Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12252
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sousa, Michelle Yokono | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T02:04:21Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T02:04:21Z | - |
dc.date.issued | 2015-03-31 | |
dc.identifier.citation | Sousa, Michelle Yokono. Uma práxis interdisciplinar de ensino na língua inglesa, trabalhando com vídeos aulas. 2015. [107 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] . | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12252 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa faz a análise da produção de vídeo-aula realizada pelos alunos do IFAP, com foco na interdisciplinaridade, e com o auxílio da professora. A pesquisa está baseada, no processo de escrita de roteiros pelos alunos, com o intuito de promover a apropriação dos conhecimentos do conteúdo da língua inglesa interligado com os diversos saberes das demais componentes curriculares que fazem parte da matriz curricular dos cursos de ensino médio integrado do IFAP, seguindo as propostas dos ParâmetrosCurriculares Nacional (PCN) da Língua Estrangeira Moderna. Esta pesquisa trata-se de um Estudo de caso com uma abordagem qualitativa de análise de dados, ambientado em no Instituto Federal do Amapá – IFAP, na turma de Redes de 3º. Ano do Ensino Médio Integrado. O trabalho foi realizado em duas fases. A primeira foi o início do projeto, momento este em que se analisa as questões relativas ao ensino da Língua Inglesa, fazendo a referenciação teórica sobre o trabalho com o gênero textual, fundamentado nas diretrizes dos PCN, resultando na análise dos trabalhos produzidos pelos alunos, qual seja, os roteiros e as vídeos-aulas. A segunda fase relata o processo de produção das vídeosaulas desenvolvidos a partir dos roteiros criado pelos alunos e a sua análise. | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | gênero textual | por |
dc.subject | tecnologia digital | por |
dc.subject | vídeo aula | por |
dc.subject | língua inglesa | por |
dc.subject | interdisciplinaridade | por |
dc.subject | Textual Genre | eng |
dc.subject | digital technology | eng |
dc.subject | video class | eng |
dc.subject | English | eng |
dc.subject | interdisciplinarity | eng |
dc.title | Uma práxis interdisciplinar de ensino na língua inglesa, trabalhando com vídeos aulas | por |
dc.title.alternative | An interdisciplinary English language praxis working with video lessons | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | This search analyses the video class production made by the students from IFAP, and it focused on interdisciplinarity, and with the teacher’s assistance. This search is based on script writing process made by the students, in order to promote the appropriation of English subject knowledge linking to diverse knowledge from other curriculum components that take part of course’s curriculum from integrated secondary school of IFAP, it follows the Modern Foreign Language’s National Curriculum Parameters (PCN). This search deals the Case Study with a qualitative approach of data analyses, of Federal Institute of Amapa – IFAP, in the networks class from integrated secondary school. This work was carried out in two stages. The first one was the beginning of the project, that analyses the issues relating to English, with theoretical reference about the textual genre work, based on PCN guidelines, resulting in the analysis of works produced by students: the scripts and videos classes. The second stage relates the video classes' production developed from the students’ scripts and their analyses | eng |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Ana Cristina Souza dos | |
dc.contributor.advisor1ID | 74756800700 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4663575610102204 | por |
dc.contributor.referee1 | Vasconcelos, Helena Correa de | |
dc.contributor.referee2 | Almeida, Nilma Figueiredo de | |
dc.creator.ID | 77594088204 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Agronomia | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola | por |
dc.relation.references | BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. Traduzido por Paulo Bezerra. 4 ed. São Paulo. Martins Fontes, 2003. BRANDÃO, Helena Nagamine (Org.). Gêneros do Discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica.São Paulo: Cortez, 2000. BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental.PCN. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Estrangeira Moderna – Ensino Médio - Brasília, 2014a. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/linguagens02.pdf (acessado em 08/03/2014 as 16:56) _________, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. PCN. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Estrangeira Moderna – Ensino Médio - Brasília, 2014b. