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dc.contributor.authorSilva, Alex Sandro Siqueira da
dc.date.accessioned2023-12-22T02:05:19Z-
dc.date.available2023-12-22T02:05:19Z-
dc.date.issued2013-08-26
dc.identifier.citationSILVA, Alex Sandro Siqueira da. A utilização de softwares educativos pelos professores do campus Fronteira Oeste do Instituto Federal de Mato Grosso: possibilidades para a sala de aula. 2013. 81 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2013.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12302-
dc.description.abstractA presença das novas tecnologias de informação e comunicação (NTICs) no ambiente escolar, destacando-se o computador e o software educativo como seus protagonistas, é uma realidade que não pode ser ignorada. Mas qual papel tem sido desempenhado por essas tecnologias? Que diferencial têm representado para o processo ensino-aprendizagem? O presente trabalho de pesquisa foi desenvolvido no sentido de promover discussões e reflexões sobre questões dessa natureza, tomando como lócus investigado o Campus Fronteira Oeste do Instituto Federal de Mato Grosso, observando-se as percepções que seus professores têm sobre a utilização de softwares educativos na sala de aula. A construção da pesquisa se caracterizou por uma abordagem qualitativa para analisar os dados resultantes de um levantamento de campo realizado junto aos professores investigados, valendo-se, para tanto, de um referencial teórico de suporte que permitiu a condução, dentre outras, de análises sobre os paradigmas educacionais, sobre a aplicação de tecnologias à educação, sobre a história da informática educativa no Brasil, sobre as classificações dos diferentes tipos de softwares educativos, sobre as particularidades da educação profissional da Instituição investigada e sobre a questão da formação de professores. A discussão central desse trabalho se alinha com a ideia de que os softwares educativos – e as demais tecnologias educativas – não devem ser percebidos sob a perspectiva de responsáveis por resolver os atuais problemas educacionais, mas sim sob o prisma de parceiros intelectuais dos alunos e professores, instrumentos, enfim, que atrelados às propostas pedagógicas constituem importantes aliados na complexa tarefa de ensinoaprendizagem.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectParadigmas Educacionaispor
dc.subjectEnsino-aprendizagempor
dc.subjectSoftware Educativopor
dc.subjectEducational Paradigmseng
dc.subjectTeaching-learningeng
dc.subjectEducational Softwareeng
dc.titleA utilização de softwares educativos pelos professores do campus Fronteira Oeste do Instituto Federal de Mato Grosso: possibilidades para a sala de aulapor
dc.title.alternativeThe use of educational software by teachers at the Fronteira Oeste campus of the Federal Institute of Mato Grosso: possibilities for the classroomeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe presence of new information and communication technologies in the school environment, especially the computer and educational software, is a reality that cannot be ignored. But what role have these technologies played? What differences have they made in the teachinglearning process? This research study was developed to encourage discussion and reflection on matters of this nature and was carried out at the Fronteira Oeste Campus of the Federal Institute of Mato Grosso. The study focused on the perceptions that teachers at this institution have of the use of educational software in the classroom. The study employed a qualitative approach to analyze data collected in a field study involving teachers and made use of a theoretical framework to facilitate an examination of issues that included the educational paradigms, the application of technologies in education, the history of educational information technologies in Brazil, the classification of different educational software, the characteristics of professional education within the institution studied and the qualification of teachers. The main discussion of this study centers around the notion that educational software and other educational technology should not be perceived as the solution to today’s educational challenges, but rather as intellectual partners of students and teachers. In other words, they should be seen as instruments that, when combined with pedagogical proposals, become important allies in the complex task of teaching-learning.eng
dc.contributor.advisor1Sanchez, Liliane Barreira
dc.contributor.advisor1ID989.914.697-87por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7875754985048131por
dc.contributor.referee1Gouvea, Fernando Cesar Ferreira
dc.contributor.referee2Nascimento, Giovane do
dc.creator.ID808.526.531-15por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7114264833252994por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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