Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12284
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFernandes, Fabrício Darley Paixão
dc.date.accessioned2023-12-22T02:05:01Z-
dc.date.available2023-12-22T02:05:01Z-
dc.date.issued2015-03-26
dc.identifier.citationFERNANDES, Fabrício Darley Paixão. O uso de tecnologias de informação e de comunicação como estratégia de ensino e integração no ensino de zootecnia: estudo de caso no Centro Estadual Integrado de Educação Rural de Águia Branca-Espírito Santo. 2015. 55 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12284-
dc.description.abstractA sociedade atual encontra-se no cenário de rápidas mudanças, decorrentes especialmente dos avanços tecnológicos, e com esse novo mercado globalizado onde o acesso a essas ferramentas em todas as classes sociais é cada vez mais frequentes, e as escolas estão se inserindo na era das tecnologias que propõe aos educadores uma nova metodologia de trabalho. Desta forma, o modo de ensinar e a forma de aprender sofrem grandes influências dessas inovações. As Tecnologias de Informação e Comunicação são ferramentas importantes para ensinar os estudantes da atualidade. Neste intuito, acredita-se que fazendo uso de recursos audiovisuais como uma ferramenta pedagógica, relacionando teoria e prática no desenvolvimento de vídeos educacionais, como uma metodologia voltada para facilitar e proporcionar uma construção colaborativa que favoreça a aquisição de conhecimentos e o trabalho em conjunto e cooperativo entre professores e estudantes. É nesse sentido que se enquadra o estudo aqui apresentando. Busca promover o interesse e a motivação de estudantes do ensino médio profissionalizante em Agropecuária do Centro Estadual Integrado de Educação Rural (CEIER) – Águia Branca/ES, através do uso das TICs, como ferramenta na disciplina de zootecnia com a produção de imagens das problemáticas vivenciadas das criações de avicultura suinocultura, piscicultura, bovinocultura e caprinocultura em suas propriedades, como ferramenta no ensino-aprendizado nas aulas práticas dos alunos do ensino médio, onde a mesma trabalha com a sustentabilidade agrícola e a agroecologia, com o ensino voltado para os filhos de agricultores, em tempo integralpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTecnologiapor
dc.subjectcomunicaçãopor
dc.subjecteducaçãopor
dc.subjectpedagogiapor
dc.subjectconhecimentopor
dc.subjectTechnologyeng
dc.subjectcommunicationeng
dc.subjecteducationeng
dc.subjectpedagogyeng
dc.subjectknowledgeeng
dc.titleO uso de Tecnologias de Informação e de Comunicação como Estratégia de Ensino e Integração no Ensino de Zootecnia: estudo de caso no Centro Estadual Integrado de Educação Rural de Águia Branca-Espírito Santopor
dc.title.alternativeThe Use of Information and Communication Technologies as a Teaching Strategy and Integration in Animal Science Teaching: a case study in the Integrated State Center of Rural Education Holy Spirit White-eagle.eng
dc.typeTesepor
dc.description.abstractOtherThe current society is in the scenario of rapid changes arising, in particular technological advances, and with this new globalised market where access to these tools in all social classes is becoming more and more frequent, and the schools are entering the era of technologies that proposes to educators a new methodology of work. This way, the way of teaching and learning suffer major influences of these innovations. Information and communication technologies are important tools to teach today's students. To this end, it is believed that by making use of audiovisual resources as a pedagogical tool, linking theory and practice in the development of educational videos, as a methodology aimed to facilitate and provide a collaborative construction that promotes the acquisition of knowledge and the work together and co-op between teachers and students. It is in this