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dc.contributor.authorChagas, Ednaldo João das
dc.date.accessioned2023-12-22T02:04:24Z-
dc.date.available2023-12-22T02:04:24Z-
dc.date.issued2014-10-27
dc.identifier.citationCHAGAS, Ednaldo João das. Uma abordagem crítica no ensino de Língua Inglesa: relevância e perspectivas para a formação profissional. 2014.70 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2014.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12254-
dc.description.abstractEste trabalho busca analisar a relevância atribuída à língua inglesa pelos estudantes iniciantes e concluintes do curso técnico em Informática do Instituto Federal do Amapá - IFAP. Mais especificamente, busca-se conhecer e discutir a perspectiva dos discentes quanto à apropriação local dessa língua e sua relação efetiva com a formação profissional. Para tanto, adotou-se uma abordagem pós-crítica da linguagem (RAJAGOPALAN, 2008; COPE e KALANTZIS, 2006; JORDÃO, 2011), sob os parâmetros dos Novos Letramentos e dos Multiletramentos (NEW LONDON GROUP, 2006; OCEM, 2006; SILVA, 2012), traçando um paralelo entre o acesso à informática e o uso da língua inglesa como recursos de inclusão social no Brasil. A possibilidade de acesso à comunicação tem provocado transformações de forma muito rápida na sociedade, principalmente em se tratando do meio educacional. Essas mudanças podem proporcionar desafios até então desconhecidos porque se contrapõem à concepção convencional historicamente construída, composta por práticas tradicionais que sistematizavam a aquisição de conhecimento de forma descontextualizada. Teóricos contemporâneos ligados às vertentes pós-críticas defendem o ensino-aprendizagem de línguas contextualizado e com vistas ao conhecimento plural, à garantia da equidade e à desconstrução dos discursos cristalizados, de forma que a educação formal, em seus diversos segmentos, colabore para a educação crítica dos estudantes. Balizado nesses pressupostos, o desenvolvimento deste trabalho se dá a partir de uma pesquisa descritiva, de cunho qualitativo, aplicada em duas turmas do curso Técnico em Informática, na modalidade subsequente - nível médio - do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Amapá – IFAP, campus Laranjal do Jari. Esta pesquisa utilizou como instrumentos de coleta de dados, essencialmente questionários semiestruturados, que foram divididos em momentos. Primeiro, a construção do perfil dos sujeitos e segundo, diagnóstico do objeto da pesquisa. A partir de análises dos dados é possível inferir que, embora seja alta a relevância dada ao idioma inglês, o domínio desse idioma, segundo as perspectivas discentes locais, ainda está relacionado a propósitos mercadológicos sendo sinônimo de ascensão social, em detrimento às propostas pós-críticas contemporâneas.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectlíngua inglesapor
dc.subjectEnsino-Aprendizagempor
dc.subjectLetramento críticopor
dc.subjectRelação local- globalpor
dc.subjectEnglish languagepor
dc.subjectTeaching-Learningpor
dc.subjectCritical Literacypor
dc.subjectLocal-global relationpor
dc.titleUma abordagem crítica no ensino de língua Inglesa: relevância e perspectivas para a formação profissionalpor
dc.title.alternativeA critical approach in Teaching English: relevance and prospects for Vocational trainingeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis paper seeks to analyze the relevance attributed to the English language by beginner students and graduates of technical courses in Computer Science from the Federal Institute of Amapá - IFAP. More specifically, we seek to meet and discuss the perspective of the student body and the local appropriation of language and its relationship to effective training. To this end, we adopted a post-critique approach of language (RAJAGOPALAN, 2008; COPE; KALANTZIS, 2006; JORDAN, 2011), under the parameters of the New Literacies and multiliteracies (NEW LONDON GROUP, 2006; OCEM, 2006; SILVA, 2012), drawing a parallel between access to computers and the use of English as resources for social inclusion in Brazil. The possibility of access to communication has caused changes very quickly in society, especially regarding the educational environment. These changes may provide challenges hitherto unknown, because they object to the conventional design historically constructed, consisting of traditional practices that systematize knowledge acquisition of decontextualized form. Contemporary theoretical aspects related to post-critical advocate the teaching and learning of language in context and with a view to plural knowledge, ensuring equality and the deconstruction of discourses crystallized, so that formal education, in its various segments, collaborate on education critical of students. Buoyed these assumptions, the development of this work starts from a descriptive research, a qualitative approach, applied to two classes of technical course in Computer Science at the subsequent mode - medium level - Federal Institute of Science and Technology of Amapá - IFAP campus Laranjal do Jarí. This research used as instruments for data collection, essentially semi - structured questionnaires, which were divided into moments. First, the construction of the profile of the subjects, and second, diagnosing the object of research. From the data analysis it can be inferred that, although high relevance given to the English language, mastery of that language, according to local students‟ perspective is also related to marketing purposes being synonymous with upward mobility, in lieu of the proposed post contemporary criticism.eng
dc.contributor.advisor1Silva, Simone Batista da
dc.contributor.advisor1ID011.522.477-78por
dc.contributor.referee1Silva, Simone Batista da
dc.contributor.referee2Silva, Wanderley da
dc.contributor.referee3Gomes, Renata de Souza
dc.creator.ID030.352.134-10por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9164095383239550por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
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dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3058
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2019-11-06T19:49:59Z No. of bitstreams: 1 2014 - Ednaldo João das Chagas.pdf: 5439392 bytes, checksum: c864cd4d29fb9a924ff8d80fcf694edc (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-06T19:49:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014 - Ednaldo João das Chagas.pdf: 5439392 bytes, checksum: c864cd4d29fb9a924ff8d80fcf694edc (MD5) Previous issue date: 2014-10-27eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

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