Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12251
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLira, Antonio Virginio de Farias
dc.date.accessioned2023-12-22T02:04:20Z-
dc.date.available2023-12-22T02:04:20Z-
dc.date.issued2015-09-30
dc.identifier.citationLira, Antonio Virginio de Farias. A videoaula no ensino técnico em agropecuária: uma proposta.. 2015. [45 f.]. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12251-
dc.description.abstractEste trabalho buscou avaliar o uso da videoaula no Ensino Agrícola do CODAI/UFRPE, na visão docente e discente. Neste trabalho, no que tange à metodologia, adotou-se a pesquisa quantitativa e qualitativa com viés de pesquisa ação e os materiais de coleta de dados foram questionários dirigidos aos professores e alunos, além de videoaulas produzidas pelos professores e apresentadas em suas aulas. Nesta pesquisa foi proposto analisar como as videoaulas no curso Técnico em Agropecuária do CODAI contribuem na aprendizagem dos conteúdos. Pelas análises das respostas dos professores nos questionários apresentados, a pesquisa traz que as videoaulas facilitam a transmissão dos conhecimentos, despertam mais a atenção dos alunos, os instigam a interagir, além de facilitarem o diálogo professor-alunos. No decorrer deste trabalho, verificou-se que professores e alunos têm opiniões semelhantes acerca da importância da utilização de novas tecnologias, e da videoaula em particular, no processo ensino-aprendizagem. Através dos resultados alcançados neste trabalho nota-se a importância dos professores estarem sempre se capacitando em cursos de formação continuada, para uso das novas tecnologias que facilitam a aprendizagem dos alunos. Por outro lado, nota-se ainda a importância que o estudo do audiovisual faça parte da formação dos futuros professores e pedagogos, e, para isso, que haja disciplinas na grade curricular nas instituições que aprofundem o uso dos produtos e fomentem produções audiovisuais na educação.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRecursos audiovisuaispor
dc.subjectvideoaulapor
dc.subjectensino agrícolapor
dc.subjectaudiovisual resourceseng
dc.subjectvideoclasseng
dc.subjectagricultural education.eng
dc.titleA Videoaula no Ensino Técnico em Agropecuária: uma proposta.por
dc.title.alternativeThe Videoaula in Technical Education in Agriculture: a proposal.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis work aims to evaluate the use of videoclass in Agricultural Education CODAI / UFRPE in teaching and student view. This work regarding the methodology adopted the quantitative and qualitative research with action research bias and data collection materials were questionnaires for teachers and students, as well as videoclasses produced and presented by teachers in their classes. In this research it was proposed to analyze how the video classes in Agricultural Technician Course CODAI contribute to the learning content. The analysis of teachers' answers in our questionnaires, the survey brings video classes that facilitate the transmission of knowledge, arouse more attention from students, instigate interact, and facilitate teacher-student dialogue. During this work, it was found that teachers and students have similar views about the importance of using new technologies, and videoclass in particularly in the teaching-learning process. Through the results achieved in this work we can see the importance of teachers are always empowering in continuing education courses, for use of new technologies that facilitate student learning. On the other side, it is noted also the importance that the study of audiovisual part of the training of future teachers and educators, and, therefore, there is discipline in the curriculum in institutions to deepen the use of products and promote audiovisual productions in educationeng
dc.contributor.advisor1Santos, Gabriel de Araújo
dc.contributor.advisor1ID26694255772por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8363784238484680por
dc.contributor.referee1Zatorre, Natália Pereira
dc.contributor.referee2Elìas, Sael Sanchez