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/14_24.pdf (acessado em 08/03/2014 as 16:56) FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 2. ed. Campinas: Papirus, 1995. __________, Ivani Catarina Arantes. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. E. 5, 107p, São Paulo: Loyola, 2002 _________, Interdisciplinaridade: um projeto em parceria. 5ª ed., São Paulo: Brasil, 2002. __________, Ivani (Org.). O que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008. __________, Ivani. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. São Paulo: Papirus Editora, 2008. __________, Ivani (Org). Didática e Interdisciplinaridade. Campinas, SP: Papirus, 1998. – Coleção Práxis. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. – (Coleção Leitura) GUINSKI, Lilian Deise de Andrade. Estudos literários e culturais na sala de aula de língua portuguesa e estrangeiras (Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira). Curitiba, Ibpex, v. 6, 2008) KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria, Ler e compreender: os sentidos do texto. 2ª ed., São Paulo, Editora Contexto, 2009. Lei De Diretrizes e Bases da Educação (LDB) – Dispositivos Constitucionais Pertinentes; Lei no. 9.394, de 20 de dezembro de 1996; Regulamentações – Normas Correlatadas. Senado Federal. Brasília – DF, 2009. 69 __________ - Lei nº 9.394 de 20 de Dezembro de 1996 . Disponível em http://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/109224/lei-de-diretrizes-e-bases-lei-9394-96# (acessado em 04/05/2014) LÉVY, Pierre. As Tecnologias da Inteligência. / Pierre Lévy; tradução de Carlos Irineu da Costa. - São Paulo. Ed. 34. 1993. (Coleção TRANS) LEWIS, H. A question of values. San Francisco: Harper & Row, 1990. LOPES-ROSSI, M.A.G. Gêneros Discursivos no Ensino de Leitura e Produção de Textos. In: KARWOSKI, A.M.; GAYDECZKA, B.; BRITO, K. S. (Org). Gêneros Textuais: reflexões e ensino. Rio de Janeiro, 2006. MARCUSCHI, L.A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: Gêneros Textuais &Ensino. Rio de Janeiro: Ed. Lucerna, 2005. MARTINS, Heloísa Helena T. de Souza. Metodologia qualitativa de pesquisa. Educação e Pesquisa, v.30, n.2. São Paulo, mai./ago. 2004, p. 289-300. MERCADO, Luís Paulo Leopoldo (org.). Novas tecnologias na educação: reflexões sobre a prática. Maceió, AL. Editora UFAL, 2002. ___________, Luís Paulo Leopoldo (org.). Experiências com tecnologias de informação e comunicação na educação. Maceió, EDUFAL, 2006. PACHECO, J. A. O pensamento e a ação do professor. Porto: Porto, 1995 PAIVA, V.L.M.O. A LDB e a legislação vigente sobre o ensino e a formação de professor de Língua Inglesa.In: STEVENS, C.M.T e CUNHA, M.J. Caminhos e Colheitas: ensino e pesquisa na área de inglês no Brasil. Brasília: UnB, 2003. p.53- 84 RAMOS, R. de C. G. Gêneros textuais: uma proposta de aplicação em cursos de Inglês para fins específicos. The Especialist, v. 25, n. 2, p. 107-129, 2004. RAPAPORT, Ruth. Comunicação e tecnologia no ensino de língua. (Metodologia no Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira. v. 8) Curitiba: Ibepex: 2008 YIN, Robert K. Case study research: design and methods. Fifth Edition. SAGE Publications, Inc., 2014 _______, Robert K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. Trad. Daniel Grassi. 2 ed. Porto Alegre: Bookman, 2001. | por |
dc.subject.cnpq | Educação | por |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/11468/2015%20-%20Michelle%20Yokono%20Sousa.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/16848/2015%20-%20Michelle%20Yokono%20Sousa.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/23162/2015%20-%20Michelle%20Yokono%20Sousa.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/29538/2015%20-%20Michelle%20Yokono%20Sousa.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/35912/2015%20-%20Michelle%20Yokono%20Sousa.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/42310/2015%20-%20Michelle%20Yokono%20Sousa.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/48692/2015%20-%20Michelle%20Yokono%20Sousa.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/55142/2015%20-%20Michelle%20Yokono%20Sousa.pdf.jpg | * |
dc.originais.uri | https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3102 | |
dc.originais.provenance | Submitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2019-11-21T17:00:43Z No. of bitstreams: 1 2015 - Michelle Yokono Sousa.pdf: 5678471 bytes, checksum: 0840c04cef4e630e3fdd3dd3013079a3 (MD5) | eng |
dc.originais.provenance | Made available in DSpace on 2019-11-21T17:00:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015 - Michelle Yokono Sousa.pdf: 5678471 bytes, checksum: 0840c04cef4e630e3fdd3dd3013079a3 (MD5) Previous issue date: 2015-03-31 | eng |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação Agrícola |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2015 - Michelle Yokono Sousa.pdf | Michelle Yokono Sousa | 5.55 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.