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dc.contributor.authorLima, Claudia Bocchese de
dc.date.accessioned2023-12-22T02:06:56Z-
dc.date.available2023-12-22T02:06:56Z-
dc.date.issued2011-04-27
dc.identifier.citationLIMA, Claudia Bocchese de. Um estudo sobre a adesão de docentes do IF Baiano Campus Santa Inês aos Ambientes Virtuais. 2011. 87 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2011.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12385-
dc.description.abstractO uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na educação e suas implicações ainda se apresentam como desafio aos professores. Esta dissertação apresenta resultados de um estudo sobre a adesão de docentes do IF Baiano Campus Santa Inês aos ambientes virtuais, especificamente na construção e atualização de blogs ou sites. Mediante estudo de natureza qualitativa, através de estudo de caso, observação direta, aplicação de questionário, visitas aos sites e entrevistas através de E-mails, os resultados apontaram que, apesar do consenso entre os docentes de que as TIC podem atuar como facilitadoras do processo ensino aprendizagem e que seu uso na escola precisa ocorrer com maior intensidade, uma proposta para uso efetivo das TIC ainda encontra resistência por parte dos docentes. E o principal motivo apontado é a falta de tempo para uma familiarização com a tecnologia. A criação e atualização dos sites ativos, uma etapa da pesquisa, foi tarefa exclusiva dos professores, sem interferência da pesquisadora. O estudo também apontou que a existência ou não de diretivas a respeito do uso das TIC em uma instituição escolar pode determinar se as tecnologias serão ou não incorporadas às práticas pedagógicas dos docentes, isto é, uma adesão maciça não acontecerá por iniciativa dos professores, tendo em vista que a adesão espontânea representa uma parcela muito pequena do grupo docente. Nesse sentido, este trabalho levantou dados que podem ser considerados relevantes na implantação de diretrizes para incorporação das TIC no currículo dos Institutos Federais.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTecnologias da Informação e Comunicação (TIC)por
dc.subjectPrática Docente.por
dc.subjectSites e Blogspor
dc.subjectInformation and Communication Technology (ICT)eng
dc.subjectPedagogical Practiceeng
dc.subjectSites Blogseng
dc.titleUm estudo sobre a adesão de docentes do IF Baiano Campus Santa Inês aos Ambientes Virtuaispor
dc.title.alternativeA study on the adherence of teachers IF Baiano Campus Santa Ines to Virtual Environmentseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe use of Information and Communication Technology (ICT) in education and its implications still presents a challenge to teachers. This thesis presents results of a study on the adherence of teachers IF Baiano Campus Santa Inês with virtual environments, specifically in building and updating blogs or websites. Through qualitative study, through case study, direct observation, questionnaires, visits to sites and interviews via email, the results show that despite the consensus among teachers that ICT can act as facilitators of the process teaching and learning, and that its use in schools needs to occur with greater intensity, a proposal for effective use of ICT is still resistance from teachers. And the main reason cited is the lack of time to get acquainted with the technology. The creation and updating of active sites was the exclusive task of teachers, without interference from the researcher. The study also shows that the existence of policies regarding the use of ICT in a school can determine whether or not the technology will be incorporated into the teaching practices of teachers. A massive membership will not happen at the initiative of teachers. The spontaneous adhesion represents a very small group teaching. This work may be relevant in the implementation of guidelines for incorporation of ICT into the curriculum of the Federal Institutes.eng
dc.contributor.advisor1Bairral, Marcelo Almeida
dc.contributor.advisor1ID001661987-06por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0159010164759435por
dc.contributor.referee1Moraes, Marco Antonio de
dc.contributor.referee2Galvão Filho, Teófilo Alves
dc.creator.ID718632179-00por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5979392455876207por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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