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dc.contributor.authorOliveira, Meirivam Batista de
dc.date.accessioned2023-12-22T02:06:01Z-
dc.date.available2023-12-22T02:06:01Z-
dc.date.issued2011-12-20
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Meirivam Batista de. Romance entre uma Concepção Inclusiva e um Currículo (que deveria ser) Integrado. 2011. 160 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2011.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12336-
dc.description.abstractFruto do desejo de que o Currículo Escolar seja porta de inclusão para o maior número possível de estudantes, este trabalho intentou compreender as concepções de integração curricular dos atores da educação: professores, gestores e demais servidores do IFNMG/Campus Salinas. Para tanto, buscamos fundamentação nas teorias curriculares de autores como Silva (2009), Macedo (2009), Sacristán (2007, 2008), principalmente, destacando o peso de contextos e influências históricas sobre o Currículo e a Educação Profissional. Neste intuito colocamos tais concepções em diálogo com as práticas curriculares de nossos professores, imersos na complexa realidade social e escolar, tal como pressupõem (Morin, 2009). Em termos filosóficos fizemos uso da concepção de trabalho dada por Hanna Arendt (2010) para construir uma concepção de Currículo Integrado que articulasse trabalho e estudo, teoria e prática, o que a nosso ver o faria mais útil e significativo e por isso, verdadeiramente integrado. Como principal estratégia de pesquisa, buscamos observar a vivência e convivência destes atores nos espaços escolares, entendidos como redes encharcadas de diversidade (FERRAÇO, 2003). Sob tal concepção epistemológica, a da pesquisa com os cotidianos, procuramos compreender as supostas amarras conceituais da educação sob as quais são fragilizados os atos de currículo, como também a resistência de seus atores a tais forças. Tal opção ainda se deu como uma transição conceitual, distanciando-se das verdades absolutas do cientificismo, enquanto se deslumbra a possibilidade de reconstrução conceitual e reinvenção didática constantes, o que nos pareceu mais adequado para as pesquisas educacionais. (ALVES, 2001). Por isso, para tal estudo fizemos uso de instrumentos como questionários e entrevistas, ao mesmo tempo em que os aproximávamos das informações e pistas colhidas e acolhidas por meio de observações, relatos e conversas informais, oportunizadas por ocasião de visitas aos setores do IFNMG/Campus Salinas. Nestas oportunidades, elencamos concepções e experiências de integração curricular que destacam, ao mesmo tempo, a absorção de concepções clássicas sobre o currículo, como também, a resistência dos atores educacionais ao elaborar novas ações e alternativas de ensinoaprendizagem. De nossa observação foi possível perceber importantes estratégias de ensino, criadas pelos atores educacionais, como também a necessidade de espaçostempos de estudo, reflexão e orientação pedagógica sobre o tema e seus desdobramentos, a saber, gestão, participação na vida escolar, democracia, inclusão e diversidade, a serem amplamente discutidos sob a expectativa de uma educação emancipatória. Por meio dos questionários e entrevistas, intentamos conhecer as concepções, práticas e alternativas de integração curricular, predominantes entre docentes, gestores e demais servidores, envolvidos direta ou indiretamente, no processo de ensino do referido campus. Por fim, aproximando tais informações às considerações de estudiosos e pesquisadores do tema da integração curricular a exemplo do autor Jurjo Torres Santomé (1998), buscamos configurar uma concepção de integração curricular, enquanto identidade dos atores e instituição pesquisados, incluídas suas necessidades, perspectivas e expectativas.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectCurrículo Integradopor
dc.subjectCotidiano Escolarpor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectIntegrated Curriculumeng
dc.subjectThe School Routineeng
dc.titleRomance entre uma concepção inclusiva e um currículo (que deveria ser) integradopor
dc.title.alternativeRomance between a design and an inclusive curriculum (what should be) integrated.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherFruit of the desire of the School Curriculum port is included for the largest possible number of students, this work brought to understand the conceptions of curriculum integration of the actors of education: teachers, managers and other servers IFNMG / Campus Salinas. To this end, we seek grounding in theories of curriculum writers like Silva (2009), Macedo (2009), Sacristan (2007, 2008), mainly highlighting the weight of contexts and historical influences on the Curriculum and Professional Education. To this end we put these concepts into dialogue with the curricular practices of our teachers, immersed in complex social reality and school as assume (Morin, 2009). In philosophical terms we use the concept of work given by Hanna Arendt (2010) to construct a concept of integrated curriculum that articulates work and study, theory and practice, which in our view would more useful and meaningful and therefore truly integrated . As the main research strategy, we seek to experience and observe the coexistence of these actors in school spaces, defined as networks soaked diversity (Ferraço, 2003). Under such epistemological concept, the research with everyday, we understand the supposed conceptual moorings of education under which the acts are fragile curriculum, but also the strength of its actors to those forces. This option also occurred as a conceptual transition, moving away from absolute truths of scientism, as he dazzles the possibility of conceptual reconstruction and reinvention didactic constant, which seemed more suitable for educational research. (ALVES, 2001). Therefore, for this study we made use of instruments such as questionnaires and interviews, while the approaching information and clues collected and received through observations, reports and informal conversations, nurtured during visits to sectors IFNMG / Campus Salinas. These opportunities, we list conceptions and experiences that highlight curriculum integration, while absorbing classical conceptions about the curriculum, but also the strength of the actors to develop new educational alternatives and actions of teaching and learning. From our observation it was possible to realize important teaching strategies, created by educational actors, but also the need for spacetimes of study, reflection and mentoring on the subject and its consequences, namely, management, participation in school life, democracy, inclusion and diversity, are widely discussed in the expectation of emancipatory education. Through questionnaires and interviews, intend to identify the concepts, practices and alternative curriculum integration, prevalent among teachers, administrators and other staff involved directly or indirectly, in the teaching of this campus. Finally, bringing such information to considerations of scholars and researchers on the theme of curriculum integration like the author Jurjo Santomé Torres (1998), we seek to set up a conception of curriculum integration, while the identity of the actors and institutions surveyed, including their needs, perspectives and expectations.eng
dc.contributor.advisor1Cupolillo, Amparo Villa
dc.contributor.advisor1ID790.646.397-87por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5482837394103537por
dc.contributor.referee1Valle, Maria Teresa Esteban do
dc.contributor.referee2Carvalho, Carlos Roberto de
dc.creator.ID004.327.636-94por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4362145297359655por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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