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dc.contributor.authorLima, Antonio Cesar Barreto
dc.date.accessioned2023-12-22T02:07:10Z-
dc.date.available2023-12-22T02:07:10Z-
dc.date.issued2011-12-19
dc.identifier.citationLIMA, Antonio Cesar Barreto. A escola e a vida: uma análise da relação entre os saberes populares e escolares no curso Técnico em Agricultura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima - Campus Novo Paraíso. 2011. 91 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12397-
dc.description.abstractEsta dissertação teve como objetivo principal analisar a Proposta Pedagógica do Curso Técnico Subseqüente em Agricultura em Regime de Alternância do Campus Novo Paraíso e verificar se a mesma contempla a relação entre os saberes populares trazidos pelos alunos a partir das especificidades da vida cotidiana e o processo ensino-aprendizagem trabalhado através dos saberes escolares. Para alcançar esse objetivo, realizamos estudos sobre o contexto histórico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima, como também procuramos nos aprofundar no conceito da Pedagogia da Alternância e refletirmos sobre que tipos de saberes os alunos trazem consigo para a escolar. Para tanto, realizamos uma pesquisa de campo utilizando a Historiografia através de cartas produzidas por seis alunas do referido curso. Para complementar a nossa pesquisa, realizamos estudos em bibliografia de diversos autores que tratam do tema em foco, bem como, análise da Proposta Pedagógica do Curso, do Plano de Desenvolvimento Institucional e da Matriz Curricular do Curso.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPedagogia da Alternânciapor
dc.subjectSaberes Popularespor
dc.subjectEducação Agrícolapor
dc.subjectEnsino- Aprendizagempor
dc.subjectAlternation Pedagogyeng
dc.subjectKnowledge Populareng
dc.subjectAgricultural Educationeng
dc.subjectTeachinglearningeng
dc.titleA escola e a vida: uma análise da relação entre os saberes populares e escolares no curso Técnico em Agricultura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima - Campus Novo Paraísopor
dc.title.alternativeThe school and the life: An analyze of the relation among popular and schooldays knowledge in the Agriculture Technical Course in the Federal Institute of Education, Science and Technology of Roraima – Campus Novo Paraísoeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis dissertation had as main objective to analyze the Pedagogic Propose of the Subsequent Technical Course in Agriculture in Alternation manner of the Campus Novo Paraíso and to verify if its attends relationship among popular and schooldays knowledge brought by the students starting from the specificities of the daily life and the process teaching-learning worked through you know them school. To reach this objective, they were made studies on the historical context of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Roraima, and also in the concept of the Pedagogy of the Alternation to reflect about that types of you know the students bring with themselves for to school. For that, it was made a field research using the Historiography through letters produced by six students of the referred course. To complement the research, they realize studies in bibliography of much authors that speak of the theme in focus, as well as the analysis of the Pedagogic Propose of the Course, of the Institutional Development Plan and the specific subject of the Course.eng
dc.contributor.advisor1Fonseca, Lana Claudia de Souza
dc.contributor.advisor1ID013.981.117-67por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5084376565424146por
dc.contributor.referee1Oliveira, Lia Maria Teixeira
dc.contributor.referee2Santos, Rafael dos
dc.creator.ID229.627.602-44por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4311994080995794por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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dc.subject.cnpqAgronomiapor
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