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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12294
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Castro, Márcio Getúlio Prado de | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T02:05:11Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T02:05:11Z | - |
dc.date.issued | 2015-03-30 | |
dc.identifier.citation | CASTRO, Márcio Getúlio Prado de. Os saberes matemáticos tradicionais utilizados nas comunidades agrícolas nos municípios de Porto Grande e Pedra Branca do Amaparí no estado do Amapá. 2015. 59 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12294 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho visa provocar reflexões sobre os desafios da Educação Matemática a partir dos saberes matemáticos tradicionais usados pelos agricultores e suas medidas agrícolas nãoconvencionais na cultura do abacaxi nos municípios Pedra Branca do Amaparí e de Porto Grande, no Estado do Amapá, Brasil. Para isso foram analisados os conhecimentos matemáticos no âmago do contexto sociocultural a que esses sujeitos pertencem. Buscou-se analisar os fatos à luz dos estudos de D’Ambrosio e Knijnik, visto que os estudos desses pesquisadores concebem a Educação Matemática como uma prática mais humanizada para o pleno exercício da cidadania. A coleta dos dados foi feita a partir de observações, visita in loco e conversas com os agricultores. Os resultados obtidos apontam uma unidade de medida agrícola não convencional particular utilizada há muitas décadas nessas regiões do estado do Amapá. Foi detectado que o conjunto de conhecimento pertencente a estes agricultores foi desenvolvido a partir de suas vivências, nas quais estão inseridos conceitos, cálculos, medidas e operações matemáticas que, somados a conhecimentos convencionais e ao contexto sociocultural, podem ser utilizados como caminhos para uma educação matemática mais viva. | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação Matemática | por |
dc.subject | Etnomatemática | por |
dc.subject | Agricultores de Abacaxi | por |
dc.subject | Mathematics education | eng |
dc.subject | Ethnomathematics | eng |
dc.subject | Pineapple farmers | eng |
dc.title | Os saberes matemáticos tradicionais utilizados nas comunidades agrícolas nos municípios de Porto Grande e Pedra Branca do Amaparí no estado do Amapá | por |
dc.title.alternative | The traditional mathematical knowledge used in agricultural communities in the municipalities of Porto Grande and Pedra Branca do Amaparí in the state of Amapá | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | This work aims to provoke reflections about the challenges of Mathematics Education from the traditional mathematical knowledge used by farmers and their non-conventional agricultural measures regarding the pineapple crop in the municipalities of Porto Grande and Pedra Branca do Amaparí in Amapá state in Brazil. For this purpose the mathematical knowledge at the heart of socio-cultural context to which these individuals belong was analyzed. It was sought to examine the facts in the light of studies of D'Ambrosio and Knijnik, as the studies of these researchers conceive mathematics education as a more humane practice to the full exercise of citizenship. The data collection was made from observations, on-site visit and dialogues with the farmers. The results indicate a unit of particular nonconventional agricultural measure used for many decades in these regions of the state of Amapá. It was detected that the body of knowledge owned by these farmers was developed from their experiences, in which are embedded concepts, calculations, measurements and mathematical operations, which added to conventional knowledge and socio-cultural context, can be used as ways for a more alive mathematics education | eng |
dc.contributor.advisor1 | Nascimento, Eulina Coutinho Silva do | |
dc.contributor.advisor1ID | 646.919.007-30 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4832316123512245 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Mattos, José Roberto Linhares de | |
dc.contributor.advisor-co1ID | 549.417.927-34 | por |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1508772914490157 | por |
dc.contributor.referee1 | Pereira, Pedro Carlos | |
dc.contributor.referee2 | Villela, Lucia Maria Aversa | |
dc.creator.ID | 634.920.592-87 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2160175944648658 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Agronomia | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola | por |
