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dc.contributor.authorSilva, Débora Soares Alexandre Melo
dc.date.accessioned2023-12-22T02:04:20Z-
dc.date.available2023-12-22T02:04:20Z-
dc.date.issued2012-05-10
dc.identifier.citationSILVA, Débora Soares Alexandre Melo. Estudos Metodológicos para Atendimento da Comunidade Indígena do Araçá, com Educação Profissional pelo Câmpus Amajari. 2012. 83 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12250-
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho foi apresentar possíveis alternativas metodológicas para que o Câmpus Amajari do Instituto Federal de Roraima possa atender às demandas formativas apresentadas pela comunidade indígena do Araçá na implantação e implementação de seus cursos, conforme previsão no Plano de Desenvolvimento Institucional (2009-2013) visando o alcance de seus objetivos. É uma pesquisa qualitativa que envolveu a revisão bibliográfica e documental que trata desde a ocupação da Amazônia, surgimento do estado de Roraima e do município de Amajari, no qual está inserida a terra Indígena do Araçá e a comunidade de Araçá, passando pela demanda apresentada pela comunidade que foi registrada na audiência pública realizada com as 18 comunidades indígenas por ocasião da implantação do Câmpus de Amajari. Foi realizada a aplicação de questionários com os gestores e professores do referido Câmpus visando identificar o entendimento que os mesmo possuem em relação à educação para índios e ainda foram apresentadas como possibilidades metodológicas a Educação a Distância, Alternância e Itinerância. Verificou-se uma necessidade eminente de que a proposta escolhida seja discutida com a comunidade e a necessidade de capacitação da equipe do Câmpus Amajari visando à apropriação da fundamentação de tais possibilidades tendo em vista sua implantação.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Profissionalpor
dc.subjectEducação Indígena; Alternânciapor
dc.subjectEducação Agrícolapor
dc.subjectItinerânciapor
dc.subjectEducação a Distânciapor
dc.subjectprofessional educationeng
dc.subjectindigenous educationeng
dc.subjectalternationeng
dc.subjectagricultural educationeng
dc.subjectroaming and distance educationeng
dc.titleEstudos Metodológicos para Atendimento da Comunidade Indígena do Araçá, com Educação Profissional pelo Câmpus Amajaripor
dc.title.alternativeMethodological Studies Community Care for Indigenous Araçá with the Professional Education Câmpus Amajarieng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe objective of this study was to present possible options that the methodology for Câmpus Amajari Federal Institute of Roraima can meet the training demands presented by the indigenous community in the Araçá installation and implementation of their courses, as stipulated in the Institutional Development Plan aimed at achieving their goals. It is a qualitative study that involved the literature review and documentary comes from the occupation of the Amazon, the emergence of the state of Roraima and the municipality of Amajari, in which the land is part of the Indigenous community and Araçá, through the lawsuit filed by the community which was recorded in the public hearing with 18 indigenous communities during the implementation of the Câmpus Amajari also been carried out questionnaires with the managers and teachers of that Câmpus in order to identify the understanding we have about the same education for Indians and has been presented as a methodological possibilities distance, switching and roaming, the perceived need to consider that the proposal that is chosen must be discussed with the community and the Câmpus that urgently need to discuss such possibilities and principles.eng
dc.contributor.advisor1Monteiro, Aloisio Jorge de Jesus
dc.contributor.advisor1ID632.956.957-68por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3934201639828808por
dc.contributor.referee1Soares, Ana Maria Dantas
dc.contributor.referee2Kauss, Vera Lúcia Teixeira
dc.creator.ID164.059.942-87por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0017292546217718por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
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