Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12322
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Maria da Penha Tresena da.
dc.date.accessioned2023-12-22T02:05:39Z-
dc.date.available2023-12-22T02:05:39Z-
dc.date.issued2015-11-19
dc.identifier.citationSilva, Maria da Penha Tresena da.. Saberes Docentes na Educação Profissional: uma pesquisa autobiográfica no Instituto Federal do Espírito Santo.. 2015. [73 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12322-
dc.description.abstractEste estudo está articulado à educação profissional, especialmente, à formação de professores que atuam nessa modalidade de ensino, no campus Serra do Instituto Federal do Espírito Santo e apresenta como objetivo geral: identificar quais os aspectos da constituição de ser professor da educação profissional e os saberes docentes que influenciam esse processo. Como orientação teórica, baseio-me nos estudos de Burnier e Garilgio (2010), Franco (2008), Nóvoa (1992; 2011), Imbernón (2011), Josso (2004; 2007), Silva e Maia (2014), Freire (1970; 2003), Nóvoa e Finger (1988), Souza (2004; 2007), entre outros. Para tanto, optou-se, pela pesquisa qualitativa baseada na história de vida com uma abordagem narrativa autobiográfica como orientação teórico-metodológica. Essa abordagem possibilitou a investigação dos saberes, os processos de constituição docente do professor da educação profissional, enfatizando a singularidade das histórias narradas por sujeitos históricos e socialmente situados. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas semi-estruturadas e relatos escritos pelos professores. Participaram da pesquisa professores e professoras dos cursos Técnicos em Automação Industrial e em Informática do Instituto Federal do Espírito Santo, campus Serra. Os resultados da pesquisa apontam que os entrevistados “descobrem” a docência durante a Pós-Graduação, no mestrado. Consideram que ser professor é desenvolver a habilidade de organizar o conhecimento numa relação dialógica com a humanidade do aluno. Os professores, que atuam nessa modalidade de ensino, reconhecem sua origem social, sua formação acadêmica, a presença ou não de uma formação pedagógica para a docência, ou seja, identificam a própria história de vida como fator que favorece a construção dos saberes que influenciam suas práticas em sala de aula. Conclui-se que a história de vida dos professores, a partir das narrativas autobiográficas favorece a reflexão sobre as concepções e saberes desses profissionais identificando-os como um ser social e relacional que procuram responder às questões e desafios no cotidiano da Instituição escolar.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Profissional;;por
dc.subjectFormação de Professorespor
dc.subjectSaberes Docentespor
dc.subjectVocational Educationeng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subjectTeacher knowledgeeng
dc.titleSaberes Docentes na Educação Profissional: uma pesquisa autobiográfica no Instituto Federal do Espírito Santo.por
dc.title.alternativeTeacher Knowledge in Vocational Education: an autobiographical research at the Federal Institute of Espírito Santoeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis study is articulated to vocational education, especially to the training of teachers who work in this type of education, in Serra Campus of the Federal Institute of Espírito Santo and it presents as overall goal: to identify which aspects of the constitution of being teacher of vocational education and the teacher knowledge that influence this process. As theoretical orientation, the studies are based on Burnier and Garilgio (2010), Franco (2008), Nóvoa (1992; 2011), Imbernón (2011), Josso (2004; 2007), Silva and Maia (2014), Freire (1970; 2003) Nóvoa e Finger (1988), Souza (2004; 2007), among others. For this purpose, the option was for the qualitative research based on the life story with an autobiographical narrative approach as a theoretical and methodological orientation. This approach enabled the investigation of knowledge, the teaching formation processes of the vocational education teacher, emphasizing the uniqueness of the stories narrated