Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12309
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCampos, Arnaldo Gonçalves de
dc.date.accessioned2023-12-22T02:05:26Z-
dc.date.available2023-12-22T02:05:26Z-
dc.date.issued2013-05-22
dc.identifier.citationCAMPOS, Arnaldo Gonçalves de. Análise da formação de alunos do curso agronomia do IFMT- Campus Campo Novo do Parecis: um estudo de caso sobre a interface com a Agroecologia. 2013. 55 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2013.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12309-
dc.description.abstractA grande maioria das instituições de ensino agrícola, no Brasil, tem formado profissionais com um perfil fortemente vinculado aos princípios da agricultura industrial, que é alicerçada na agroquímica, na mecânica agrícola, na biotecnologia e no uso de energia não renovável. Entretanto, esse modelo tem sido amplamente questionado, tendo em vista o fato de ele ter seu foco na maximização de lucros, restringindo as dimensões sociais, éticas, culturais, bem como as questões ambientais. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo analisar a formação de acadêmicos do curso de agronomia do IFMT – Campus Campo Novo do Parecis e sua interface com a Agroecologia, buscando identificar as percepções do tema para a vida profissional. A pesquisa foi desenvolvida de julho a dezembro de 2011. Inicialmente, os dados sobre a origem e perfil vocacional foram coletados em 24 alunos do 6º semestre. A metodologia utilizada foi o “Grupo de Estudos”, com atividades alternadas entre discussões teóricas e experiências de campo sobre o tema Agroecologia. Após um convite a turma, o ingresso dos alunos aconteceu por adesão voluntária, sendo o grupo constituído por cinco deles que participaram de todas as etapas da pesquisa. Para as discussões teóricas, o grupo de estudos se reunia em sala de aula uma vez por semana. As atividades de campo, por sua vez, foram realizadas em área experimental, com diversas ações de base agroecológica. Os instrumentos utilizados na coleta de dados foram: a) análise documental (plano de curso e matriz curricular); b) questionário; c) entrevista; e d) observação participante. O tipo de investigação adotada foi exploratória, descritiva e explicativa com uma abordagem que mescla os métodos quantitativos e qualitativos. Como estratégia de pesquisa, foi adotada o estudo de caso. Os resultados revelaram que a maioria dos pesquisados possui vínculo com o meio agrário, e que todos já tinham uma vaga noção sobre a Agroecologia. Entretanto, na maioria dos casos, essas concepções não eram bem definidas, chegando até mesmo a serem distorcidas. A experiência no grupo de estudos despertou a motivação dos alunos pela proposta agroecológica, tanto nas atividades teóricas como nas práticas de campo, ficando claro que houve uma boa aceitação da Agroecologia enquanto disciplina. Os indícios da incorporação desses conhecimentos foram constatados por relatos e observações sobre a atitude desses alunos no ambiente escolar e na comunidade ao entorno. Quanto à percepção da experiência para a sua formação profissional, a possibilidade de aliar “o aumento da produtividade à sustentabilidade”, foi apontada pelos alunos como um dos principais desafios para a agricultura do futuro. Evidenciou-se ainda a falta de conhecimentos para o enfrentamento desses desafios, e que os saberes agronômicos pertinentes à Agroecologia apresentam-se como lacunas na formação destes graduandos.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino agrícolapor
dc.subjectCurso de agronomiapor
dc.subjectAgroecologiapor
dc.subjectAgricultural educationeng
dc.subjectAgronomy Courseeng
dc.subjectAgroecologyeng
dc.titleAnálise da formação de alunos do curso agronomia do IFMT- Campus Campo Novo do Parecis: um estudo de caso sobre a interface com a Agroecologiapor
dc.title.alternativeAnalysis of agronomy students` formation in IFMT- Campus Campo Novo does Parecis: a case study on the interface with the Agroecologyeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherIn Brazil, the vast majority of agricultural education institutions has trained professionals framed into the principles of industrial agriculture, based in agrochemicals, mechanized agriculture, biotechnology and the use of non-renewable energy. However, this pattern has been widely questioned, considering the fact that it is focused on profit maximization, restricting social, ethical, cultural and environmental issues. In this context, this study aimed to analyze IFMT - Campus Campo Novo do Parecis agronomy students` formation and its interface with Agroecology, searching to identify the perceptions of such subject in their professional life. The research was conducted from July to December 2011. Initially, data about origin and vocational profile were collected on 24 