Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12318
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Filipin, Sergio Divino | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T02:05:35Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T02:05:35Z | - |
dc.date.issued | 2013-03-21 | |
dc.identifier.citation | FILIPIN, Sérgio Divino. Instrumento para práticas interdisciplinares: recuperação da Mata Atlântica em área degradada de nascentes no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFS (Campus São Cristóvão). 2013. 55 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2013. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12318 | - |
dc.description.abstract | O objetivo desta dissertação foi avaliar como a implantação do projeto – Recuperação da Mata Atlântica em Área Degradada de Nascentes – pode auxiliar no desenvolvimento de atividades aplicadas ao ensino, que promovam a construção do conhecimento na perspectiva interdisciplinar. Como também, faz-se um acompanhamento sobre as atividades de ensino por meio da metodologia de projetos como recurso didático nos processos formativos do curso técnico em agropecuária; e analisar a utilização desta abordagem como ferramenta de maior integração entre diferentes disciplinas, que abordam estudos sobre questões ambientais. A metodologia utilizada foi a qualitativa, na perspectiva da pesquisa participativa. Foram reunidos quinze discentes da disciplina mecanização agrícola, divididos em dois grupos: alunos residentes na zona urbana; alunos residentes na zona rural. Foi realizada uma entrevista, ao final da pesquisa para avaliação dos conhecimentos adquiridos pelos alunos sobre os temas: educação, degradação e restauração ambiental. Também foram ouvidos docentes de diferentes disciplinas do currículo do curso, que se posicionaram acerca de suas percepções sobre a questão ambiental e sobre as possibilidades de práticas pedagógicas interdisciplinares. Como campo d estudo, elegemos uma área de aproximadamente 5 hectares, localizado no povoado Quissamã (SE).que tinha sido explorada para retirada de minérios e que necessita de interseção humana para que seja iniciado seu processo de restauração. | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação profissional agrícola | por |
dc.subject | Meio ambiente | por |
dc.subject | Interdisciplinaridade | por |
dc.subject | Professional education in agriculture | eng |
dc.subject | Environment | eng |
dc.subject | Interdisciplinarity | eng |
dc.title | Instrumento para práticas interdisciplinares: recuperação da Mata Atlântica em área degradada de nascentes no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFS (Campus São Cristóvão) | por |
dc.title.alternative | Tool for interdisciplinary practices: Atlantic Forest restoration in degraded areas of springs at the Federal Institute of Education, Science and Technology - IFS (Campus São Cristóvão) | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | The aim of this work was to evaluate how the implementation of the project - Recovery of Atlantic Forest in Degraded Areas of Headwaters - can assist in the development of activities applied to education, to promote the construction of knowledge in an interdisciplinary perspective. Moreover, developing the project together with students, follow up on the teaching activities through design methodology as a teaching resource in the formative processes of the technical course in agriculture and to analyze the use of this approach as a tool for greater integration between different disciplines, studies that address environmental issues. The methodology was qualitative, from the perspective of participatory research. Were gathered fifteen students in agricultural education, divided into two groups: Group 1 - students living in urban areas, and 2 group - students residing in rural areas. Interviews were held at the end of the study to evaluate the knowledge acquired on the themes: education, environmental degradation and restoration. Were also heard teachers from different disciplines of the course curriculum, which were positioned on their perceptions about environmental issues and the possibilities of interdisciplinary teaching practices. The study area is located in the village Quissamã, owns approximately 05 hectares, an area that was explored with the removal of minerals, and that requires human intervention so that it starts the process of restoring the same. | eng |
dc.contributor.advisor1 | Soares, Ana Maria Dantas | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3776117532043539 | por |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, Lia Maria Teixeira | |
dc.contributor.referee2 | Arruda, Maria da Conceição Calmon | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1588251453124946 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Agronomia | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola | por |
