Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12268
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Krishna Govinda Simpson e
dc.date.accessioned2023-12-22T02:04:46Z-
dc.date.available2023-12-22T02:04:46Z-
dc.date.issued2013-09-27
dc.identifier.citationSILVA, Krishna Govinda Simpson e. Análise da prática da educação ambiental na área rural de Resende: estudo dos casos das escolas municipais Hetelvina Carneiro e Moacir Coelho da Silveira. 2013. 63 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2013.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12268-
dc.description.abstractO presente trabalho buscou realizar uma análise da prática da educação ambiental em duas escolas de área rural de Resende, sendo estas a Escola Municipal Hetelvina Carneiro e a Escola Municipal Moacir Coelho da Silveira. Utilizaram-se, para a pesquisa de campo, questionários semi-estruturados, bem como a avaliação dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) das escolas. A análise dos resultados permitiu perceber que a temática da Educação Ambiental (EA) já ocorre nas unidades estudadas, com dedicação e esforço por parte dos profissionais envolvidos, mesmo ainda ocorrendo pequenos equívocos de conceituação de terminologias ambientais, por parte de alguns professores e da maioria dos alunos. Percebe-se, também, a importância de um amadurecimento na questão dentro do contexto escolar, bem como maior de tempo de planejamento dos profissionais de educação, ainda que para troca informações sobre o assunto. As discussões, as capacitações e os momentos para planejar aulas e atividades são fundamentais para uma melhor execução do trabalho. Um pouco da missão dos educadores é elevar o interesse no tema, apontado aqui, muitas vezes, como apenas mediano. Evidentemente, isso exige paciência e perseverança, e o momento que se vive na sociedade é altamente favorável a questionamentos que levem às reflexões dos discentes. A EA é, como foi apontada nas considerações finais, uma temática extremamente dinâmica, que necessita acompanhamento constante nas mudanças da sociedade em geral. Ficam algumas recomendações pedagógicas, didáticas e para os alunos, visando à construção cada vez mais amadurecida das ideias e de todas as ações necessárias a serem praticadas por todos.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Ambientalpor
dc.subjectEscolas Ruraispor
dc.subjectEnsino Fundamentalpor
dc.subjectEnvironmental Educationeng
dc.subjectRural Schoolseng
dc.subjectPrimary Educationeng
dc.subjectEducación Ambientalspa
dc.subjectEscuelas Ruralesspa
dc.subjectEnseñanza Fundamentalspa
dc.titleAnálise da prática da educação ambiental na área rural de Resende: estudo dos casos das escolas municipais Hetelvina Carneiro e Moacir Coelho da Silveirapor
dc.title.alternativeAnalysis of the practice of environmental education in the rural area of Resende: a case study of municipals schools Hetelvina Carneiro and Moacir Coelho da Silveiraeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis study attempts to make an analysis of the practice of environmental education in two schools in the rural area of Resende, these being the Municipal School Hetelvina Carneiro and Municipal School Moacir Coelho da Silveira. It was used for field research, semi-structured questionnaires, as well as evaluation of the Political and Pedagogical Project (PPP) of each school. The results allowed to realize that the subject of Environmental Education (EE) already occurs in the units studied, with dedication and effort on the part of the professionals involved, even small mistakes still occur in conceptualization of environmental terminology, by some teachers and most students. It is clear, also, the importance of maturation in question within the school context, as well as increased planning time education professionals, even for exchanging information on the subject. Discussions, capabilities and times to plan lessons and activities are essential for better job execution. A bit of the mission of educators is to raise the interest in the topic, pointing here often as just average. Of course, this requires patience and perseverance, and the time we live in society is highly favorable to questions that lead to reflections of students. EE is, as was pointed out in the final considerations, a subject extremely dynamic, which requires constant monitoring changes in society in general. There are some pedagogical and didactic recommendations, as well to the students, in order to build ever more mature ideas and all actions necessary to be practiced by all.eng
dc.description.abstractOtherEste estudio trata de hacer un análisis de la práctica de la educación ambiental en dos escuelas de la zona rural de Resende, que son la Escuela Municipal Hetelvina Carneiro y la Escuela Municipal Moacir Coelho da Silveira. Se utilizó, para la investigación de campo, cuestionarios semi-estructurados, así como la evaluación de los Proyectos Políticos Pedagógicos (PPPs) de las escuelas. Los resultados permitieron darse cuenta de que la asignatura de Educación Ambiental (EA) ya se produce en las unidades estudiadas con dedicación y esfuerzo por parte de los profesionales involucrados, aunque pequeños errores se siguen produciendo en la conceptualización de la terminología ambiental, por parte de algunos profesores y de la mayoría de los estudiantes. Es evidente, también, la importancia de la maduración en la cuestión del contexto de la escuela, así como el aumento de profesionales de educación en el tiempo de planificación, incluso para el intercambio de información sobre el tema. Discusiones, capacidades y horarios para planificar lecciones y actividades son esenciales para una mejor ejecución del trabajo. Un poco de la misión de los educadores es despertar el interés en el tema, señalado aquí a menudo tan sólo un promedio. Por supuesto, esto requiere paciencia y perseverancia, y el tiempo en que vivimos en la sociedad es muy favorable a las preguntas que llevan a la reflexión de los estudiantes. La EA es, como se ha señalado en las consideraciones finales, un tema sumamente dinámico, lo que requiere cambios constantes de vigilancia de la sociedad en general. Se quedan algunas recomendaciones pedagógicas, didácticas y para los estudiantes, con el fin de construir las ideas cada vez más maduras y todas las acciones necesarias para que sean practicadas por todosspa