dc.creator.ID23130911472por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2660622913772623por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesARAÚJO, Inácio. Cinema: o mundo em movimento. São Paulo: Scipione, 1995. CARNEIRO, V. L. Q.; FIORENTINI, L. M. R. TV na Escola e os Desafios de Hoje. Módulo 3. 3. ed. Brasília: Seed/MEC e UniRede, 2003. DESLANDES, Suely. Pesquisa Social. 21. ed – Petrópolis: Vozes, 2002. FERRÉS, Joan. Vídeo e educação. Porto alegre: Artes Médicas, 1996. FERREIRA, O. M. de C. e JUNIOR; P.D.S – Recursos Audiovisuais para o ensino – EPU 1975 GRAELLS, P. Los médios didácticos. 2000. Disponível em: http://peremarques.pangea.org/medios2.htm. Acesso em 29 maio 2013. LIMA, Artemilson Alves de. O uso do vídeo como um instrumento didático e educativo: um estudo de caso do CEFET-RN. Florianópolis, 140f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de produção) - Programa de Pós- Graduação em Engenharia de Produção. UFSC, 2001. MARTIN, Marcel. A linguagem Cinematográfica. Editora Brasiliense. São Paulo, 1990. MASETTO, M. T. BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 12ª ed - Campinas: Papirus, 2006. MASETTO, M. T. BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21ª ed - Campinas: Papirus, 2013. MORAN, José Manuel. Integração das Tecnologias na Educação. Desafios da televisão e do vídeo à escola. Brasília: Secretaria de Educação a Distância, SEED, 1995, Disponível em: http://tvebrasil.com.br/salto/boletins2002/tedh/tedhtxt2b.htm2. acesso em 29 maio de 2013 . MORAN, J. M. BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21ª ed - Campinas: Papirus, 2013. PIMENTEL, Erizaldo C. B. Cine Com Ciência: Luz, Câmera... Educação. Tese de Doutorado: Faculdade de Educação/Universidade de Brasília, 2013. 39 ROSADO, E. M. S; ROMANO, M. C. J. S. O vídeo no campo da educação. Ijuí: Ed. Unijuí - 1993. SILVA, Janete Borges. O Vídeo como Recurso Didático. Monografia apresentada ao Programa de Formação Continuada em Mídias na Educação, da Universidade Federal do Rio Grande, 2009. Disponível em: http://nead.riogrande.ifrs.edu.br/midias/Ciclo%20Avancado%20-%20%282008-2009%29/P%F3lo%20RS/Monografia_Janete_Silva.pdf. Acesso em 29 maio 2013. SILVA, Edna da. A TV Multimídia como Recurso Didático. Trabalho de Conclusão de Curso na disciplina metodologia da Pesquisa Científica na Universidade federal do Paraná, 2011. Disponível em: <http://dspace.c3sl.ufpr.br/dspace/bitstream/handle/1884/29495/EDNA%20DA%20SILVA.pdf?sequence=1. Acesso em 30 maio 2013. XAVIER, Ismail. (org.). A Experiência do cinema: antologia. 4. ed. Rio de Janeiro: Edições Graal: Embrafilmes, 1983.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/11161/2014%20-%20Antonio%20Virginio%20de%20Farias%20Lira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/16772/2014%20-%20Antonio%20Virginio%20de%20Farias%20Lira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/23110/2014%20-%20Antonio%20Virginio%20de%20Farias%20Lira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/29512/2014%20-%20Antonio%20Virginio%20de%20Farias%20Lira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/35870/2014%20-%20Antonio%20Virginio%20de%20Farias%20Lira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/42292/2014%20-%20Antonio%20Virginio%20de%20Farias%20Lira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/48656/2014%20-%20Antonio%20Virginio%20de%20Farias%20Lira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/55076/2014%20-%20Antonio%20Virginio%20de%20Farias%20Lira.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3018
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2019-10-30T17:23:45Z No. of bitstreams: 1 2014 - Antonio Virginio de Farias Lira.pdf: 1629384 bytes, checksum: 9539d8f331a75a12aeb4a5a911da76a7 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2019-10-30T17:23:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014 - Antonio Virginio de Farias Lira.pdf: 1629384 bytes, checksum: 9539d8f331a75a12aeb4a5a911da76a7 (MD5) Previous issue date: 2015-09-30eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014 - Antonio Virginio de Farias Lira.pdfAntonio Virginio de Farias Lira1.59 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.