Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12360
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLima, Maria de Fátima Furtadopt_BR
dc.date.accessioned2023-12-22T02:06:28Z-
dc.date.available2023-12-22T02:06:28Z-
dc.date.issued2006-10-20
dc.identifier.citationLIMA, Maria de Fátima Furtado. As concepções de educação, meio ambiente e sustentabilidade ambiental no contexto da formação do técnico em Agroindústria do Centro Federal de Educação Tecnológica de Rio Pomba-MG. 2006. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2006.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12360-
dc.description.abstractEste trabalho foi realizado no Centro Federal de Educação Tecnológica de Rio Pomba MG e teve como objetivo principal investigar as concepções que os alunos do curso técnico em agroindústria possuem sobre educação, meio ambiente e sustentabilidade. Visa apresentar o perfil socioambiental desse técnico, proporcionando à equipe pedagógica um novo referencial teórico-crítico, para subsidiar as práticas educacionais em execução, bem como servir de base para propor ajustes na construção do processo educacional que leve a formar cidadãos críticos dos graves problemas ambientais que afligem o cenário nacional e mundial. É uma abordagem metodológica qualitativa, na qual o método aplicado é o estudo de caso e a técnica usada foi a coleta de dados através de entrevista individual com roteiros semi-estruturados. Na análise dos dados coletados constatou-se, que: a) Educação é adquirir conhecimento e técnicas, através dos conteúdos ministrados pelos professores e que preparam as pessoas para enfrentar os desafios da vida profissional. Ao mesmo tempo, uma parcela bem significativa a considera como garantia de um futuro melhor. b) Meio Ambiente a maioria definiu como sendo a natureza e seus elementos naturais. Na mesma proporção outra parcela de alunos identificou como sendo meio físico-químico e biológico que rodeia o homem, ou seja, lugar onde habitamos. c) A Formação Técnica e as ações decorrentes desta formação são práticas vistas totalmente independente do meio ambiente, não constando como parte integrante do mesmo. Desconhecem conceitos de: desenvolvimento sustentável, qualidade de vida no trabalho e gerenciamento ecológico, dentre outros. Analisando as respostas, verifica-se uma deficiência muito significativa entre os diferentes paradigmas usado para Educação, Meio Ambiente e suas interações com os problemas ambientais vividos pela sociedade atual.por
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecteducação agrícolapor
dc.subjectmeio ambientepor
dc.subjectformação técnicapor
dc.subjectagricultural educationeng
dc.subjectenvironment and professional formation techniqueeng
dc.titleAs concepções de educação, meio ambiente e sustentabilidade ambiental no contexto da formação do técnico em Agroindústria do Centro Federal de Educação Tecnológica de Rio Pomba-MGpor
dc.title.alternativeThe conceptions of education, environment sustentabilidade in the context of the formation of the technician in agroindústria of the Federal Center of Technological Education of Rio Pomba-MGeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis work was carried through in the Federal Center of Technological Education of River Dove MG and had objective main you investigate the conceptions that the pupils of the course technician in agroindústria possess on education, environment and society. Technician aims at you present the socioambiental profile of this, providing you the pedagogical team new theoretician-critical referencial, you subsidize practical the educational ones in execution, well serving of base you educational consider adjustments in the construction of the process that has led you form conscientious citizens and critical of the serious ambient problems that afflict the national and world-wide scene. It is a qualitative metodológica boarding, in which the applied method is the study of case and the used technique it was the collection of data through interviews individual with half-structuralized scripts. In the analysis of the collected dates one evidenced, that: a) Education it is you acquire knowledge and techniques, through the contents given will be the professors and that they prepares the people you the professional face the challenges of the life. You the same teams, one parcels out well significant considers it the a pledge of to better future. b) Environment the majority defined being the natural nature and its elements. In the ratio same to another parcel of pupils identified being half biological physicist-chemistry and that the man encircles or to either place where we inhabit. c) The Formation Technique and the decurrent actions of this formation ploughs total practical sights independent of the environment, not consisting integrant part of the same. Concepts ploughs unaware of: sustainable development, quality of life in the work and ecological management, amongst others. Analyzing the answers, very significant deficiency is verified enters the different used paradigms will be Education, Environment and its interactions with the ambient problems lived by the current society.eng
dc.contributor.advisor1Magalhães, Luís Mauro Sampaiopt_BR
dc.contributor.advisor1ID533.517.977-53por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782808P6por
dc.contributor.advisor-co1Santos, Ana Cristina Souzapt_BR
dc.contributor.advisor-co1ID747.568.007-00por
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705376D3por
dc.creator.ID283.518.606-97por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/7530/2006%20-%20Maria%20de%20Fatima%20Furtado%20Lima.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/17572/2006%20-%20Maria%20de%20Fatima%20Furtado%20Lima.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/23906/2006%20-%20Maria%20de%20Fatima%20Furtado%20Lima.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/30308/2006%20-%20Maria%20de%20Fatima%20Furtado%20Lima.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/36658/2006%20-%20Maria%20de%20Fatima%20Furtado%20Lima.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/43060/2006%20-%20Maria%20de%20Fatima%20Furtado%20Lima.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/49432/2006%20-%20Maria%20de%20Fatima%20Furtado%20Lima.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/55882/2006%20-%20Maria%20de%20Fatima%20Furtado%20Lima.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/73
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-26T16:55:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2006 - Maria de Fatima Furtado Lima.pdf: 926751 bytes, checksum: 079bf12099c0aeca3127dfec3cb250d5 (MD5) Previous issue date: 2006-10-20eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2006 - Maria de Fatima Furtado Lima.pdfDocumento principal906.44 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.