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dc.contributor.authorMartins, Pollyana Maria Ribeiro Alves
dc.date.accessioned2023-12-22T02:05:40Z-
dc.date.available2023-12-22T02:05:40Z-
dc.date.issued2012-09-27
dc.identifier.citationMARTINS, Pollyana Maria Ribeiro Alves. Era uma vez... Memórias de professores no ensino agrícola: Um estudo sobre experiências de vida. 2012. 120 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12323-
dc.description.abstractO presente trabalho trata-se de uma pesquisa realizada no Instituto Federal de Brasília, Campus Planaltina, que teve como objetivo relacionar as memórias de professores, desveladas nas suas narrativas biográficas, com suas práticas educativas como docentes do Ensino Técnico Profissional Agrícola. O estudo foi realizado com cinco professores que atuaram e atuam no curso técnico em Agropecuária ofertado pela instituição. Por meio das narrativas, procurou-se refletir sobre como se dá a relação entre suas subjetividades, constituídas nos diferentes contextos em que se socializaram e o contexto profissional em que estão inseridos. Utilizamos como metodologia a pesquisa qualitativa com as técnicas da História de vida, História Oral e Narrativas Biográficas. Foram realizadas entrevistas com base na metodologia da História Oral com cada um dos sujeitos com o objetivo de construir suas biografias e trajetórias. Após o tratamento de suas falas (transcrição – transcriação - legitimação e conferência por parte dos entrevistados - autorização dos direitos de uso dos depoimentos – produção das narrativas biográficas) foi possível conhecer as memórias dos professores que participaram da pesquisa e estabelecer as relações entre suas experiências de vida e a construção de suas práticas educativas. Tais práticas dizem respeito à forma de se relacionarem com o espaço, com os alunos, com os outros professores, com a gestão e com a profissão em si. Conhecer suas histórias de vida e estabelecer as relações entre suas memórias e práticas educativas, possibilitou a percepção de como cada um se constituiu professor e como eles ressignificam no presente suas experiências vividas nas diferentes instituições sociais pelas quais passaram e como se formaram, enquanto sujeitos na História, presenças no mundo.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectHistórias de vidapor
dc.subjectMemóriaspor
dc.subjectEducação Agrícolapor
dc.subjectSubjetividadespor
dc.subjectLife Storieseng
dc.subjectMemorieseng
dc.subjectAgricultural Educationeng
dc.subjectSubjectivitieseng
dc.titleEra uma vez... Memórias de professores no ensino agrícola: Um estudo sobre experiências de vidapor
dc.title.alternativeOnce upon a time... Memories of teachers in agricultural education: A study on life experienceseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis paper deals with a survey conducted at the Federal Institute of Brasília, Campus Planaltina that aimed to understand the relationship between memories of teachers, unveiled their narratives about their educational practices as teachers of Technical Education Vocational Agriculture. The study was conducted with five teachers who acted and act in the technical course in Agricultural offered by the institution. Through the narratives, we reflect on how is the relationship between their subjectivities formed in different contexts in which they socialized and professional context in which they are inserted. We used as research methodology techniques of Life History, Oral History and Biographical Narratives. Interviews were conducted based on the methodology of oral history with each subject in order to build their biographies and trajectories. After treatment of their speech (transcript - transcreation - conference and legitimation by the interviewees - authorization rights of use of the testimonies - production of biographical narratives) could know the memories of teachers who participated in the research and to establish links between their experiences life and building their educational practices. These practices relate to how they relate to space, with students, with other teachers, with management and the profession itself. Knowing their life stories and to establish relations between their memories and educational practices, allowed us a sense of how each one was constituted as a teacher and in the present as they reframe their experiences in different social institutions through which passed and graduated as subjects in history, presence in the world.eng
dc.contributor.advisor1Oliveira, Lia Maria Teixeira de
dc.contributor.advisor1ID408.566.407-78por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1917858404070055por
dc.contributor.advisor-co1Sanchez, Liliane Barreira
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7875754985048131por
dc.contributor.referee1Souza, Nádia Maria Pereira de
dc.contributor.referee2Leroux, Liliane
dc.creator.ID724.086.691-20por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8792828347742434por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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