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dc.contributor.authorLima, Wilson Vicente de
dc.date.accessioned2023-12-22T02:04:17Z-
dc.date.available2023-12-22T02:04:17Z-
dc.date.issued2012-09-21
dc.identifier.citationLIMA, Wilson Vicente de. Educação e comunicação ambiental: uma proposta de pesquisa ação para um sistema de gestão ambiental de resíduos sólidos no Nordeste do Brasil. 2012. 63 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2012.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12246-
dc.description.abstractA presente dissertação consiste no relato de um processo de pesquisa ação em instituição educativa, que teve como problemática geral o desenvolvimento de condições institucionais de educação e comunicação ambiental, com base na ideia de futura im plantação de um sistema de gestão ambiental (SGA), para o Instituto Federal de Pernambuco Campus Barreiros. A pesquisa propôs o desenvolvimento de atividades que abordaram a temática ambiental, mais especificamente na área de gestão ambiental de resíduos sólidos, porém com práticas de educação e comunicação ambiental , por meio da adoção da metodologia da pesquisa ação que estimula a participação das pessoas envolvidas na pesquisa e abre o seu universo de explicações, argumentações e deliberações O envolvimento dos estudantes, através das atividades de educação e comunicação ambiental, lhes permitiu ter acesso a informações ambientais relativas às suas atividades diárias e rotineiras e, a partir daí, compreender que suas ações interferem diretamente nos aspectos ambientais do campus. Os resultados das entrevistas nos permitem afirmar que o desenvolvimento deste trabalho, amenizou a carência de informações e atividades relativas à temática ambiental no campus, em especial aquelas ligadas aos resíduos sólido s, além de ter contribuído com o início de uma ampla e necessária discussão interna sobre o tema. Os gestores, atualmente à frente do campus, apontam para a possibilidade de ampliar a proposta do Sistema de Gestão Ambiental de Resíduos Sólidos, englobando todos os aspectos ambientais inerentes à rotina da instituição, de forma que este se converta numa importante ferramenta à disposição da gestão para gerenciamento das questões ambientais. O exercício da presente pesquisa possibilita afirmar que tal implantação é possível, tendo a nossa práxis identificado a participação comunitária como elemento facilitador.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Ambientalpor
dc.subjectSGApor
dc.subjectParticipação Comunitáriapor
dc.subjectEnvironmental Educationeng
dc.subjectEMSeng
dc.subjectCommunity Participationeng
dc.titleEducação e comunicação ambiental: uma proposta de pesquisa ação para um sistema de gestão ambiental de resíduos sólidos no Nordeste do Brasilpor
dc.title.alternativeEnvironmental education and communication: an action resear ch proposal for an environmental management system of solid waste in the Northeast of Brazileng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis dissertation consists of the report of an action research process in educational institution, which had the general problem of institutional development of environmental education and communication, based on the idea of a future deployment environmental manage ment system (EMS), to the Federal Institute of Pernambuco Campus Barreiros. The research proposed the development of activities that addressed environmental issues, specifically in the area of environmental management of solid waste, but with practice en vironmental education and communication, by adopting the methodology of action research, which encourages participation of people involved in research and opens the universe of your explanations, arguments and deliberations. The involvement of students thr ough the activities of environmental education and communication, enabled them to have access to environmental information relating to their daily activities and routine and, from there, understand that their actions directly affect the environmental aspec ts of the campus. The results obtained allow us to state that the development of this work, to alleviate the lack of information and activities related to environmental issues on campus, especially those related to solid waste, and have contributed to the start of a major and necessary internal discussion about the theme. Managers currently ahead of the campus, pointing to the possibility of extending the proposed Environmental Management of Solid Waste, encompassing all environmental aspects related to the routine of the institution, so that it becomes an important tool in the management management of environmental issues. The exercise of this research allows to state that such a deployment is possible, and our praxis identified community involvement as a facilitator.eng
dc.contributor.advisor1Monteiro, Rosa Cristina
dc.contributor.advisor1ID627.079.737-34por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4703453783397917por
dc.contributor.referee1Ericeira, Ronald Clay dos Santos
dc.contributor.referee2Moura, Geraldo Jorge Barbosa de
dc.creator.ID018.916.864-10por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2734534019532275por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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dc.subject.cnpqAgronomiapor
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