by historical and socially situated subjects. For data collection, semi-structured interviews and reports written by teachers were carried out. The participants were teachers of the Technician Courses in Industrial Automation and Information Technology at the Federal Institute of the Espírito Santo, Serra Campus. The research results show that respondents "discover" the teaching during the graduate, in the master course. They consider that being a teacher is to develop the ability to organize knowledge in a dialogical relation with the humanity of the student. Teachers engaged in this type of education, recognize their social background, their academic education, the presence or absence of a pedagogical training for teaching, thus they identify their own life story as a factor that favors the construction of knowledge that influence their practices in the classroom. This concludes that the life story of teachers, from the autobiographical narratives encourages reflection about concepts and knowledge of these professionals, identifying them as a social and relational being who seeks answers to questions and challenges in everyday of the school institution.eng
dc.contributor.advisor1Santos, Ana Cristina Souza dos
dc.contributor.advisor1ID74756800700por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4663575610102204por
dc.contributor.referee1Vasconcelos, Helena Corrêa
dc.contributor.referee2Anjos, Maylta Brandão dos
dc.creator.ID62139320700por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7175018345023228por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesALMEIDA, Andréa Cristina de; SUHR, Inge Renate Fröse. Educação profissional no Brasil: a construção de uma proposta educativa dual. Revista Intersaberes. Vol.7 n.13, 2012. p. 81-110. ALMEIDA, José Ricardo Pires de. História da Instrução Pública no Brasil (1500-1889). São Paulo: INEP / MEC, 1989. ARANHA, Antônia Vitória Soares; DIAS, Deise de Souza. O trabalho como princípio educativo na sociabilidade do capital. In: MENEZES NETO, Antônio J. et al. (org.). Trabalho, política e formação humana: interlocuções com Marx e Gramsci. São Paulo: Xamã, 2009. BENJAMIN, Walter. Experiência e pobreza. In: BENJAMIN, W. Obras escolhidas I: magia e técnica, arte e política. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 114-119. BITTAR, Marisa; FERREIRA JR., Amarilio. Educação jesuítica no Brasil Colonial. Disponível em: <www.histedbr.fae.unicamp.br/navegando/artigos_frames/artigo_ 069.html>. Acesso em: 05 de setembro 2015. BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Educação popular. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1986. BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Parecer CNE/CEB n.º16 de 05 de outubro de 1999. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico. Diário Oficial da União, Brasília, 26 de agosto de 2015. _______. Decreto - Lei nº 2.208 de 17 de abril de 1997. Institui a reformulação do currículo do ensino médio. Brasília, 1997. _______. Decreto nº. 7.566 de 23 de setembro de 1909. Cria nas Capitais dos Estados da República Escolas de Aprendizes Artífices para o ensino profissional primário e gratuito. Coleções de Leis do Brasil. Imprensa Nacional: Rio de Janeiro, 31 dez. 1909. Disponível em: <http://www6.senado.gov.br>. Acesso em: 02 de setembro 2015. _______. Senado Federal. Lei nº4.024, de 20 de Dezembro de 1961. Fixa as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em:< http://www.histedbr.fae.unicamp.br>. Acesso em: 06 agosto 2015. _______. Presidência da República. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1º e 2º graus, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 1971. Disponível em: <http://www.prolei.inep.gov.br/prolei/>. Acesso em 15 agosto de 2015. _______. Presidência da República. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.brccivil_ 03/Leis/L9394.htm>. Acesso em: 28 agosto 2015. _______. Presidência da República. Lei 10.639 de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.639.htm. Acesso em: 12 agosto 2015. _______. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Lei nº 11.892 de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. BURNIER, Suzana. et al. História de Vidas de Professores: o caso da educação profissional. Revista Brasileira de Educação v. 12 n. 35. 2007. _______, Suzana; GARIGLIO, José Ângelo. Uma aproximação inicial aos saberes da docência na educação profissional. In: Anais do XV ENDIPE – Encontro Nacional de 64 Didática e Prática de Ensino - convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais, Belo Horizonte, 2010. CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 7. ed. São Paulo. Cortez, 2005. Biblioteca da educação. Série 1. Escola; v.16. CORDÃO, Francisco Aparecido. A Educação Profissional no Brasil. In: PARDAL, L.; VENTURA, A.; DIAS, C. (Orgs.). Ensino Médio e Ensino Técnico no Brasil e em Portugal: Raízes Históricas e Panorama Atual. São Paulo: Autores Associados, 2005. p. 43- 107. CUNHA, Luiz Antonio. O golpe na educação. 7ª ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1991. DURÃES, Maria. Nunes. O professor da educação profissional: sua origem, formação e relação com a docência. In: Anais do XV ENDIPE – Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais, Belo Horizonte, 2010. ELLIS, Miriam. et al. Brasil monárquico: declínio e queda do império. 5. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995. FARIAS, Isabel Maria Sabino. et al. Didática e Docência: aprendendo a profissão. Brasília: Liber Livro, 2009. FRANCO, Maria Ciavatta. Formação de professores para a educação profissional e tecnológica: perspectivas históricas e desafios contemporâneos. Educação Superior em Debate. v. 8, p. 41-66, mar. 2008. Freire, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 21ª ed. São Paulo. Editora Paz e Terra, 2002. _______, Paulo. Política e educação: ensaios. 7ª ed. São Paulo: Cortez, 2003. _______, Paulo. Pedagogia do oprimido. 1ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970. FRIGOTTO, Gaudêncio. A relação da educação profissional e tecnológica com a universalização da educação básica. Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100, p. 1129-1152, out. 2007 Disponível em http://www.cedes.unicamp.br Acesso em: 28 agosto 2015. _______, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria, RAMOS, Marise (orgs.). Ensino Médio Integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005, p.77. GHIRALDELLI JR., Paulo. História da educação. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2008. _______, Paulo. História da educação. São Paulo: Cortez, 1990. G1 Espírito Santo. Espírito Santo tem 3.885.049 habitantes, estima IBGE. Disponível em: <http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2014/08/espirito-santo-tem-3885049-habitantesestima-ibge.html> Acesso em 16 de setembro de 2015. HAIDAR, Maria de Lourdes Mariotto; TANURI, Leonor Maria. A educação Básica no Brasil – Dos primórdios até a primeira Lei de Diretrizes e Bases. In: MENEZES, J. G. de C. et al. Estrutura e funcionamento da educação básica – leituras. 2.ed. São Paulo: Pioneira, 2000. p. 59-99. HOLANDA, Patrícia. H.C. A avaliação da aprendizagem na educação profissional e tecnológica: entre o dito e o não dito. In: Anais do XV ENDIPE – Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais, Belo Horizonte, 2010. IMBERNÓN Francisco. Formação Docente e Profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9ª ed. São Paulo: Cortez Editora, 2011. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO (IFES). Reitoria. História. In: ______. Vitória, 2009a. Menu institucional. Disponível em: <ifes.edu.br/institucional/32-historia>. Acesso em: 10 agosto 2015. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO (IFES). Plano de Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal do Espírito Santo. 2014 – 2019. Disponível em:< http://www.sr.ifes.edu.br/images/stories/Apresentacao _PDI_20142019_Ifes_Campus_Serra_rev01-.pdf>. Acesso em: 13 agosto 2015. 65 JOSSO, Marie Christine. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez. 2004. _______, Marie Christine. As figuras de ligação nos relatos de formação: ligações formadoras, deformadoras e transformadoras. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.32, n.2, p. 373-383, maio/ago. 2006 _______, Marie Christine. A experiência de vida e formação. Tradução: José Cláudio; Júlia Ferreira. 