dc.relation.references | AMAPÁ. Prefeitura Municipal de Porto Grande. Programa Municipal de Educação Ambiental. Secretaria Municipal de meio ambiente, 2010. Amapá (Estado). Dados sobre o estado do Amapá - municípios. Disponível em: http://www.portal.ap.gov.br/pagina.asp?id_pagina=536. Acesso em: 15 de Jul. de 2014. Amapá (Estado). Dados sobre o estado do Amapá - municípios. Disponível em: http://www.portal.ap.gov.br/pagina.asp?id_pagina=537. Acesso em: 15 de Jul. de 2014. BIEMBENGUT, M. S. Modelagem e Etnomatemática: Pontos (In)comuns. In: Anais do Primeiro Congresso Brasileiro de Etnomatemática-CBEm1. FE-USP. São Paulo. P 132-141. 2000. BRASIL. Constituição. Constituição da República Federativa do Brasil., de 05 de outubro de 1988 (com a redação atualizada). BRASIL.. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF. 1997 CARVALHO, João Bosco Pitombeira de. “O que é Educação Matemática?” Temas & debates, ano IV, nº 3, 1991, pp 17-26. DIRK J. Struik publicado em 1942, na revista Science and Society, sob o título “On the sociology of mathematics” (Sociologia da Matemática) - artigo História, filosofia e sociedade da educação matemática- Antônio Miguel – Universidade Estadual de Campinas. D'AMBROSIO, U. Educação para uma Sociedade em Transição, Papirus Editora, Campinas, 1999. ____. Etnomatemática. Arte ou técnica de conhecer e Aprender. Editora Ática, São Paulo, 1990. ____. Etnomatemática - elo entre as tradições e a modernidade. Ed. Autêntica. Belo Horizonte: 2005 ____. Transdisciplinaridade. Editora Palas Athena, São Paulo, 1997. Escola Família Agrícola. Alternância com Pré-adolescente/ Equipe Pedagógica dos CEFFA’S do Brasil. Brasília: União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil, 2008. FILHO, Aderaldo Batista Gazel. Recomendações Técnicas para o Cultivo do Abacaxizeiro (Ananascomosus) no Amapá. Recomendações Técnicas. N° 09, Jan./2000, p.1-4. Embrapa-Ap. ISSN 1517-4085. GIMONET, Jean-Claude. Praticar e compreender a Pedagogia da Alternância dos CEFFA’S. Petrópolis, RJ: Vozes. GRUPO TEM. Sociologia da matemática. Cadernos de Educação e Matemática Cadernos de Educação e Matemática Cadernos de Educação e Matemática, Lisboa, n. 3, 1998. KNIJNIK, G., WANDERER, F., GIONGO, I.M. & DUARTE, C.G. (2012). Etnomatemática em movimento. Belo Horizonte: Autêntica editora. 59 Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional Brasília: Senado Federal, 2000. MATTOS, J.R.L. & BRITO, M.L.B. (2012). Agentes rurais e suas práticas profissionais: elo entre matemática e Etnomatemática. Ciência & Educação, 18 (4), 965-980. MIGUEL, Antônio. História, filosofia e sociologia da educação matemática na formação do professor: um programa de pesquisa. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 1, p. 137-152, jan./abr. 2005 PAIS, Luiz Carlos. Introdução. In: MACHADO, Silvia Dias A. Educação Matemática: uma introdução. 2ª ed. São Paulo: EDUC, 2002b, 9-12. (PCN, 1997, p. 19). PARECER CNE/CEB nº1/2006. Dias letivos para a aplicação da Pedagogia de Alternância nos Centros Familiares de Formação por Alternância (CEFFA) PARECER CNE/CEB nº 36/2001, Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo PERGHER. Simoni; Moraes. Vitor de. Contribuições da matemática na perspectiva da Etnomatemática da educação do campo nas aulas do EJA , ANALECTA Guarapuava, Paraná v.12 n. 1 p. 71 - 91 jan./jun. 2011/2014 SANCHES, Nilton Fritzons. MATOS, Aristóteles Pires de. Abacaxi: O produtor pergunta, a Embrapa responde – 2ª ed. rev. E ampl. – Brasília, DF: Embrapa, 2013. 196 p.: il. Color: 16 cm x 22 cm. – (Coleção 500 Perguntas, 500 Respostas). UNIÃO NACIONAL DAS ESCOLAS FAMÍLIAS DO BRASIL. Pedagogia da Alternância: Alternância e desenvolvimento. 2ª edição. Salvador: Cidade gráfica, 1999. VERGANI, Teresa. Educação Etnomatemática: O que é? Pandoras Edições, Lisboa, 2000 Paris: AIMFR – ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DOS MOVIMENTOS FAMILIARES DE FORMAÇÃO RURAL, 2007. RESOLUÇÃO Nº 2, DE 28 DE ABRIL DE 2008. Estabelece diretrizes complementares, normas e princípios para o desenvolvimento de políticas públicas de atendimento da Educação Básica do Campo. GOVERNO DO ESTADO AMAPÁ. Síntese de informações socioeconômicas do município de Porto Grande – AP. [Panfleto Impresso]. 2011 ____. Código Ambiental do município de porto Grande - AP. 2010 | por |
dc.subject.cnpq | Educação | por |
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