dc.contributor.advisor1Soares, Ana Maria Dantas
dc.contributor.advisor1ID012.549.947-77por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3776117532043539por
dc.contributor.referee1Oliveira, Lia Maria Teixeira de
dc.contributor.referee2Barbé, Tatiane da Costa
dc.creator.ID026.703.327-30por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0107986373756695por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesBARCELOS, Valdo. Educação ambiental: sobre princípios, metodologias e atitudes. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. BOFF, Leonardo. Saber cuidar: ética do humano – compaixão pela terra. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: 1988. São Paulo: Tecnoprint, 1988. BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: meio ambiente: saúde. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. 3. ed. Brasília: A Secretaria, 2001. 128p. BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação Geral de Educação Ambiental. Ministério do Meio Ambiente. Diretoria de Educação Ambiental. Programa Nacional de Educação Ambiental – ProNEA. 3.ed. Brasília: MEC/MMA, 2005.102 p. BRASIL, Anna Maria; SANTOS, Fátima. Dicionário: o ser humano e o meio ambiente de A a Z. 3. ed. São Paulo: Faarte, 2006. BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação Geral de Educação Ambiental. Proposta de diretrizes curriculares nacionais para a educação ambiental. Brasília: MEC, 2007. BRASIL. Ministério da Educação. Vamos cuidar do Brasil: conceitos e práticas em educação ambiental na escola. Brasília: MEC, Coordenação Geral de Educação Ambiental; MMA, Departamento de Educação Ambiental: UNESCO, 2007. BRASIL. Educação Ambiental no Brasil. Ano XVIII. Boletim 01. Ministério da Educação. Secretaria da Educação a Distância. Brasília: TV Escola, 2008. CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2011. CASCINO, Fábio; JACOBI, Pedro; OLIVEIRA, José Flávio de. Educação, meio ambiente e cidadania: reflexões e experiências. São Paulo: Governo do Estado de São Paulo, 1998. DIAS, Genebaldo Freire. Atividades interdisciplinares de educação ambiental. São Paulo: Global, 1994. FAZENDA, Ivani. Metodologia da pesquisa educacional. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2010. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 19. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. GRÜN, Mauro. Ética e educação ambiental: a conexão necessária. 13. ed. Campinas, SP: Papirus, 1996. 55 GUIMARÃES, Mauro. A dimensão ambiental na educação. Campinas, SP: Papirus, 1995. ______. A formação de educadores ambientais. 8. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012. LEGAN, Lucia. A escola sustentável: ecoalfabetizando pelo ambiente. 2. ed. Pirenópolis, GO: Imprensa oficial, 2009. MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 10. ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2005. NAGAE, Nairobis. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. 4. ed. Rio de Janeiro: 3 Graph, 1998. REBEA (Rede Brasileira de Educação Ambiental). Revista brasileira de Educação Ambiental. v. 3. Brasília: Rebea, 2008. RESENDE. Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Hetelvina Carneiro. Resende, RJ: 2012. ______. Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Moacir Coelho da Silveira. Resende, RJ: 2012. ROCHA, José Sales Mariano da. Educação ambiental técnica para os ensinos fundamental, médio e superior. 2. ed. Santa Maria: Imprensa Universitária, 1999. SATO, Michèle; CARVALHO, Isabel Cristina Moura (org.). Educação Ambiental. Porto Alegre: Artmed, 2005. TASSARA, Eda. Dicionário socioambiental: ideias, definições e conceitos. São Paulo: FAARTE, 2008.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/12226/2013%20-%20Krishna%20Govinda%20Simpson%20e%20Silva.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/17110/2013%20-%20Krishna%20Govinda%20Simpson%20e%20Silva.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/23374/2013%20-%20Krishna%20Govinda%20Simpson%20e%20Silva.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/29770/2013%20-%20Krishna%20Govinda%20Simpson%20e%20Silva.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/36180/2013%20-%20Krishna%20Govinda%20Simpson%20e%20Silva.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/42582/2013%20-%20Krishna%20Govinda%20Simpson%20e%20Silva.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/48904/2013%20-%20Krishna%20Govinda%20Simpson%20e%20Silva.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/55364/2013%20-%20Krishna%20Govinda%20Simpson%20e%20Silva.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3236
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2020-01-15T15:35:17Z No. of bitstreams: 1 2013 - Krishna Govinda Simpson e Silva.pdf: 2658027 bytes, checksum: ff08f0bddda45965988a4193cd7150ce (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2020-01-15T15:35:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013 - Krishna Govinda Simpson e Silva.pdf: 2658027 bytes, checksum: ff08f0bddda45965988a4193cd7150ce (MD5) Previous issue date: 2013-09-27eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013 - Krishna Govinda Simpson e Silva.pdfDocumento principal2.6 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.