Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12334
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLimas, Jéferson Mendonça de
dc.date.accessioned2023-12-22T02:05:58Z-
dc.date.available2023-12-22T02:05:58Z-
dc.date.issued2013-04-04
dc.identifier.citationLIMAS, Jéferson Mendonça de. Um Estudo sobre os Blogs Educacionais no Instituto Federal Catarinense - Campus Sombrio. 2013. 62 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2013.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12334-
dc.description.abstractA presente pesquisa foi realizada com os professores e uma turma de cada série dos Cursos Técnicos do Instituto Federal Catarinense – Campus Sombrio ao final do ano letivo de 2011. O principal objetivo foi verificar a visão e o envolvimento dos pesquisados na utilização de Blogs Educacionais. Os Blogs vêm sendo utilizados no IFC – Campus Sombrio desde o início do ano letivo de 2010, sendo voluntária a participação dos professores no projeto. Durante o ano de 2011 se realizou um levantamento sobre os blogs educacionais disponíveis com a intensão de verificar a frequência e as formas de utilização destes no decorrer do ano letivo. Foi, ademais, enviando um questionário com perguntas abertas e fechadas para todos os professores das turmas envolvidas na pesquisa, sendo o mesmo respondido apenas por 41% deles. Ao mesmo tempo, foi elaborado e aplicado um questionário semiestruturado aos alunos dessas turmas, respondido por 100 alunos para verificar a opinião deles sobre o uso dos blogs educacionais. A pesquisa mostrou uma baixa utilização dos blogs por parte de professores e em consequência pelos alunos também, tendo como principal motivo apontado pelos professores a falta de tempo para inserção de conteúdos nos blogs educacionais. Já os alunos destacaram a falta de incentivo dos professores para utilização da ferramenta. Apesar de suas considerações nesta pesquisa, para os professores os blogs educacionais, em sua visão, podem contribuir para uma melhora na comunicação extraclasse entre professores e alunos. O método de deixar os professores livres na utilização dos blogs educacionais permitiu a pesquisa demonstrar o que realmente acontece dentro de um ambiente de aplicação de tecnologias de informação e comunicação na educação demonstrando que não são todos os professores que estão dispostos a enfrentar novos desafios.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Agrícolapor
dc.subjectblogs educacionaispor
dc.subjectcomunicaçãopor
dc.subjectAgricultural Educationeng
dc.subjecteducational blogseng
dc.subjectcommunicationeng
dc.titleUm estudo sobre os blogs educacionais no Instituto Federal Catarinense - Campus Sombriopor
dc.title.alternativeA study of the educational blogs at the Instituto Federal Catarinense - Campus Sombrio.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe presentsurvey was conductedwith teachersanda class ofeach seriesof theTechnical Coursesof Instituto FederalCatarinense-CampusSombrioat the end of2011 school year. The main purposewas to checkthe visionand the involvementof those surveyedin usingEducationalBlogs. The Blogsare been usedinIFC-CampusSombriosince theschool year2010,beingvoluntarythe participation of teachersin the project. Duringthe year 2011a surveywas heldon theeducationalblogsthat are availablewith the intention ofcheck the frequencyand ways touseof theseduring theschool year.It was, moreover, by sendinga questionnairewithopen and closed questionsfor all the teachersof the classesinvolvedin the survey, and itrespondedby only41%of them. At the same time was prepared andapplied asemi-structured questionnaireto thestudents of thoseclasses, answered by100 studentsto checkfor their opinionabout usingeducationalblogs. The survey showeda lowuse of theblogsby teachersandalsoby studentsin consequence, the main motive pointedby the professorsto lack of timefor insertion ofeducationalcontentinblogs. Alreadythe studentsemphasized thelack of encouragementof the teacherstousethe tool.Despite theirconsiderationsin this researchfor the teacherseducationalblogs, inyour view, may contribute toan improvement inextracurricularcommunicationbetween professors and students. The methodof leavingthe teachersfreeuse of theblogsin theeducationalsurveyhas allowedtoshowwhat reallyhappenswithin an environmentof application ofinformation and communicationtechnologiesin educationby demonstrating thatnot allteacherswho are willing toface newchallenges.eng