sense that fits the study presented here. The study to promote the interest and motivation of students of vocational high school in the Integrated Agricultural State Center for Rural Education (CEIER) - White Eagle / ES, through the use of ICTs as a tool for animal science discipline with the development of images of problems experienced of swine poultry rearing, fish farming, cattle and goat in its properties as a tool in the teaching-learning in practical classes of high school students, where it works with agricultural sustainability and agroecology, with education facing the children of farmers, full-time.eng
dc.contributor.advisor1Pereira, Jorge Luiz de Goes
dc.contributor.advisor1ID949.077.307-72por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7830280739527128por
dc.contributor.referee1Gregório, Sandra Regina
dc.contributor.referee2Rocha, Sérgio Luiz Alves da
dc.creator.ID593.522.992-72por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5068405341124214por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesABREU, Silvia Helena Presente de. Centro Integrado de Educação Rural/Cier: contribuições e desafios no processo de transformação social. Vitória, 1996. 171 f. BBE v. 41, n. 1, 1996. ALMEIDA, M. E. B. O computador na escola: contextualizando a formação de professores. 2000. Tese (Doutorado em Educação) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2000. ANTOLÍ, V. B. A didática como espaço e área do conhecimento: fundamentação teórica e pesquisa didática. In: FAZENDA, I. (Org.) Didática e interdisciplinaridade. 3. ed. Campinas: Papirus, 1998. ANTOLI, V. B. A didática como espaço e área do conhecimento: fundamentação teórica e pesquisa didática. In: FAZENDA, I. C. A. Didática e interdisciplinaridade. São Paulo: Papirus, 2005. ATKINSON, P. Eating virtue. In: MURCOTT, A. (Ed.) The Sociology of Food and Eating: essays on the sociological significance of food. Hants: Gower Publishing, 1983. BAUDRILLARD, J. La génesis ideológica delas necesidades. Cuadernos Anagrama, p.140, 1969. BARBOSA, R.M. Ambientes virtuais de aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2008. BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000. BRASIL/SEMTEC/MEC. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM). Brasília: MEC, 1998. Catálogo Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio, Língua Portuguesa (PNLEM). Brasília: MEC, p. 29. 2008. BONA, Berenice de Oliveira. Análise de softwares educativos para o ensino de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Experiências em Ensino de Ciências, Carazinho, RS, v.4, p. 35-55, maio. 2009. BONILLA, M. H. S.; ASSIS, A. Tecnologias e novas educações. Revista da FAEEBA, educação e contemporaneidade, Salvador, v. 14, nº 23, jun. 2005. BUAINAIN, A.M; SOUZA FILHO, H. M. Política Agrícola no Brasil: Evolução e Principais Instrumentos. BATALHA, Mário Otávio (Coord.) Gestão Agroindustrial. Cepai. São Paulo: Atlas, 2001. BRITO, G.S, e PURIFICAÇÃO, I., Educação e Nova Tecnologia; um repensar, Curitiba: ibpex, p.62. 2006. CANO, Cristina Alonso. O recurso da informática e os contextos de ensino aprendizagem. IN: SANCHO, J. M. Para uma Tecnologia Educacional.Trad.Beatriz Affonso Neves – Porto Alegre: ArtMed, 1998. 2ª Reimpressão, 2001. CARNEIRO, M.J. O ideal urbano: campo e cidade no imaginário de jovens rurais. V Congresso da Associação Latino Americana de Sociologia Rural. Chapingo, México, 1998. 45 CIAVATTA, M.; ALVES, N. A leitura de imagens na pesquisa social: história, comunicação e educação. São Paulo: Cortez; 2004. p. 136. COMPARATO, Doc. Da criação ao roteiro – a arte de escrever para cinema e televisão. Lisboa: Pergaminho, 1993. DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. 2ed. São Paulo: Cortez Brasília, DF: MEC/UNESCO, 2003. DOMINGUES, O. Introdução à Zootecnia. 3. ed. Rio de Janeiro, MA/SIA, p. 392. Cap.4, p.83-151. 1968 DOMINGUES, O. Elementos de Zootecnia Tropical. 