Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12265
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCardoso, Pierre Pinto
dc.date.accessioned2023-12-22T02:04:44Z-
dc.date.available2023-12-22T02:04:44Z-
dc.date.issued2013-04-22
dc.identifier.citationCARDOSO, Pierre Pinto. O ensino de História e a formação para o mundo do trabalho: o contexto do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio no Instituto Federal de Roraima - Campus Boa Vista. 2013.71 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2013.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12265-
dc.description.abstractEsta pesquisa pretende analisar o papel do ensino de História na formação das competências e habilidades para o mundo do trabalho junto aos educandos do Ensino Técnico integrado ao Ensino Médio no IFRR, Campus Boa Vista no ano de 2012. Questionando-se a lógica capitalista presente nas mudanças da rede federal dos Institutos Federais através da crítica a conceitos como empregabilidade e capital humano, além das orientações presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Analisa-se também o ensino de História no Brasil desde sua origem e procura-se traçar o marco histórico da inserção do modelo das competências da UNESCO nas orientações pedagógicas dos Institutos Federais. Observa-se na prática dos professores de História do IFRR, deficiências relacionadas ao cumprimento dos componentes da Organização Didática, devido a reduzida carga horária destinada a disciplina, além da exclusão parcial da História na terceira série e total na quarta série do Ensino Médio. A pesquisa foi realizada através de uma abordagem qualitativa, tendo como sujeitos 93 alunos e 3 professores de História. Utilizando como instrumentos de coletas de dados, a observação em sala de aula, questionários e entrevistas.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMundo do Trabalhopor
dc.subjectCompetências e Habilidadespor
dc.subjectEnsino de Históriapor
dc.subjectProfessorpor
dc.subjectEnsino Médiopor
dc.subjectMarketeng
dc.subjectSkills and Abilitieseng
dc.subjectHistory Teachingeng
dc.subjectTeachereng
dc.subjectHigh Schooleng
dc.titleO ensino de História e a formação para o mundo do trabalho: o contexto do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio no Instituto Federal de Roraima - Campus Boa Vistapor
dc.title.alternativeThe History teaching and training for the market: the context of the Integrated Technical Education High School in Federal Institute of Roraima - Boa Vista Campuseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis research aims to examine the function of history teaching in the formation of competencies and skills for the market with the students of Technical Education High School in the integrated IFRR, Boa Vista Campus in 2012. Questioning the capitalist logic present in changes of the federal system of the Federal Institutes through the criticizing the concepts such as human capital and employability, also the guidelines according to the National Curriculum. It also examines the teaching of history in Brazil since its origin and seeks to identify the landmark insertion competence model of UNESCO in the pedagogical guidelines of the Federal Institutes. It is observed in the History teachers practice of IFRR, deficiencies related to compliance with the components of the Organization Didactics, due to workload reduced designed to subject, beyond the partial exclusion of history in third grade and in all of fourth grade of high school. The research was realized through a qualitative analyze, with 93 students and 3 history teachers. Using as instruments of data collection, the observation in the classroom, questionnaires and interviews.eng
dc.contributor.advisor1Santos, Ramofly Bicalho dos
dc.contributor.advisor1ID012.549.947-77por
dc.contributor.referee1Santos, Ramofly Bicalho dos
dc.contributor.referee2Santos, Rafael dos
dc.contributor.referee3Campos, Marília Lopes de
dc.creator.ID022.700.864-22por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7948233604682628por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/11659/2013%20-%20Pierre%20Pinto%20Cardoso.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/17014/2013%20-%20Pierre%20Pinto%20Cardoso.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/23336/2013%20-%20Pierre%20Pinto%20Cardoso.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/29714/2013%20-%20Pierre%20Pinto%20Cardoso.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/36088/2013%20-%20Pierre%20Pinto%20Cardoso.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/42484/2013%20-%20Pierre%20Pinto%20Cardoso.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/48862/2013%20-%20Pierre%20Pinto%20Cardoso.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/55314/2013%20-%20Pierre%20Pinto%20Cardoso.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3146
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2019-12-10T17:18:29Z No. of bitstreams: 1 2013 - Pierre Pinto Cardoso.pdf: 4856954 bytes, checksum: ca28de7b713eba12d1376ccbb2301ff5 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2019-12-10T17:18:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013 - Pierre Pinto Cardoso.pdf: 4856954 bytes, checksum: ca28de7b713eba12d1376ccbb2301ff5 (MD5) Previous issue date: 2013-04-22eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013 - Pierre Pinto Cardoso.pdfDocumento principal4.74 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.