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dc.contributor.authorToro, Leonor Ferreira Neta
dc.date.accessioned2023-12-22T02:06:07Z-
dc.date.available2023-12-22T02:06:07Z-
dc.date.issued2011-07-12
dc.identifier.citationTORO, Leonor Ferreira Neta. A educação profissional em comunidades indígenas no Alto Rio Negro.. 2011. 52 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12342-
dc.description.abstractEsta pesquisa foi desenvolvida em uma comunidade indígena no alto rio Negro, tendo como participantes os professores e os alunos indígenas do Curso Técnico em Etnodesenvolvimento, oferecido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas-IFAM, Campus São Gabriel da Cachoeira. Teve, como objetivo, analisar a viabilidade de oferecimento de Educação Profissionalizante dentro da comunidade indígena de Assunção do Içana. A comunidade fica situada à margem direita do Rio Içana, na área denominada baixo Içana, distante a 172 km da sede do município de São Gabriel da Cachoeira-AM. Nesta comunidade, convivem, aproximadamente, 80 famílias das etnias baniwa, curipaco, baré, tukano, wanano. Para o alcance deste objetivo houve necessidade de buscar fundamentação teórica relacionada aos seguintes aspectos do problema: localização geográfica, línguas faladas, cultura, entre outros. Realizou-se pesquisas da história dos primeiros contatos do branco com o índio, da história da comunidade indígena de assunção do Içana e das lutas por educação diferenciada, além da implantação do Instituto Federal do Amazonas no alto rio Negro, localizado em uma região onde convivem vinte e dois povos indígenas, falantes de idiomas pertencentes a quatro famílias linguísticas distintas: aruak, maku, tukano e yanomami. A população indígena desta região soma mais de 90% dos 45 mil habitantes, com a maioria convivendo em 750 comunidades ao longo dos rios da região, do lado brasileiro, fronteira com a Venezuela e a Colômbia. Foi analisado o projeto do curso, a metodologia aplicada, os objetivos, o perfil dos professores e alunos, além dos documentos relacionados à implantação do curso na comunidade. Constatou-se que a realização de cursos profissionalizantes dentro de comunidades indígenas é viável e muito importante, sendo um sinal de esperança para a os povos indígenas. Os resultados da pesquisa apontam para a necessidade de implantação de uma política de educação diferenciada, sensibilidade das autoridades para a sociodiversidade da região, valorização dos recursos humanos e ampla participação das comunidades indígenas envolvidas.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Profissionalizantepor
dc.subjectEducação diferenciadapor
dc.subjectSociodiversidadepor
dc.subjectEducación Profesionaleng
dc.subjectEducación diferenciadaeng
dc.subjectSociodiversidadeng
dc.titleA Educação Profissional em Comunidades Indígenas no Alto Rio Negro.por
dc.title.alternativeLa Educación Profesional en Comunidades Indígenas en el Alto Rio Negroeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherEsta investigación fué desenvolvida en una comunidad indígena en El alto rio Negro, teniendo como participantes a los profesore y a los alumnos indígenas Del Curso Técnico en Ednodesenvolvimiento ofrecido por El Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología del Amazónas-IFAM, Campus São Gabriel da Cachoeira. Tuvo como objetivo analisar la viabilidad de ofrecimiento de Educación Profecionalizante dentro de la comunidad indígena de Asunción del Isana. La comunidad queda situada en la margen derecha del Rio Isana en el área denominada bajo Isana, distante a 172 km de la sede del município de São Gabriel da Cachoeira-AM. En ésta comunidad indígena, convivem, aproximadamente, 80 famílias de las ednías baniwa, curipaco, baré, tukano, wanano. Para El alcance de éste objetivo hubo nescesidad de buscar fundamentación teórica relacionada a los siguientes aspectos del problema: localización geográfica, lénguas habladas, cultura, entre