Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12266
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBarros, Paulo Ribeiro de
dc.date.accessioned2023-12-22T02:04:44Z-
dc.date.available2023-12-22T02:04:44Z-
dc.date.issued2013-08-26
dc.identifier.citationBARROS, Paulo Ribeiro de. Ensino da produção de leite de qualidade para alunos do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal de Mato Grosso - Campus Cáceres. 2013. 57 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2013.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12266-
dc.description.abstractTendo em vista que a capacitação dos alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) – Campus Cáceres para a produção de leite com qualidade é o grande desafio dos professores dos cursos técnicos desta Instituição, o trabalho objetivou promover a interdisciplinaridade entre os professores dos cursos técnicos do IFMT - Campus Cáceres através da transposição didática acerca dos processos da produção de leite de qualidade. A pesquisa foi desenvolvida nas dependências dos setores de Zootecnia III (bovinocultura), agroindústria e laboratórios de microbiologia e análise de alimentos do IFMT Campus – Cáceres, tendo como sujeitos 18 alunos regularmente matriculados no quarto semestre do Curso Técnico em Agropecuária. Inicialmente, os alunos responderam a um questionário sobre os temas relacionados á cadeia produtiva leiteira para avaliar seus conhecimentos prévios. Após, participaram de aulas teórico-práticas ministradas por diferentes professores que utilizaram de técnicas interdisciplinares. Ainda, os alunos tiveram aula prática em um laticínio da região e confeccionaram cartilha como instrumento de orientação aos produtores leiteiros. Ao final, foi aplicado o mesmo questionário aos alunos, para comprovar possíveis melhoras no processo ensino-aprendizagem dos alunos. Os resultados foram submetidos á análise estatística, ao nível de 5% de significância, utilizando-se o teste Exato de Fisher e o teste de McNemar. As observações e estudos indicam que os alunos obtiveram desenvolvimento no processo de ensino e os professores se sentiram bastante satisfeitos em utilizar a interdisciplinaridade. Portanto, os resultados apontam que há a necessidade de discussões entre profissionais do IFMT – Campus Cáceres, para que a interdisciplinaridade seja incorporada ao fazer pedagógico no ensino técnico.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectinterdisciplinaridadepor
dc.subjectensino técnicopor
dc.subjectqualidade do leitepor
dc.subjectinterdisciplinarityeng
dc.subjecttechnical courseseng
dc.subjectmilk qualityeng
dc.titleEnsino da produção de leite de qualidade para alunos do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal de Mato Grosso - Campus Cácerespor
dc.title.alternativeTeaching of milk production quality to students of the Federal Agricultural Institute Mato Grosso - Campus Cácereseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherConsidering that the training of students at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Mato Grosso (IFMT) - Campus Cáceres, for milk production quality is the major challenge for teachers of technical courses of this institution, the work aimed to promote interdisciplinarity among teachers of technical courses IFMT - Campus Cáceres, through didactic transposition on the processes of production of quality milk. The research was conducted in the premises of the sectors of Animal Science III (bovine), agribusiness, microbiology and food analysis laboratories of IFMT - Campus Cáceres, having as subject eighteen students enrolled in the fourth semester of the Technical Course in Agriculture. Initially, the students answered a questionnaire on issues related to dairy production chain will assess their previous knowledge. After, they attended practical classes taught by teachers who have used different interdisciplinary techniques. Still, the students had practical class in a dairy region and confected booklet as a tool for guidance to dairy farmers. At the end, the same questionnaire was administered to students to demonstrate possible improvements in the teaching-learning process of students. The results were subjected to statistical analysis, the 5% level of significance, using the Fisher Exact Test and McNemar Test. The observations and studies indicate that students obtained in the development process of teaching and teachers felt quite satisfied to use interdisciplinarity. Therefore, the results indicate that there is a need for discussion among professionals IFMT - Campus Cáceres, that interdisciplinarity is incorporated to make teaching in technical education.eng
dc.contributor.advisor1Sanchez, Sandra Barros
dc.contributor.advisor1ID858.512.137-87por
dc.contributor.referee1Sanchez, Sandra Barros
dc.contributor.referee2Abreu, João Batista Rodrigues de
dc.contributor.referee3Rangel, Mary
dc.creator.ID311.772.038-39por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3221734230738588por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/11649/2013%20-%20Paulo%20Ribeiro%20de%20Barros.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/16980/2013%20-%20Paulo%20Ribeiro%20de%20Barros.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/23302/2013%20-%20Paulo%20Ribeiro%20de%20Barros.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/29680/2013%20-%20Paulo%20Ribeiro%20de%20Barros.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/36054/2013%20-%20Paulo%20Ribeiro%20de%20Barros.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/42450/2013%20-%20Paulo%20Ribeiro%20de%20Barros.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/48828/2013%20-%20Paulo%20Ribeiro%20de%20Barros.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/55280/2013%20-%20Paulo%20Ribeiro%20de%20Barros.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3145
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2019-12-10T17:07:50Z No. of bitstreams: 1 2013 - Paulo Ribeiro de Barros.pdf: 1667935 bytes, checksum: ad641ae7ef2cfe925b8426663cf19523 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2019-12-10T17:07:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013 - Paulo Ribeiro de Barros.pdf: 1667935 bytes, checksum: ad641ae7ef2cfe925b8426663cf19523 (MD5) Previous issue date: 2013-08-26eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013 - Paulo Ribeiro de Barros.pdfDocumento principal1.63 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.