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dc.contributor.authorSousa, Alessandro Nascimento
dc.date.accessioned2023-12-22T02:07:08Z-
dc.date.available2023-12-22T02:07:08Z-
dc.date.issued2011-09-19
dc.identifier.citationSOUSA, Alessandro Nascimento. Recursos instrucionais informatizados como ferramenta no ensino-aprendizagem do processo agroindustrial do abacaxi (Ananas comosus L. Merril) no IFTO Campus Araguatins. 2011. 47 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2011.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12395-
dc.description.abstractEste estudo visou contribuir para a melhoria da aprendizagem do processo agroindustrial do abacaxi como parte integrante da disciplina de Agroindústria, assunto integrante do curso técnico em Agropecuária, promovendo condições adequadas para o estudante em relação as suas fundamentações teórico-práticas, através da elaboração de um Website. Como instrumento avaliativo do processo pedagógico, utilizou-se os métodos de participação, colaboração e atitude de 135 indivíduos, fazendo-se pesquisas para contribuição de material teórico que constou em um Website, com a cultura e processo agroindustrial do abacaxi, e que serviu como fonte de pesquisa para aqueles e futuros pesquisadores, assim como a proposta de questionário que avaliou o conhecimento de cada indivíduo. Foram elaborados dois instrumentos de avaliação, sendo o primeiro uma pesquisa bibliográfica por parte dos alunos como afirmativas referentes aos conceitos e conhecimentos para compreender todas as etapas do processamento do abacaxi e o segundo instrumento um teste de conhecimentos baseado no conteúdo exposto no próprio Website e materiais de apoio fornecidos por professores da disciplina de Agroindústria, um questionário virtual referente aos conhecimentos necessários para compreensão de parte das etapas que envolvem o processamento da fruta em estudo, pontuados com uma escala variando de “discordo muito”, “discordo moderadamente”, “discordo ligeiramente”, “nem discordo nem concordo”, “concordo ligeiramente”, “concordo moderadamente” e “concordo muito”, totalizando sete pontos, apoiando-se na escala de Likert, que é um tipo de escala de resposta psicométrica usada comumente em questionários, sendo uma escala bastante usada em pesquisa de opinião. O processo de ensino-aprendizagem mostrou-se satisfatório através do interesse dos alunos no tema abordado e nos resultados obtidos no questionário virtual, levando ainda, o interesse dos estudantes pelos métodos utilizados, a plataforma virtual, algo inovador para eles e que mostrou que podemos utilizar a tecnologia como aliada para as áreas de Educação e Agroindústria, fortalecendo o processo educacional com grande relevância. Portanto, os resultados apresentados neste trabalho demonstraram relevância por mostrar ao docente que é possível associar diversos métodos de ensino, para enriquecer o dia-a-dia em sala de aula, nos laboratórios e outros ambientes de convivência dos alunos, aumentando assim o interesse por mais pesquisas que levem ao fortalecimento dos laços educacionais e propostas pedagógicas, possibilitando assim a autoconstrução do conhecimento pelo estudante.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino-Aprendizagempor
dc.subjectProcessamento do Abacaxipor
dc.subjectProcesso Educacionalpor
dc.subjectTeaching-Learningeng
dc.subjectProcess of the Pineappleeng
dc.subjectEducational Processeng
dc.titleRecursos instrucionais informatizados como ferramenta no ensino-aprendizagem do processo agroindustrial do abacaxi (Ananas comosus L. Merril) no IFTO Campus Araguatins.por
dc.title.alternativeComputerized instructional resources as a tool in teaching-learning process agrobusiness pineapple (Ananas comosus L. Merril) at IFTO - Campus Araguatinseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis study aimed to contribute to improving the learning process pineapple agribusiness as part of the discipline of Agribusiness, subject a member of the technical course in Agriculture, promoting conditions suitable for the student regarding their theoretical and practical reasoning, by developing a Website. As assessment tool of the educational process, we used the methods of participation, collaboration and attitude of 135 individuals, making up the contribution of research to theoretical material that consisted of a Website, with the culture and agro-industrial process pineapple, and served as resource for those and future researchers, as well as the draft questionnaire that assessed knowledge of each individual. We developed two assessment tools, the first being a literature search of the part of students as statements relating to the concepts and knowledge to understand all the processing steps of pineapple and a second instrument knowledge test based on the content displayed on the Website itself and materialssupport provided by Professor by Agribusiness, a virtual questionnaire concerning the knowledge needed for understanding of the steps that involve the processing of fruit in the study, scored with a scale ranging from “strongly disagree”, “moderately disagree”, “slightly disagree”, “neither agree nor disagree”, “slightly agree”, “moderately agree”, and “strongly agree”, totaling seven points, relying on the Likert scale, which is a type of psychometric response scale often used in questionnaires, being a widely used scale in survey. Te process of teaching and learning was satisfactory through the students interest in the subject discussed and the results obtained in the virtual questionnaire, takin also the relevance of the methods used by students, the virtual platform, something new for them and it showed that we can use technology as an ally in the areas in the areas of Education and Agribusiness, strengthning the educational process with great relevance. Therefore, the results presented in this paper demonstrated relevance by showing the teacher that you can associate different theaching methods to enrich the day-to-day in classrooms, laboratories and other students living environments, thus increasing interest in more research leading to the strengthening of educational and pedagogical ties, allowing the self-construction of knowledge by the student.eng
dc.contributor.advisor1Gregório, Sandra Regina
dc.contributor.advisor1ID617.032.907-63por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0015837037500256por
dc.contributor.referee1Porte, Alexandre
dc.contributor.referee2Sanchez, Sandra Barros
dc.creator.ID412.764.773-68por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4974153727790298por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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