otros. Fué realizado un histórico de los primeiros contactos del blanco con el índio, el histórico de la comunidad indígena de Asunción del Isana y de las luchas por la educación diferenciada, además de la implantación del Instituto en el alto rio Negro, localizado en una region donde convivem veinte y dos pueblos indígenas, hablantes de idiómas pertenecientes a cuatro famílias lingüísticas distintas: aruak, maku, tukano y yanomami. La población indígena de ésta región suma mas de 90% de los 45 mil habitantes, viviendo en 750 comunidades a lo largo de los rios de la región del lado brasilero frontra con Venezuela y Colombia. Fué analizado el proyecto del curso, la metodología aplicada, los objetivos del curso, el perfil de los profesores y alumnos, ademas de los trabajos de conclución de curso y de los documentos relativos a la implantación del curso en la comunidad. Constatou-se que la realización de cursos profesionalizantes dentro de comunidades indígenas es viable y muy importante, siendo una señal de esperanza para los pueblos indigenas. Los resultados de la investigación apuntan para la nescesidad de implantación de una política de educación diferenciada, sensibilidad de las autoridad para la sociodiversidad de la región, valorización de los recursos humanos y amplia participación de las comunidades indígenas envolvidas.eng
dc.contributor.advisor1Monteiro, Aloisio Jorge de Jesus
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3934201639828808por
dc.contributor.referee1Cupolillo, Amparo Villa
dc.contributor.referee2Kauss, Vera Lúcia Teixeira
dc.creator.ID050.033.692-04por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2346641226038410por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesBRASIL. Ministério da Educação. PROEJA. Documento Base. Brasília, setembro 2007. BRASIL. Ministério da Educação. Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. Brasília, junho 2007. BRASIL. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes para o Ensino de 1º e 2º graus e dá outras providências. BOAVENTURA, E. M. Metodologia da Pesquisa – Monografia, Dissertação, Tese. São Paulo, Editora Atlas S.A. 2007. CARNEIRO, M. A. LDB fácil - Leitura crítico-compreensiva artigo a artigo. Petrópolis. Vozes, 2000. Conselho Indigenista Missionário. Mensageiro - A serviço dos povos indígenas. Edição N° 162. março/abril 2007 (Belém Pará) (p. 3-5). FERNANDES, Rinaldo Sena, SILVA, Daniel Benjamim & SILVA, André Paulo Eduardo. Educação Agroflorestal na Comunidade Indígena Tunuí Cachoeira. In. IV Semana de Ciência e Tecnologia - Educação Profissional e Diversidade. Gráfica Amazonas. EAF-SGC/2008, (p. 51 – 57). FOIRN/ISA. Povos Indígenas do Rio Negro – Uma Introdução à Diversidade Socioambiental do Noroeste da Amazônia Brasileira. São Gabriel da Cachoeira: FOIRN/ISA, 2006. Jornal A Crítica – Manaus-AM - a semana de 10.03.08 a 16.03.08 – p. A5. MONTEIRO, A. J. J. (ORG.) A Política de não-violência e valores na educação superior: ensaio introdutório para uma etnopedagogia. In. Docência no Ensino Superior. Edur/ UFRRJ/RJ/2006, (p. 157-159) SAVIANI, D. A Nova lei da educação. LDB-Trajetória- Limites e Perspectivas. 1ª Edição. abril ,1978. SOUZA, Márcio. História da Amazônia. Editora Valer. Manaus-AM, 2009.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/61416/2011%20-%20Leonor%20Ferreira%20Neta%20Toro.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3778
dc.originais.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2020-07-30T15:11:54Z No. of bitstreams: 1 2011 - Leonor Ferreira Neta Toro.pdf: 2001130 bytes, checksum: 80803f4d378cdcd673073a6b02829f02 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2020-07-30T15:11:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011 - Leonor Ferreira Neta Toro.pdf: 2001130 bytes, checksum: 80803f4d378cdcd673073a6b02829f02 (MD5) Previous issue date: 2011-07-12eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

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