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dc.contributor.authorMoraes, Ana Maria de
dc.date.accessioned2023-12-22T02:07:05Z-
dc.date.available2023-12-22T02:07:05Z-
dc.date.issued2011-12-15
dc.identifier.citationMORAES, Ana Maria de. A Monitoria como espaço de aprendizagem no Instituto Federal Catarinense - campus Sombrio. 2011. 79 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12393-
dc.description.abstractEsta pesquisa investigou as Monitorias desenvolvidas no Instituto Federal Catarinense – Campus Sombrio, com 75 alunos monitores das primeiras, segundas e terceiras séries do Curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio. Também participaram 17 professores responsáveis pelas monitorias no ano letivo de 2010, tendo como principal objetivo avaliar a eficácia destas monitorias. A metodologia utilizada consistiu na aplicação de questionários contendo perguntas abertas e fechadas. Foram aplicados 51 questionários para os alunos no início do segundo semestre e 17 questionários para os docentes. Também foram realizadas duas entrevistas semiestruturadas para as coordenadoras do Ensino Médio e do Ensino Técnico. Verificou-se que a monitoria colabora para a aprendizagem dos alunos envolvidos, consistindo-se esta em espaço para tirar as dúvidas das disciplinas, reforçando a compreensão dos alunos. Nesse sentido, os alunos evidenciaram que perceberam mudança no próprio processo de aprendizagem. A importância da interação social foi destacada pelo bom relacionamento entre professores, monitores e colegas. Os professores pesquisados evidenciaram que a monitoria contribui para a formação do aluno monitor, destacando como características desta formação a postura do aluno diante desse novo papel que tem de desempenhar. Esses resultados indicam que a eficácia da monitoria está relacionada às mudanças que causa nos alunos (monitores e participantes), promovendo o desenvolvimento dos processos mentais destes e a melhoria nas relações interpessoais (fundamental, em se tratando de alunos internos). A monitoria também possibilita um redimensionamento da sala de aula, onde a aprendizagem colaborativa, a autoestima e responsabilidade, são alguns dos indicadores presentes na formação do aluno monitor.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMonitoriapor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectInteração Socialpor
dc.subjectMonitoringeng
dc.subjectLearningeng
dc.subjectSocial Interactioneng
dc.titleA Monitoria como espaço de aprendizagem no Instituto Federal Catarinense – campus Sombriopor
dc.title.alternativeMonitoring Activity as a Learning Space at the Instituto Federal Catarinense – Campus Sombrio.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis research investigated the monitoring activities developed at Instituto Federal Catarinense – Campus Sombrio, with seventy-five students (monitors) the first, second and third levels of the Agricultural Technical Course integrated to high school. Also participating in seventeen teachers responsible for monitoring in academic year 2010, with the primary objective of evaluating the effectiveness of these monitoring activities. The methodology consisted of questionnaires containing open and closed questions. 51 questionnaires were administered to students in the beginning of the second semester and 17 questionnaires for teachers. Also two semi-structured interviews were conducted for high school coordinator as well as for the technical education coordinator. It was found that monitoring contributes for the learning of students involved, consisting in a space where the students can clarify doubts about the subjects of the disciplines that they study, enhancing students' understanding. In this sense, the students showed that they perceived change in the learning process itself. The importance of social interaction was highlighted by the good relationship between teachers, monitors and colleagues. The surveyed teachers indicated that monitoring contributes for the formation of a monitor student highlighting features of this training the student's posture on this new role they must play. These results indicate that the effectiveness of monitoring is related to the changes that cause in the students (monitors and participants), promoting the development of these mental processes and by the improvement in interpersonal relations (very important, in the case of that students that are residents at the school). Monitoring also enables a downsizing of the classroom where collaborative learning, self-esteem and responsibility are some of the indicators present in the training of the monitor student.eng
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Sílvia Maria Melo
dc.contributor.advisor1ID486.971.927-49por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4323286140400528por
dc.contributor.referee1Ericeira, Ronald Clay dos Santos
dc.contributor.referee2Rocha, Fátima Niemeyer da
dc.creator.ID595.291.569-87por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4694020701467422por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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dc.subject.cnpqAgronomiapor
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