Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12338
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCimino, Marli de Souza Saraivapt_BR
dc.date.accessioned2023-12-22T02:06:03Z-
dc.date.available2023-12-22T02:06:03Z-
dc.date.issued2006-11-10
dc.identifier.citationCIMINO, Marli de Souza Saraiva. Fatores possibilitadores para a autonomia no exercício da profissão. 2006. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2006.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12338-
dc.description.abstractO presente trabalho, tendo como ponto de referência a Escola Agrotécnica Federal de Barbacena, objetiva sugerir rumos para a educação profissionalizante, no horizonte sociocultural do Brasil contemporâneo. Esse horizonte se apresenta em aceleradas mudanças econômicas, científicas e tecnológicas, exigindo que a educação seja constantemente repensada no sentido de que seus conteúdos e métodos estejam sempre ajustados às necessidades emergentes do mundo globalizado. Nesse sentido, o currículo, concebido e planejado para ser dinâmico, ao mesmo tempo em que se deve preocupar com a aplicabilidade dos conteúdos, há de visar à formação integral do jovem, ministrando-lhe um código de moral e ética. Num currículo dinâmico, as disciplinas não são compartimentos estanques e fragmentados, mas integradas num sistema de interdisciplinaridade. O fulcro das reflexões gira em torno das relações da educação com o mundo do trabalho, especificamente com a realidade brasileira, que apresenta acentuadas distorções regionais e entre as camadas da estratificação social. O repensamento da educação, hoje, agora centrada na preocupação com a flexibilidade e com a formação para autonomia, está a demandar uma pedagogia da transgressão, entendendo-se, com isso, uma constante intenção de mudança, que coloca em relevo as relações entre aprender e pensar.por
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecteducação e trabalhopor
dc.subjectcurrículo interdisciplinarpor
dc.subjecteducação profissional para flexibilidade e autonomiapor
dc.subjecteducação agrícolapor
dc.subjecteducation and laboreng
dc.subjectinterdisciplinary curriculumeng
dc.subjectvocational guidance for flexibility and autonomyeng
dc.subjectagricultural educationeng
dc.titleFatores possibilitadores para a autonomia no exercício da profissãopor
dc.title.alternativeFactors that may promote autonomy in the vocational activityeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe present work aims at vocational guidance prospective ways in today`s Brazil sociocultural panorama, talking as reference Escola Agrotécnica Federal de Barbacena. The related one has shown fast technological, scientific and economical changes, so educational methods and contents have to be constantly re-thought face to globalized world emergencing needs. In that sense, curriculum, conceived and planned to be dynamic should be both directed to subjects applicability and youngsters` whole shaping teaching them ethics and a code of honor. In a dynamic curriculum, subject shouldn`t be either isolated or fragmented, but integrated in an interdisciplinary system. These reflexions fulcrum concerns to connect educational relashionship to labor sphere, specially in Brazilian reality that shows stressed distortions and inner social stratification problems. To re-think Education, today, is to give priority to flexibility and the shaping of autonomy, what claims a transgression pedagogy, that as a constant will of change, emphasizes learning and thinking relashionships.eng
dc.contributor.advisor1Santos, Akikopt_BR
dc.contributor.advisor1ID244.709.701-82por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700301T0por
dc.creator.ID571.853.446-20por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/6915/2006%20-%20Marli%20de%20Souza%20Saraiva%20Cimino.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/17558/2006%20-%20Marli%20de%20Souza%20Saraiva%20Cimino.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/23876/2006%20-%20Marli%20de%20Souza%20Saraiva%20Cimino.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/30258/2006%20-%20Marli%20de%20Souza%20Saraiva%20Cimino.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/36634/2006%20-%20Marli%20de%20Souza%20Saraiva%20Cimino.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/43014/2006%20-%20Marli%20de%20Souza%20Saraiva%20Cimino.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/49394/2006%20-%20Marli%20de%20Souza%20Saraiva%20Cimino.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/55846/2006%20-%20Marli%20de%20Souza%20Saraiva%20Cimino.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/68
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2006 - Marli de Souza Saraiva Cimino.pdfDocumento principal4.01 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.