dc.contributor.advisor1Berenblum, Andrea Sonia
dc.contributor.advisor1ID072.727.277-21por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4697912841146817por
dc.contributor.referee1Gouvêa, Fernando Cesar Ferreira
dc.contributor.referee2Leite Filho, Aristeo
dc.creator.ID035.436.729-32por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7704365810960301por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesAMESC. Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense. Disponível em <http://www.amesc.com.br>. Acesso em 06 janeiro de 2013. BEHAR, PatriciaAlejandra (orgs). Modelos pedagógicos em educação a distância. Ed. ArtMed, Porto Alegre, 2009. BITENCOURT, JossianeBoyen. O que são Blogs?. 2006. Disponível em <http://homer.nuted.edu.ufrgs.br/ObjetosPEAD2006/obj_blog/blogs_conceitos.pdf>. Acesso em 30 de maio de 2009. BOEIRA, Adriana Fereira. Blogs na Educação: Blogando algumas possibilidades pedagógicas. Revista Tecnologias na Educação, on-line, Nº 1, Dezembro/2009. Disponível em <http://tecnologiasnaeducacao.pro.br>. Acesso em 20 de dezembro de 2012. BORGES, M. A. G. A informação e o conhecimento como insumo ao processo de desenvolvimento. Revista Ibero-americana de Ciência da Informação (RICI), v.1, n. 1, p.175-196, jul./dez. 2008. Disponível em:<http://seer.bce.unb.br/index.php/RICI/article/view/815/2357>http://164.41.122.25/portalnesp/ojs-2.1.1/index.php/rici Acesso em 14 de setembro de 2012. BRANDIZZI, Loreane Evelyn Nazareth. O que é Web 2.0. Disponível em <http://www.loreanebrandizzi.com.br/attachments/004_WEB_2.0.pdf>. 2009. Acesso em 20 de dezembro 2012. BRISO,Caio Barreto; BARBOSA, Kleyson; BARRUCHO, Luís Guilherme; KRAUSE, Sofia. O papel do professor: guiar o aprendizado. 2008. Disponível em <http://veja.abril.com.br/noticia/educação/papel-professor-manter-se-antenado-430583.shtml>. Acesso em 19 de junho de 2010. BRITO, Glaucia da Silva, PURIFICAÇÃO, Ivonélia da. Educação e Novas Tecnologias: Um Repensar. 2ªEd. Ed. IBPEX, Curitiba, 2008. CASTELLS, Manuel. A Galáxia da Internet: reflexões sobre a Internet, os negócios e a sociedade. Jorge Zahar Editor, Rio de Janeiro, 2003. CETIC.br (Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação). TIC Domicílios e Usuários – Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no Brasil. Disponível em <http://www.cetic.br/usuarios/tic/index.htm>. Acesso em 20 de março de 2013. CETIC.br (Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação). TIC Educação – Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no Brasil. Disponível em <http://www.cetic.br/usuarios/tic/index.htm>.Acesso em 21 de março 48 de 2013. CHAPMAN, Cameron. The History of the Internet in a Nutshell. Disponível em <http://sixrevisons.com/resources/the-histoty-of-the-internet-in-a-nutshell>. 2009. Acesso em 20 de dezembro 2012. FACHIN, Odília. Fundamentos da Metodologia. 5ª Edição. Editora Saraiva, São Paulo, 2006. FRANCO, Maria de Fátima. Blog Educacional: ambiente de interação e escrita colaborativa. Disponível em <http://penta3.ufrgs.br/PEAD/Semana01/blogeducacionalsbie2005.pdf>. Acesso em 20 de maio de 2009. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Ed. Paz e Terra, São Paulo, 1996. FREIRE, Wendel (org.). Tecnologia e Educação: As mídias na prática docente. Wak Ed., Rio de Janeiro, 2008. GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas em pesquisa social. 6ª ed., Ed. Atlas, São Paulo, 2008. GOMES, Maria João; LOPES, Antonio Marcelino. Blogues Escolares: quando, como e porquê?. 2007. Disponível em <http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/6487/1/gomes2007.pdf>. Acesso em 10 de janeiro de 2013. GOUVEIA, Bárbara. O Papel do Professor Frente as Novas Tecnologias. 2008. Disponível em<http://papeldoprofessor.blogspot.com/2008/02/o-papel-do-professor-frente-as-novas.html>. Acesso em 19 de junho de 2010. GRESSLER, Lori Alice. Introdução a Pesquisa: projetos e relatórios.2ª Edição. Editora Loyola, São Paulo, 2004. 