2ª ed. São Paulo: Paulus, 2010a, 341p. _______, Marie Christine. A Transformação de Si a partir da Narração de Histórias de Vida. Educação: Porto Alegre, n. 3 (63), 2007. p. 413-438. KUENZER, Acácia Zenaide. Ensino Médio: construindo uma proposta para os que vivem do trabalho. São Paulo: Cortez, 2005. _______, Acácia Zenaide. Educação Profissional: novas categorias para uma pedagogia do trabalho. Boletim Ténico de Senac. In: Rio de Janeiro, v. 25, n.2, p. 9-19, 1999. _______, Acácia Zenaide. Globalização e educação: novos desafios. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO – ENDIPE, 1998, Águas de Lindóia. Anais IX Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 1998, v. 1, p.116-35. LISPECTOR, Clarice. Perto do Coração Selvagem. Rio de Janeiro: Rocco, 1998. _______, Clarice. Disponível em: <http://www.claricelispector.com.br/autobiografia.aspx>. Acesso em: 10 outubro 2015. LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação. Nº 19. 2002, p. 20-28. LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 28ª Ed Cortez Editora. 2008 LOPES, Eliana Marta Teixeira; FARIA FILHO, Luciano Mendes; VEIGA, Cynthia Greive; (Org.). 500 anos de Educação no Brasil. 3 ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. MACHADO, Maria Cristina Gomes. Brasil Império: Estado da Arte em história da educação Brasileira. Disponível em: <www.histedbr.fae.unicamp.br/navegando /artigos_frames/artigo_069.html>. Acesso em: 16 setembro de 2015. MANFREDI, Silvia Maria. Educação profissional no Brasil. São Paulo: Cortez, 2002. MOITA, Maria da Conceição. Percursos de Formação e Trans-formação. Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1992. MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002. MOURA, Dante Henrique. Educação Básica educação profissional: dualidade histórica e perspectivas de integração. In: Anais da 30ª ANPEd – Associação Nacional de PósGraduação e Pesquisa em Educação – ANPEd: 30 anos de pesquisa o compromisso social, Caxambu – MG, 2007. NÓVOA, Antônio. O regresso dos professores. Pinhais: Melo, 2011. _______, Antônio. Os professores e as histórias da sua vida. In: (Org.) Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1992. _______, Antônio; FINGER, Mathias. O método (auto) biográfico e a formação. Lisboa: MS/DRHS/CFAP, 1988. PASSEGGI, Maria da Conceição; SOUZA, Elizeu Clementino de; VICENTINI, Paula Perin. Entre a Vida e a Formação: Pesquisa (Auto)Biográfica, Docência e Profissionalização. Educação em Revista. Nº 01. Abr, 2011. p. 369-386. RAMOS, Marise. Trabalho, práxis e formação integrada: categorias de análise de projetos educacionais em disputa no Brasil. In: SOUZA JUNIOR, Hormindo Pereira; LAUDARES, João Bosco (Org.) Diálogos conceituais sobre trabalho e educação. Belo Horizonte: Ed. PUC Minas, 2011. RIBEIRO, Maria Luísa Santos. História da Educação Brasileira: A organização Escolar. São Paulo: Cortez & Moraes, 1978. 66 RODRIGUES, Larissa Ferreira. Vozes, memórias e histórias. O desafio de constituir-se professor pelo paradigma pós moderno. Pró-discente – Caderno de produções acadêmicos científicas do programa de pós graduação em educação. v. 15 – n. 2 – Agosto/Dezembro 2009. ROSA, João Guimarães. : Veredas. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994. SACRISTÁN, J. Gimeno. Consciência e ação sobre a prática como libertação profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (Org.). Profissão professor. 2ª ed., Porto Editora, 1999. SAMPAIO, Dulce Moreira. A pedagogia do ser: educação dos sentimentos e dos valores humanos. 4ª ed. Petrópolis: Vozes, 2007. SANTOS, Akiko. Didática Sob a ótica do Pensamento Complexo. 2ª Ed. Editora Sulina: Porto Alegre, 2004. SANTOS, Ana Cristina Souza dos. Complexidade e Formação de Professores de Química. Laboratório de Estudos e Pesquisa Transdisciplinares/UFRRJ. Curitiba: I EBEC, 2005. SANTOS, Jailson Alves dos. A Trajetória da Educação Profissional. In: LOPES, E. M. T. et al. (Org.). 500 anos de Educação no Brasil. 3ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 205- 224. SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2008. _______, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 12 n. 34, p. 152-165. jan./abr. 2007 SECO, Ana Paula. A educação que emerge dos livros de viagens: Educação no Brasil - Império. Campinas: UNICAMP, 2005. SILVA, Francisco das Chagas Rodrigues da; MAIA, Sidclay Ferreira. Narrativas autobiográficas: interfaces com a pesquisa sobre formação de professores. In: Anais do VI CIPA – Congresso Internacional de Pesquisa (Auto) Biográfica – entre o público e o privado: modos de Viver, Narrar e Guardar. Rio de Janeiro, 2014 SOBRAL, Francisco José Montório. Retrospectiva Histórica do Ensino Agrícola no Brasil. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica /Ministério da Educação, Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica v. 2, n. 2, nov. 2009. – Brasília: MEC, SETEC, 2009 <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download &alias=4151-revista-mec&Itemid=30192>. Acesso em: 12 setembro de 2015. SOUZA, Elizeu Clementino de. (Auto)biografia, histórias de vida e práticas docentes. < Em: http://books.sielo.org > Acesso em: 10 fevereiro 2015. _______, Elizeu Clementino de. Abordagem Experiencial: Pesquisa Educacional, Formação e Histórias de Vida. Histórias de Vida e Formação de Professores. Secretaria de Educação a Distância. Ministério da Educação. Boletim 01. Março de 2007. _______, Elizeu Clementino de. O conhecimento de Si: Narrativas do Itinerário Escolar e Formação de Professores. Tese (doutorado) Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Educação, 2004. _______, Elizeu Clementino de; D’ÁVILA Cristina. Abordagem biográfica e pesquisa educacional: convergências teórico-metodológicas e práticas de formação. In: DALBEN, Ângela Imaculada Loureira Freitas; DINIZ, Júlio; LEAL, Leila; SANTOS, Lucíola. Coleção didática e prática de ensino: convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. SUETH, José Candido Rifan; MELLO, José Carlos; DEORCE, Mariluza Sartori; NUNES, Reginaldo Flexa. A trajetória de 100 anos dos eternos Titãs. Da escola de aprendizes artífices ao Instituto Federal. Vitória: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, 2009. 67 SZYMANSKI, Heloisa (org.); ALMEIDA, Laurinda Ramalho de, PRANDINI, Regina Célia Almeida Rego. Entrevista na Pesquisa em Educação: a prática reflexiva. 2 ed. Brasília: Liber Livro, 2008. TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. 7ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes 2002. _______, Maurice; RAYMOND, D. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação e Sociedade, Campinas/SP, n. 73, p. 115-166. dez. 2000por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/13514/2015%20-%20Maria%20da%20Penha%20Tresena%20Silva.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/17440/2015%20-%20Maria%20da%20Penha%20Tresena%20Silva.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/23832/2015%20-%20Maria%20da%20Penha%20Tresena%20Silva.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/30174/2015%20-%20Maria%20da%20Penha%20Tresena%20Silva.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/36536/2015%20-%20Maria%20da%20Penha%20Tresena%20Silva.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/42964/2015%20-%20Maria%20da%20Penha%20Tresena%20Silva.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/49286/2015%20-%20Maria%20da%20Penha%20Tresena%20Silva.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/55726/2015%20-%20Maria%20da%20Penha%20Tresena%20Silva.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3404
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2020-03-20T16:48:06Z No. of bitstreams: 1 2015 - Maria da Penha Tresena Silva.pdf: 1956594 bytes, checksum: 8656b621d5a6228c553b3a560c212de4 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-20T16:48:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015 - Maria da Penha Tresena Silva.pdf: 1956594 bytes, checksum: 8656b621d5a6228c553b3a560c212de4 (MD5) Previous issue date: 2015-11-19eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015 - Maria da Penha Tresena Silva.pdfMaria da Penha Tresena Silva1.91 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.