapápor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis dissertation is an action research in the critical paradigm that investigated the insertion of a virtual learning environment for support the chemical component involving students of the 2nd year of the integrated high school from public school from the city of Macapá/AP . Seeks to recognize and discuss the ideas presented by some teachers and students about the concepts involved in chemical analysis, seeking to examine the main obstacles involved in this issue and, from this information, develop a proposal for a virtual learning environment (VLE) as teaching and learning strategy. In a proposal for collaborative participation were developed and implemented a series of activities in the Moodle platform for monitoring the activities and difficulties. The theoretical basis of the discussions was based on extensive literature on the teaching of chemical analysis of pH in aqueous solutions, know the characteristics of acai berry (Euterpe oleracea Mart.), and new information and communication technologies (ICT) and VLE. They talked among themselves, among other authors, Oliveira, Rego, Rogez, Souza, Tonon, Vygotsky, about the characteristics of acai berry, education and chemistry; Almeida, Andrade, Borba, Correia, Froes, Nascimento, among others, when approached the digital world and new technological tools. Data collection took place initially in written questionnaire and collating data was applied at the end of the VLE available on MOODLE. This study aimed to propose an virtual learning environments (VLE) that can contribute to the understanding of concepts about chemical analysis of acai berry mixed in aqueous solutions, indicating the scale of pH in acidic solutions and highlight the contributions and limitations of using a virtual environment learning and its potential in the teaching and learning process. The results also indicate that complementarity between classroom learning combining ICT tools can promote meaningful opportunities for learning and reflection on the process of teaching and learning for both students and teachers.eng
dc.contributor.advisor1Gregório, Sandra Regina
dc.contributor.advisor1ID617.032.907-63por
dc.contributor.referee1Gregorio, Sandra Regina
dc.contributor.referee2Moura, Mirian Ribeiro Leite
dc.contributor.referee3Barbosa, Maria Ivone Martins Jacintho
dc.creator.ID684.977.092-68por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3281668032776122por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/10717/2014%20-%20Ederson%20Wilcker%20Figueiredo%20Leite.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/16608/2014%20-%20Ederson%20Wilcker%20Figueiredo%20Leite.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/22924/2014%20-%20Ederson%20Wilcker%20Figueiredo%20Leite.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/29304/2014%20-%20Ederson%20Wilcker%20Figueiredo%20Leite.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/35678/2014%20-%20Ederson%20Wilcker%20Figueiredo%20Leite.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/42076/2014%20-%20Ederson%20Wilcker%20Figueiredo%20Leite.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/48456/2014%20-%20Ederson%20Wilcker%20Figueiredo%20Leite.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/54906/2014%20-%20Ederson%20Wilcker%20Figueiredo%20Leite.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2917
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2019-09-24T19:17:48Z No. of bitstreams: 1 2014 - Ederson Wilcker Figueiredo Leite.pdf: 3828978 bytes, checksum: 12a3ce1e90ba52989c5c40ea92c19176 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-24T19:17:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014 - Ederson Wilcker Figueiredo Leite.pdf: 3828978 bytes, checksum: 12a3ce1e90ba52989c5c40ea92c19176 (MD5) Previous issue date: 2014-10-02eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014 - Ederson Wilcker Figueiredo Leite.pdfDocumento principal3.74 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.