5. ed. São Paulo: Nobel, p.143. 1981 DOWBOR, Ladislau. Tecnologias do Conhecimento. 2. ed. Petrópolis: Vozes, p.85. 2004. FERNANDES, E. C. Qualidade de Vida no Trabalho: como medir para melhorar. 2. Ed., Salvador, BA: Casa da Qualidade, 1996. FERNANDES, J. H.M. Software livre na educação para além da inclusão digital e social. Volume: 4. Número: 1. Minas Gerais, 2011 FERRÉS, J. Vídeo e Educação. Porto Alegre, Artes Médicas Sul Ltda. 1995 FISCHLER, C. Gastro-nomía y gastro-anomía: sabiduría dei cuerpo y crisis biocultural de la alimentacion contemporánea. In: CONTRERAS, H. J. (Org.) Alimentación y Cultura: necesidades, gustos y costumbres. Barcelona: Universitat de Barcelona Publicaciones, 1995. p. 357-380. FONSECA, J.B. O ensino da Zootecnia no Brasil: dos primórdios aos dias atuais. In: MATTOS, W. R. S. et al. (Ed.). A Produção Animal na Visão dos Brasileiros. Piracicaba: FEALQ, 2001. 927 p., p. 15-39. FLORES, L. G. Situando a leitura das imagens fotográficas na pluralidade da vida social. In: CIAVATTA, M.; ALVES, N. A leitura de imagens na pesquisa social: história, comunicação e educação. São Paulo: Cortez; 2004. p.7-15. GIL, A.C. Como elaborar projetos e pesquisa. 3a ed. São Paulo: Atlas; 1995:58. GRAZIANO DA SILVA, J. A nova dinâmica da agricultura brasileira. Campinas: UICAMP, 1996. JESUS, J.N. A pedagogia da alternância e o debate da educação no/do campo no estado de Goiás. Revista nera – ano 14, nº. 18 – issn: 1806-6755; – janeiro/junho de 2010 KENSKI, Vani M. Educação E Tecnologias - O Novo Ritmo Da Informação. São Paulo: Papirus, 2003. KENSKI, Vani Moreira. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2007. LANDER, E. S. Art and science. New York Times, 2000. 46 LEITE, S. P. Padrão de financiamento, setor público e agricultura no Brasil. In: LEITE, Sergio P. Políticas públicas e agricultura no Brasil. Porto Alegre (RS): Editora da Universidade, 2001 LUCENA, S., Educação e Tecnologia, trilhando novos caminhos. A internet como espaço de construção do conhecimento, p.241. 2003 MACHADO, A. A Arte do vídeo. São Paulo: Brasiliense, 1988. MAGEDANZ, Adriana. Computador: Ferramenta de trabalho no Ensino (de Matemática). 14f. 2004. MANZINI, E. J. A entrevista na pesquisa social. Didática, São Paulo, v. 26/27, p. 149-158, 1990/1991. MARQUES, M. O. A escola no computador: linguagens rearticuladas, educação outra. Ijuí, RS: Unijuí, 1999. MASETTO, Marcos T. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000. MERCADO, Luís Paulo Leopoldo (org.). Práticas de Formação de Professores na Educação a Distância. Maceió: EDUFAL, p.60, 2008. MORAES, R. A. S. Victor (2001): Uma representação videográfica na arquitetura. Dissertação de mestrado. São Paulo, Universidade de São Paulo. MORAN, J. M. O vídeo na sala de aula. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Campinas, SP: Papirus, 2007. MORAN, José Manuel. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000. MORAN, J. M. Como ver Televisão. São Paulo: Paulinas, 1991. MULLER, Pierre. L'analyse cognitive des politiques publiques: vers une sociologie politique de l'action publique. Revue française de sciense politique, v.50, n.2, p. 189- 207, 2000. MUNER, L. H. CAPORAL, F. R., FORNAZIER, M. J., PANDOVAN, M. P., SCHIMIDT, H. C. Sustentabilidade da cafeicultura do conilon no Espirito Santo. In: Café Conilon. FERRÃO et al. Vitória, ES: Incaper, 2007. 702 p. NASCIMENTO, C. G. - Escola família agrícola: uma resposta alternativa à educação do meio rural. Revista da UFG, Vol. 7, No. 01, junho 2004 PATERNIANI, E. Agricultura Sustentável nos Trópicos. Estudos Avançados/Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Avançados, v. 15, nº 43: 143, set/dez., São Paulo, 2001. PIAGET, J. Para Onde Vai a Educação? Rio de Janeiro: José Olympo , 9ª edição, 1988. QUEIROZ, João Batista P. de. Construção das Escolas Famílias Agrícolas no Brasil: Ensino Médio e Educação Profissional. Brasília, Departamento de Sociologia, 2004. 