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dc.contributor.authorPereira, Herika Renally Silva
dc.date.accessioned2023-12-22T02:05:23Z-
dc.date.available2023-12-22T02:05:23Z-
dc.date.issued2013-09-13
dc.identifier.citationPEREIRA, Herika Renally Silva. História de vida de uma aluna com baixa visão: construção de itinerários de aprendizagem em Cursos Técnicos Agrícolas. 2014. 94 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12306-
dc.description.abstractEsta pesquisa buscou caracterizar os itinerários de aprendizagem de uma aluna com baixa visão em cursos técnicos agrícolas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT Campus Cáceres. Fundamentados em autores como Bardin (2011), Bruner (1997, 2001), Cyrulnik (2009) e Glat (2009), para alcançar tal objetivo partimos da análise da história de vida desta aluna, coletada por meio de dois relatos. No que diz respeito à compreensão da baixa visão, nos apoiamos em estudiosos como Amiralian (2004, 2009) Caiado (2006, 2011) e Gasparetto (2007, 2008). A pesquisa, de cunho qualitativo, é um estudo de caso, do qual eclodiram sete categorias de análise, que nos levaram a reflexões sobre aspectos como: atendimento médico, estudo, família, direitos das pessoas com deficiência e marcas emocionais e acadêmicas do IFMT Campus Cáceres. Sobressaiu-se na nossa análise o processo de resiliência que a aluna com baixa visão vivencia constantemente, construído a partir de características próprias e da influência de seu entorno.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Inclusivapor
dc.subjectHistória de vidapor
dc.subjectNarrativapor
dc.subjectDeficiência visualpor
dc.subjectBaixa visãopor
dc.subjectEducação agrícolapor
dc.subjectInclusive Educationeng
dc.subjectLife Historyeng
dc.subjectNarrativeeng
dc.subjectVisual disabilityeng
dc.subjectlow vision;eng
dc.subjectAgricultural Educationeng
dc.titleHistória de vida de uma aluna com baixa Visão: construção de itinerários de aprendizagem em Cursos Técnicos Agrícolas.por
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis study aimed to characterize the learning program of a student with low vision in Agricultural Technicians Courses Federal Institute of Education, Science and Technology thick bush - IFMT Campus Cáceres. Based on authors like Bardin (2011), Bruner (1997, 2001), Cyrulnik (2009) and Glat (2009), to achieve this we start from the analysis of the life history of this student, collected through two reports. As regards the understanding of low vision, we rely on scholars as Amiralian (2004), Caiado (2006, 2011) and Gasparetto (2007, 2008). The research, in a qualitative way, is a case study, which erupted seven categories of analysis that led to reflections on aspects such as: medical care, study, family, rights of persons with disability and emotional and academic marks the IFMT Campus Cáceres. Stands out in our analysis the process of resilience that the student with low vision, experiences constantly constructed from characteristics and influences of their surroundings.eng
dc.contributor.advisor1Naiff, Denis Giovani Monteiro
dc.contributor.advisor1ID395.476.632-91por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7130312932739910por
dc.contributor.advisor-co1Marques, Valéria
dc.contributor.advisor-co1ID755.841.587-04por
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5123633584695574por
dc.contributor.referee1Damasceno, Alan Rocha
dc.contributor.referee2Alves, Priscia Pires
dc.creator.ID024.915.234-77por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2225244552538999por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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