Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12407
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCOSTA, Jônatas Tavares dapt_BR
dc.date.accessioned2023-12-22T02:07:22Z-
dc.date.available2023-12-22T02:07:22Z-
dc.date.issued2010-03-30
dc.identifier.citationCOSTA, Jônatas Tavares da. Trajetórias, saberes e experiências no contexto da formação dos técnicos agrícolas do Instituto Federal do Amazonas - Campus Manaus Zona Leste. 2010. 69 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2010.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12407-
dc.description.abstractEste estudo tem como propósito verificar de que modo o Campus Manaus Zona Leste do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas trata dos saberes regionais, das vivências e dos conhecimentos que seus alunos trazem ao chegar à Escola, especificamente os alunos oriundos dos municípios do interior do Estado do Amazonas. Nesse propósito procurou-se conhecer sobre a instituição de ensino, sua história e sua dinâmica de funcionamento, bem como saber sobre a realidade do interior do Amazonas, seus hábitos e sua cultura. Para isso, foi aplicado um questionário junto a 18 alunos, representantes de 18 pólos regionais do Amazonas. Esses alunos participaram também de entrevistas em grupo, com o intuito de aprofundar as questões levantadas no questionário. Utilizou-se também de um questionário que foi respondido por 08 docentes. A pesquisa foi complementada com a análise de documentos da Escola, como diários de classe, calendários escolares e conteúdo programático das disciplinas. Aplicados os instrumentos de pesquisa, verificou-se que o Campus Manaus Zona Leste não desenvolve atividades que estimulem o uso dos saberes e das experiências de seus alunos, entretanto, encontra-se na Escola professores que fazem uso desta prática como forma de ensino, aproveitando dos conhecimentos trazidos pelos estudantes para melhor desenvolver as atividades em sala de aula.por
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectsaberes regionaispor
dc.subjecteducação agrícolapor
dc.subjectcultura amazônicapor
dc.subjectensino-aprendizagempor
dc.subjectregional knowledgeseng
dc.subjectagriculture educationeng
dc.subjectamazon cultureeng
dc.subjectteaching-learningeng
dc.titleTrajetórias, saberes e experiências no contexto da formação dos técnicos agrícolas do Instituto Federal do Amazonas - Campus Manaus Zona Lestepor
dc.title.alternativeTrajectories, knowledges and experiences in the context of the formation of agriculture technicians of Amazonas Federal Institute - Manaus East Zone Campuseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis survey aims to verify the methodology applied by Manaus East Zone Campus of Amazonas Technology, Science and Education Institute to address regional knowledges, experiences and perceptions that its students come up with when starting at school, more specifically the ones native of cities in the countryside of Amazonas State. With this objective it was part of the survey to know more about the educational institution, its history and operational dynamics, as well as the reality of the rural areas of Amazonas, its habits and its culture. To reach this goal a questionnaire was applied to 18 students, representing 18 regional poles in Amazonas. These students also took part in group interviews, aiming to deepen topics from the questionnaire. It was also applied a questionnaire to 8 instructors. The research was complemented with school documents analysis, such as classes reports, school calendars, and the subjects syllabus. After the research instruments were administered, it was observed that Manaus East Zone Campus does not develop activities that exhort the use of knowledges and experiences of its students, although some teachers at the school utilize these practices as a teaching methodology, applying the knowledges students bring to enhance classroom activities.eng
dc.contributor.advisor1Monteiro, Rosa Cristinapt_BR
dc.contributor.advisor1ID627.079.737-34por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4703453783397917por
dc.creator.ID441.178.502-10por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5276696731249052por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/14675/2010%20-%20J%c3%b4natas%20Tavares%20da%20Costa.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/17688/2010%20-%20J%c3%b4natas%20Tavares%20da%20Costa.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/24024/2010%20-%20J%c3%b4natas%20Tavares%20da%20Costa.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/30437/2010%20-%20J%c3%b4natas%20Tavares%20da%20Costa.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/36807/2010%20-%20J%c3%b4natas%20Tavares%20da%20Costa.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/43187/2010%20-%20J%c3%b4natas%20Tavares%20da%20Costa.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/49555/2010%20-%20J%c3%b4natas%20Tavares%20da%20Costa.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/55984/2010%20-%20J%c3%b4natas%20Tavares%20da%20Costa.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/61
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-26T16:55:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2010 - Jônatas Tavares da Costa.pdf: 2536914 bytes, checksum: 5d5ed34107a93e0dbc2f58f9ec9fc11f (MD5) Previous issue date: 2010-03-30eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010 - Jônatas Tavares da Costa.pdf2.48 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.