students of 6th semester. We used "Study Group" methodology, alternating activities from theoretical discussions to field experiences about Agroecology theme. Students enrollment happened voluntary, after an invitation to the class. The group was consisted of five students who participated in all stages of research. The study group met once a week in the classroom for theoretical discussions. In addition, field activities based in agroecology were conducted in the experimental area. The instruments used to collect data were: a) document analysis (school program and curriculum) b) questionnaire c) interview and d) participant observation. The research type used was exploratory, descriptive and explanatory combining quantitative and qualitative approach. The research design adopted was case study. The results showed that the majority of students are connected with the agrarian environment, and all of them had a vague notion about Agroecology. However, in most cases, these concepts were not well defined, reaching even to be distorted. The experience in the study group encourages students about agroecological proposal, both in theoretical activities and the field practices. It makes clear that there was a good acceptance of agroecology as a discipline. Evidences of such knowledge incorporation were verified by reports and behavioral observation in school environment and surrounding community. Regarding the experience perception as professional training, the possibility of combining "increased productivity to sustainability", was appointed by the students as one of the main challenges for agriculture in the future. It was also evident the lack of knowledge to face these challenges, and that the relevant agronomy knowledge about Agroecology appear as gaps in the training of these graduates.eng
dc.contributor.advisor1Sanchez, Sandra Barros
dc.contributor.advisor1ID858.512.137-87por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5592332884126912por
dc.contributor.advisor-co1Albino, Sirlei de Fátima
dc.contributor.referee1Vasconcellos, Marco Antonio da Silva
dc.contributor.referee2Rangel, Mary
dc.creator.ID804.311.001-87por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5051733606836672por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesALTIERI, M. A Dinâmica produtiva da agricultura sustentável. 5. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. ANDRÉ, M. E. D. A. Etnografia da prática escolar. 16 ed. Campinas, SP: Papirus, 2009. AQUINO, A. M.; ASSIS, R. L. Agroecologia: princípios e técnicas para uma agricultura orgânica sustentável. Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica, 2005. 517p. ARAÚJO, M. J. Fundamentos do agronegócio. São Paulo: Atlas, 2003. BARRETO, S.; GARÇÃO, E. S. Homem e natureza: o lugar paradigmático do princípio ético de Hans Jonas na Educação Ambiental. Pesquisa em Educação Ambiental, v. 5, n. 1, p. 97-113, 2010. BICA, G. S. et al. Educação e Agroecologia: caminhos que se completam. Ver. Bras. De Agroecologia. v. 2 n. 2, out. 2007 BONILLA, J. A. Agricultura ecológica, ciência e ética. In MICKLÓS, A. A. de W. (Coord.). Agricultura biodinâmica, a dissolução entre o homem e a natureza: reflexos no desenvolvimento humano. São Paulo: Antroposófica, 2001. p. 160 a 172. Trabalho apresentado na 4ͣ Conferência Brasileira de Agricultura Biodinâmica, São Paulo. CAPORAL, F. R.; COSTABEBER, J. A. Agroecologia: alguns conceitos e princípios. Brasília: MDA/SAF/DATER-IICA. 2004 CAPORAL, F. R.; COSTABEBER J. A; PAULUS, G. Agroecologia: matriz disciplinar ou novo paradigma para o desenvolvimento rural sustentável. Brasília (DF), Abril de 2006. CAPORAL, F. R.; COSTABEBER J. A. Agroecologia: alguns conceitos e princípios. Brasília: MDA/SAF/DATER-IICA, 2007. CAVALET, V. J. A Formação do engenheiro agrônomo em questão: a expectativa de um profissional que atenda as demandas sociais do século XXI. 1999. 133p. (Tese de Doutorado). USP, São Paulo, 1999. COSTA, M. B. B. Formação superior em Agroecologia: a experiência da Universidade Federal de São Carlos. PROGRAD/UFSCAR. Projeto político-pedagógico de bacharelado em Agroecologia. São Carlos: Centro de Ciências Agrárias, agosto de 2007. 132 p. Mimeo. FERRETI, C. J. et al. Novas tecnologias, trabalho e educação: um debate multidisciplinar. Rio de Janeiro: Vozes, 1996. FLICK , U. Introdução à pesquisa qualitativa. 3 ed. Porto Alegre: Artemed, 2009. GADOTTI, M. Pedagogia da terra: Ecopedagogia e educação sustentável. 5 ed. São Paulo: Editora Peirópolis, 2000. 46 GIL, A. C. Como Elaborar projetos de pesquisa. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2010. GLIESSEMAN, S. R. Agroecologia: processos ecológicos em agricultura sustentável. 3. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2005. GLIESSEMAN, S. R. Agroecologia: processos ecológicos em agricultura sustentável. 4. ed. Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS, 2009. 658p. JACOBI, P. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, n. 118, p. 189-205, mar./2003. JESUS, E. L. Perfil do profissional para atuar em Agroecologia: um novo desafio às escolas de ciências agrárias. In: Federação dos estudantes de agronomia do Brasil. Formação profissional do agrônomo. Cruz das Almas: FEAB/CONFEA, 1996. _________. LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei nº 9.394, de 1996. Brasília: Subsecretaria de Edições técnicas, 1997. HOBBELINK, Honk. Biotecnologia – Muito além da revolução verde: desafio ou desastre. Porto Alegre: AGE, 1990. _________. Plano de Desenvolvimento Institucional. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso. 2009. _________. Plano de Curso de Agronomia. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso – Campus: Campo Novo do Parecis. Outubro de 2008. MAIA, V. M; ALEXANDRE, R. S.; SILVA, R. G. Desafios à formação do profissional em ciências agrárias. Revista Educação Agrícola Superior. Publicação da Associação Brasileira de Educação Agrícola Superior. ABEAS . v. 21, n. 01, 2006. MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2010. MEDEIROS, J. B. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. 11 ed. São Paulo: Atlas, 2009. MORIN, E. A Cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 8 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. 128p. OLIVEIRA, M. M. de. Como Fazer projetos, monografias, dissertações e teses. 5 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. PACIFICO, D. A. PGDR/UFRG. Agroecologia e Educação: algumas reflexões, Revista Brasileira de Agroecologia/out. 2007, v. 2 n. 2. PADOVAN, M. P. et al. Agroecologia em Mato Grosso do Sul: Princípios, Fundamentos e Experiências. Dourados: Embrapa Agropecuária Oeste, 2005. 47 RAVEN, P. H.; EVERT, R. F.; EICHHORN, S. E. Biologia Vegetal. 6 ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S.A. 2001. SARANDÓN, S. J. Incorporando el enfoque agroecológico en las Instituciones de Educación Agrícola Superior: la formación de profesionales para una agricultura sustentable. Revista Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, Porto Alegre, v. 3, n. 2, p. 40-49, abr./jun. 2002. SILVA, M. R. A Formação do técnico em agropecuária do Colégio Agrícola Nilo Peçanha CANP/RJ: um estudo de caso sobre a interface com a Agroecologia. 2009. 114p. (Dissertação de Mestrado). UFRRJ, Seropédica/RJ, 2009. SILVEIRA FILHO, J.; SALES, F. J. M. de; HAGUETTE, A. A Sustentabilidade da agricultura e o projeto formativo no curso de agronomia da Universidade Federal do Ceará. Revista Extensão Rural, DEAER/PPGExR – CCR – UFSM, Ano XVIII, nº 21, jan./jun. de 2011. SOARES, A. M. D.; BRAGA, A. M. Formação Profissional e Demandas Sociais. Revista Educação Agrícola Superior, Brasília: ABEAS, Edição Especial, 1997. ULRICH, E. R. Contabilidade rural e perspectivas da gestão no agronegócio. Revista de Administração e Ciências Contábeis do IDEAU - ISSN 1809-6212 - v. 4, n. 9, jul./dez. 2009, Semestral. YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3 ed. Porto Alegre: Bookman, 2005. YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010. ZAMBERLAM, J.; FRONCHETI, A. Agricultura Ecológica: preservação do pequeno agricultor e do Meio Ambiente. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/14478/2013%20-%20Arnaldo%20Gon%c3%a7alves%20de%20Campos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/17486/2013%20-%20Arnaldo%20Gon%c3%a7alves%20de%20Campos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/23748/2013%20-%20Arnaldo%20Gon%c3%a7alves%20de%20Campos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/30132/2013%20-%20Arnaldo%20Gon%c3%a7alves%20de%20Campos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/36544/2013%20-%20Arnaldo%20Gon%c3%a7alves%20de%20Campos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/42892/2013%20-%20Arnaldo%20Gon%c3%a7alves%20de%20Campos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/49328/2013%20-%20Arnaldo%20Gon%c3%a7alves%20de%20Campos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/55750/2013%20-%20Arnaldo%20Gon%c3%a7alves%20de%20Campos.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3472
dc.originais.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2020-04-29T15:29:35Z No. of bitstreams: 1 2013 - Arnaldo Gonçalves de Campos.pdf: 1303046 bytes, checksum: e6eccfe86f60794c9a417b6b0edc6237 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2020-04-29T15:29:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013 - Arnaldo Gonçalves de Campos.pdf: 1303046 bytes, checksum: e6eccfe86f60794c9a417b6b0edc6237 (MD5) Previous issue date: 2013-05-22eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013 - Arnaldo Gonçalves de Campos.pdf2013 - Arnaldo Gonçalves de Campos1.27 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.