210p. Tese de Doutorado. 47 ROSA, P.R.S. O uso de recursos audiovisuais e o ensino de ciências. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 17, n. 1, p.33-49, 2000. RUBERTI, I ; PONTES, A. N. Mídia, educação e cidadania: considerações sobre a importância da alfabetização tecnológica audiovisual na sociedade da informação. Educação Temática Digital, Campinas, v. 3, n. 1, p. 21-27, dez. 2001. SÁNCHEZ VIGNAU, B. S.; RODRÍGUEZ MUÑOZ, J. V. La información como recurso en el desarrollo de las organizaciones de las administraciones públicas. Anales de Documentacíon, p. 155-165, 2000 SANTOS, Y.B I, MENDES, S.B.R, PELAES, T.S. O ensino de ferramentas computacionais aplicadas a Engenharia de Produção: um método diferenciado. XXV Encontro Nac. de Eng. de Produção – Porto Alegre, 2005 SECAD: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO E DIVERSIDADE. Educação do Campo: diferenças mudando paradigmas. Brasília – DF – março de 2007. 81 p. SILBIGER, Lara Nogueira. O potencial educativo do audiovisual na educação formal. Recenso – Revista de Recensões de Comunicação e Cultura. 2005. SILVA e SILVA NETO, Mozart Linhares da. (org). Novas Tecnologias: educação e sociedade na era da informação. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. TAROUCO, L. M. R. et al. Videoconferências: rede nacional de pesquisa (RNP), grupo de trabalho, aplicações educacionais em rede. 2003. Disponível em: <http://penta3.ufrgs.br/RNP/videoconferencia.pdf. Acesso em 15 de fev. 2006. TEDESCO, Juan Carlos. Educação e novas tecnologias: esperança ou incerteza? São Paulo: Ed. Cortez, 2004. TORRES, G.C. de V. Bases para o Estudo da Zootecnia. Salvador, UFBA, 1990. 464p., p.217-319. TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987. WALTY, I.L.C. et al. Palavra e imagem: leituras cruzadas. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. YIN, R. Case Study Research: Design and Methods, 2nd ed, Thousand Oaks, CA: Sage Publications, 1994. YILDIRIM, Zahide. Hypermedia as a Cognitive Tool: Studente Teachers’ Experiences in Learning by Doing. Nova Zelândia, 2005. Disponível em: <http:// www.ifets.info/journals/8-2/10.pdf. Acesso em: 02 out. 2005.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/11944/2015%20-%20Fabr%c3%adcio%20Darley%20Paix%c3%a3o%20Fernandes.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/17266/2015%20-%20Fabr%c3%adcio%20Darley%20Paix%c3%a3o%20Fernandes.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/23582/2015%20-%20Fabr%c3%adcio%20Darley%20Paix%c3%a3o%20Fernandes.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/29960/2015%20-%20Fabr%c3%adcio%20Darley%20Paix%c3%a3o%20Fernandes.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/36334/2015%20-%20Fabr%c3%adcio%20Darley%20Paix%c3%a3o%20Fernandes.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/42728/2015%20-%20Fabr%c3%adcio%20Darley%20Paix%c3%a3o%20Fernandes.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/49108/2015%20-%20Fabr%c3%adcio%20Darley%20Paix%c3%a3o%20Fernandes.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/55554/2015%20-%20Fabr%c3%adcio%20Darley%20Paix%c3%a3o%20Fernandes.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3207
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2020-01-02T15:40:59Z No. of bitstreams: 1 2015 - Fabrício Darley Paixão Fernandes.pdf: 4549100 bytes, checksum: 827300e7f144c61ff323497c5b3f741d (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2020-01-02T15:40:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015 - Fabrício Darley Paixão Fernandes.pdf: 4549100 bytes, checksum: 827300e7f144c61ff323497c5b3f741d (MD5) Previous issue date: 2015-03-26eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015 - Fabrício Darley Paixão Fernandes.pdfFabrício Darley Paixão Fernandes4.44 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.