295p. GUTIERREZ, Suzana. Weblogs e educação: contribuição para a construção de uma teoria. RENOTE (Revista Novas Tecnologias na Educação), On-Line, Vol. 03, Nº 01, Maio/2005. Disponível em<http://www.cinted.ufrgs.br/renote>.Acesso em 01 de junho de 2011. IFC/SOMBRIO. Instituto Federal Catarinense – Campus Sombrio. Disponível em <http://www.ifc-sombrio.edu.br>. Acesso em 20 março de 2013. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia Científica. 5ª Edição. Editora Atlas, São Paulo, 2009. LÉVY, Pierre. Cibercultura. Ed. 34, São Paulo, 1999. 264 p. 49 MEC . Ministério da Educação. Recursos da Internet para Educação: Blog. Disponível em <http://webeduc.mec.gov.br/webquest/index.php>. Acesso em 03 de junho 2009. MEC. Ministério da Educação. Apostila de IPD. Disponível em <http://webeduc.mec.gov.br/Proinfo-integrado/Material%20de%20Apoio/Apostila_de_IPD.pdf>. Acesso em 30 de janeiro de 2013. MORAN, José Manuel. A Educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá. 5ª ed., Ed. Papirus, Campinas, 2007. MORAN, José Manuel. Desafios da Internet para o Professor. Disponível em <http://www.eca.usp.br/prof/moran/desaf_int.htm>. 2009. Acesso em 05 de março de 2011. PERRENOUD, Philippe. 10 Novas Competências para Ensinar. Ed. ArtMerd, Porto Alegre, 2000. RODRIGUES, Gabriel Mário. Novas Tecnologias e o papel do professor. Disponível em <http://www.milenio.com.br/aeee/professores/Novas tecnologias e o papel do professor.htm>. Acesso em 19 de junho de 2010. RAUEN, Fábio José. Roteiros de Investigação Científica.Tubarão, SC: Editora Unisul, 2002. SETTON, Maria da Graça. Mídia e Educação. Ed. Contexto, São Paulo, 2010. SILVA, Jan Alyne Barbosa e. Weblogs: múltiplas utilizações e um conceito. Disponível em <http://penta3.ufrgs.br/PEAD/Semana01/2003_NP08_silva.pdf>. Acesso em 20 de maio de 2009. SILVA, João Paulo Souza. A relação Professor/Aluno no processo de ensino e aprendizagem. Revista Espaço Acadêmico, on-line, Nº 52, Setembro/2005. Disponível em <http://www.espacoacademico.com.br/052/52pc_silva.htm>. Acesso em 20 de junho de 2010. SILVA, Maria da Graça Moreira; ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini. O Cenário Atual do Uso de Tecnologias Digitias da Informação e Comunicação. In: Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no Brasil: TIC Educação 2010. Comite Gestor da Internet no Brasil, São Paulo, 2011. p. 27 – 34. SQUIRRA, S. Sociedade do Conhecimento. In MARQUES DE MELO, J. M.; SATHLER, L. Direitos à Comunicação na Sociedade da Informação. São Bernardo do Campo, SP: Unesp, 2005. STAA, Betina von. Sete motivos para um professor criar um blog. 2009. Disponível em <http://www.educacional.com.br/articulistas/betina_bd.asp?codtexto=636>. Acesso em 29 de maio de 2009. TAKAHASHI, Tadao (org). Sociedade da Informação no Brasil: Livro Verde. Ministérioda Ciência e Tecnologia, Brasília, 2000. 50 TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. 1ª ed., 20ª Reimpr., Editora Atlas, São Paulo, 2011. VALENTE, José Armando; MORAN, José Manuel; ARANTES, Valéria Amorin (Organizadora). Educação a Distância: pontos e contrapontos. Ed. Summus, São Paulo, 2011. ZACHARIAS, Vera Lúcia Camara. A Escola pode ser aqui ou ali: A Internet. 2007. Disponível<http://www.centrorefeducacional.com.br/edueinte.htm>. Acesso em 01 de junho de 2009. ZACHARIAS, Vera Lúcia Camara. Tecnologias: Pedagogias e Didáticas. 2007. Disponível em <http://www.centrorefeducaional.com.br/pedidati.htm>.Acesso em 01 de junho de 2009.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/61887/2013%20-%20J%c3%a9ferson%20Mendon%c3%a7a%20de%20Limas.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3875
dc.originais.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2020-09-15T03:04:07Z No. of bitstreams: 1 2013 - Jéferson Mendonça de Limas.pdf: 6735523 bytes, checksum: 6f9ef7b3dd4f597aa24fd130041f12be (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2020-09-15T03:04:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013 - Jéferson Mendonça de Limas.pdf: 6735523 bytes, checksum: 6f9ef7b3dd4f597aa24fd130041f12be (MD5) Previous issue date: 2013-04-04eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013 - Jéferson Mendonça de Limas.pdf2013 - Jéferson Mendonça de Limas6.58 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.