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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12283
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Reflexões sobre as necessidades pedagógicas em Geografia do Amapá e o livro didático |
Other Titles: | Reflections on the pedagogical needs of Amapá in Geography and the textbook |
Authors: | Moura, Sâmia Adriany Uchôa de |
Orientador(a): | Santos, Ramofly Bicalho dos |
Primeiro membro da banca: | Oliveira, Lia Maria Teixeira de |
Segundo membro da banca: | Pessanha, Andréa Santos da Silva |
Keywords: | Necessidades pedagógicas;Ensino-Aprendizagem de geografia;Livro didático;educational needs, ,;Teaching and Learning Geography;Textbook |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Issue Date: | 26-Aug-2014 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Agronomia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
Citation: | Moura, Sâmia Adriany Uchôa de. Reflexões sobre as necessidades pedagógicas em Geografia do Amapá e o livro didático. 2014. [79 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] . |
Abstract: | Essa pesquisa foi realizada no Instituto Federal do Amapá e na Escola Professor Gabriel de Almeida Café nos cursos de Técnico em Edificações e Técnico em Administração respectivamente, com duas turmas de 3º ano. Também, se fez necessário incluir o município de Laranjal do Jari, uma vez que fez parte de nossa proposta metodológica de desenvolver conteúdos sobre o espaço local. Nosso objetivo foi descobrir se a produção bibliográfica de Geografia do Amapá nas escolas públicas de ensino profissional do Amapá, atende ou não as necessidades pedagógicas dos professores e alunos. Por isso, foram ouvidos 3 discentes, 60 alunos dos cursos acima citados e, alguns moradores do município de Laranjal do Jari. A metodologia aplicada foi a pesquisa social e a história oral, onde foi possível ouvir nossos sujeitos da pesquisa em vários momentos, a partir de conversas informais e gravadas, aplicação de questionários com perguntas semiestruturadas e, por fim, construímos um acervo oral quando experimentamos a execução de um projeto interdisciplinar. Foi observado que o livro didático não dá conta de abordar a geografia local, visto que a territorialidade brasileira é muito extensa. Entendemos que o Brasil é constituído de uma diversidade regional política, econômica, social e ambiental e que é rica no que tange aos aspectos culturais. Além dessa análise, percebemos que os discentes e docentes encontram várias barreiras que dificultam os mesmos de por em prática um processo de ensino-aprendizagem em Geografia do Amapá que venha satisfazê-los. Como proposta metodológica, foi desenvolvida uma experiência a partir da realização de um projeto interdisciplinar com o uso do livro didático, textos de sites geográficos e acervo oral, que explorou características geográficas amapaenses in lócus, onde obtivemos um feedback muito positivo. A partir dessa comprovação será proposto ao Instituto Federal do Amapá e outras escolas que trabalham com o Ensino Médio Integrado nosso projeto de pesquisa, no intuito de dar continuidade na proposta metodológica apresentada. Como subsídios de nossas investigações foi realizada uma ampla revisão de literatura |
Abstract: | This research was conducted at the Federal Institute of Amapá and School Professor Gabriel Almeida Café courses in Building Technician and Technical Administration respectively, with two groups of 3rd year. Also, it was necessary to include the city of Jari Orangery, since it was part of our methodological proposal to develop content on the local space. Our goal was to discover the bibliographic production Geography of Amapá in public vocational schools of Amapá, meets or not the pedagogical needs of teachers and students. So were heard three students, 60 students of the courses mentioned above, and some residents of the municipality of Jari Orangery. The methodology was applied social research and oral history, where we could listen to our research subjects at various times, from informal and recorded conversations, semi-structured questionnaires with questions and finally built a decent oral when we experience implementation of an interdisciplinary project. It was observed that the textbook is not enough to address the local geography, because the Brazilian territoriality is very extensive. We understand that Brazil is made up of a diverse regional political, economic, social and environmental policies that is rich in terms of cultural aspects. In addition to this analysis, we realize that students and faculty are several barriers that hinder them to put into practice a process of teaching and learning in Geography Amapá that will satisfy them. As a methodological approach, an experiment was developed from the realization of an interdisciplinary project with the use of textbooks, texts geographic sites and oral collection, which explored Amapá geographical features in locus, where we obtained a very positive feedback. From this evidence will be proposed to the Federal Institute of Amapá and other schools working with the Middle School Integrated our research project, in order to continue the methodological proposal. As our investigations grants a broad literature review was performed |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12283 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação Agrícola |
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2014 - Sâmia Adriany Uchôa de Moura.pdf | Sâmia Adriany Uchôa de Moura | 4.68 MB | Adobe PDF | View/Open |
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