dc.relation.references | ARAUJO, G. S. Gestão ambiente de áreas degradadas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005. BOMFIM, A. A. A trajetória profissional dos egressos do curso técnico em agropecuária da EAF de São Cristovão-SE. 2008 – 73 f.. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008. BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A pergunta a várias mãos: a experiência da pesquisa no trabalho do educador. São Paulo: Cortez, 2003. BRUSCHI, D. M.; PEIXOTO, Mônica M.C. Extração de areia e cascalho e argila. Belo Horizonte: Fundação Estadual do Meio Ambiente, 1997. FAZENDA, Ivani. Interdisciplinaridade: um dicionário em construção. São Paulo: Cortez, 2001. FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: História, Teoria e Pesquisa. Campinas, São Paulo: Papirus, 2009.16ª. ed. Coleção Magistérios Formação e trabalho pedagógico. FERREIRA, N. P. Ecopedagogia e Cultura da Sustentabilidade Frente à Globalização. Disponível em: http://www.webartigos.com/articles/7841/1/Ecopedagogia-e-Cultura-daSustentabilidade-Frente-a-Globalizacao/pagina1.html. Acesso em: 15/06/2011, às 20:00. GADOTTI, M. Pedagogia da terra: Ecopedagogia e educação sustentável. São Paulo: Fundação Peiropolis, 2005. p. 24. _________ Ecopedagogia e educação para a sustentabilidade. Disponível em: http://www.biologia.ufrj.br/ereb-se/artigos/ecopedagogia_e_educacao.pdf. Acesso em: 19/06/ 2011, às 22:30. FIRKOWSKI, C. 1990. O hábitat para a fauna. Anais do 6º Congresso Florestal Brasileiro, Campos do Jordão p. 139 – 144. GADOTTI, M.; GUTIÉRREZ, F. (Org). Educação comunitária e educação popular. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1999. 54 GUTIERREZ, F.; PRADO, C. Ecopedagogia e cidadania planetária, São Paulo: IPF/ Cortez, 1998. p. 21. JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976. LUCK, H. Pedagogia Interdisciplinaridade: fundamento teórico-metodológica. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994. MORIN, E. e KERN, A. B. Terre-Patrie. Paris, Seuil, 1993. NOGUEIRA, N. R. Pedagogia dos Projetos: uma jornada rumo ao desenvolvimento das múltiplas inteligências. 7. ed. São Paulo: Érica, 2007. PORTO, Maria de Fátima M. M. Educação Ambiental: conceitos básicos e instrumentos de ação (Manual de Saneamento e Proteção Ambiental para os Municípios). Belo Horizonte: Fundação Estadual do Meio Ambiente, DESA/UFMG, 1996. REIS, A.; Nakazono, E.M.; Zambonin, R.M. Recuperação De Áreas Florestais Degradadas Utilizando a Sucessão e as Interações Planta-Animal. Reserva da Biosfera da Mata Atlântica- MAB – UNESCO. Caderno n. 14. São Paulo, 1999. SOARES, A. M. D. Política educacional e configurações dos currículos de formação de técnicos em agropecuária, nos anos 90: regulação ou emancipação?. 2003 – 252 f.. Tese (Pós-Doctor em Desenvolvimento, agricultura e sociedade) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2003. SOARES, A. M. D. & OLIVEIRA, L. M. T. Educação, formação profissional e perspectivas de desenvolvimento: os desafios para a construção de redes socioambientais. In: SOARES, A. M. D. & PAULA, L. A. L. Educação, pesquisa extensão: confluências interdisciplinares. Rio de Janeiro: Quartet, 2010. SOARES, A. M. D. et al. Universidade e Educação Ambiental: desafios e perspectivas na formação de professores. In: Anais do V ENANPPAS. Florianópolis, 2010. VIANA, A. C. M. Uma Experiência pedagógica interdisciplinar: implantação de um núcleo de estudos em apicultura no IFS - campus são Cristóvão. 2010 – 78 f.. Dissertação 55 (Mestrado em Educação Agrícola) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010. ZANON, S. R. T. Interdisciplinaridade aplicada à educação agrícola: a relação entre o discurso e a prática no colégio técnico agrícola Ildefonso Bastos Borges – RJ. 2009 – 73 | por |
dc.subject.cnpq | Educação | por |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/60878/2013%20-%20Sergio%20Divino%20Filipin.pdf.jpg | * |
dc.originais.uri | https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3672 | |
dc.originais.provenance | Submitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2020-06-24T14:56:45Z No. of bitstreams: 1 2013 - Sergio Divino Filipin.pdf: 13319412 bytes, checksum: 85020038ea04ee393175a778f29e50d2 (MD5) | eng |
dc.originais.provenance | Made available in DSpace on 2020-06-24T14:56:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013 - Sergio Divino Filipin.pdf: 13319412 bytes, checksum: 85020038ea04ee393175a778f29e50d2 (MD5) Previous issue date: 2013-03-21 | eng |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação Agrícola |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2013 - Sergio Divino Filipin.pdf | 1.23 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.