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dc.contributor.authorPontes, Moisés de Souza
dc.date.accessioned2023-12-22T02:07:41Z-
dc.date.available2023-12-22T02:07:41Z-
dc.date.issued2019-10-03
dc.identifier.citationPONTES, Moisés de Souza. Práticas pedagógica na educação profissional: um estudo sobre a cartografia social como metodologia de ensino em geografia. 2019.79f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12422-
dc.description.abstractA presente pesquisa traz uma abordagem sobre a prática pedagógica na educação profissional, tendo como ponto de partida a geografia como ciência, disciplina escolar e o ensino da cartografia. Temática que mesmo com avanços no processo pedagógico, ainda carece de métodos que possam responder à necessidade dos alunos na construção do conhecimento. A partir dos anos 90 a cartografia social vem se consolidando como instrumento em defesa de território das comunidades tradicionais por todo o país e em particular, dos povos da Amazônia. Assim, respondemos com essa pesquisa, como o uso da cartografia social, pode, na condição na condição de metodologia de ensino, contribuir para a formação dos alunos da educação profissional? Os sujeitos envolvidos nas atividades foram alunos de 1º ano do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, campus Maués, do ano de 2018. Objetivo principal analisa a prática pedagógica em geografia, compatível com o desenvolvimento da educação profissional de nível médio integrado na formação do aluno. Para isso estabelecemos como objetivos específicos: inserir os princípios da cartografia social como metodologia de ensino da cartografia; comparar a produção cartográfica dos discentes com o modelo convencionais de aprendizagem da cartografia e avaliar a eficácia dos fundamentos da cartografia social na prática pedagógica do ensino da cartografia e suas tecnologias na disciplina de geografia. Apoiado na abordagem qualitativa, na utilização de questionários com escalas no modelo Likert, aplicados antes e depois da inserção da metodologia da cartografia social, nas observações e avaliações aferidas, obtivemos resultados significativos para a inserção dos fundamentos da cartografia social como método de ensino da cartografia. Os resultados são expostos seguindo inicialmente uma apresentação que alia as experiências deste pesquisador na rede de educação do Estado do Amazonas e na educação profissional, passando em nosso referencial teórico pelo lugar da cartografia no ensino da geografia, nas utilidades dos produtos cartográficos e nas potencialidades da cartografia social, apoiados em autores que entendem o ensino da geografia como movimento, assim como, os autores que tratam da cartografia social no Brasil e no mundo. As representações iniciais dão sequencias a discussão, onde é possível perceber que realmente a cartografia escolar, especificamente o nível de alfabetização cartografia dos alunos é deficitário e, com a utilização do método, inserimos a pesquisa como princípio pedagógico, aulas interdisciplinares e o uso de tecnologias como auxílio no desenvolvimento conhecimento integral dos alunos. Por fim, a partir das inferências estáticas mostramos que aplicar os fundamentos da cartografia social como método de ensino é compatível no desenvolvimento da educação profissional. Com isso apontamos em nossas considerações finais esse caminho como um instrumento de resistência às investidas por parte de organismo que conduzem a educação em nosso país, que tentam reduzir a contribuição da geografia como a ciência e disciplina escolar na construção do conhecimento e na formação do aluno sujeito, por meio de um ensino autônomo e significativo, tornando-o capaz de intervir em sua realidadepor
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGeografia significantepor
dc.subjectEducação profissionalpor
dc.subjectCartografia socialpor
dc.subjectSignificant geographyeng
dc.subjectProfessional educationeng
dc.subjectSocial cartographyeng
dc.titlePráticas pedagógica na educação profissional: um estudo sobre a cartografia social como metodologia de ensino em geografiapor
dc.title.alternativePedagogical pratices in professional education: one study about social cartography as a teching methodology in geographyeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis research presents on approach about pedagogical practice in professional education, having as a start point the geography as a school science discipline and the cartography teaching. Thematic that even with some advances in pedagogical process, still lacks methods that can respond to students’ needs in knowledge construction. From the 1990s social cartography has been consolidating itself as a defense instrument of traditional communities territory all over the world and in particular Amazon peoples. So, we answer with this research, how can the use of social cartography, as a teaching methodology, contribute to the formation of professinal education students? The subjects involved in the activities were first year students of the Integrated Farming Technical Course. High School, from Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas, campus Maués, in 2018. The main objective analyzes the pedagogical practice in geography, compatible with the development of professinal secondary education integrated in the students’ education. For this we set as specific objectives: to inserting the social cartography’s princeples as a cartography ply teaching methodology; comparing students’ cartographic production with the conventional model of cartography learning and reating the effectiveness of social cartography fundamentals in the pedagogical practice of cartography teaching and its technologies in the geography discipline. Supported by qualitative approach, in the use of Likert scale model questionnaires, applied before and after the insertion of the social cartography methodology, in the observations and exames applied, we had significant results for the insertion of social cartography fundamentals as a cartography teaching method. At first the results are esposed following a presentation that combines this researcher’s experiences in the education network Amazonas State and in professional education, passing through our theoretical reference for the cartography place in the geography teaching, in the utility of cartographic products and in the potentialities of social cartography, supported by authors who understand the geography teaching as movement, as well as the authors that dealing with social cartography in Brazil and in the world. The initial representations give us sequence to the discussion, where it is possible to realize that really the scholar cartography, specifically the students' cartography literacy level is deficient and, with the use of the method, we insert the research as pedagogical principle, interdisciplinary classes and the use of technologies. as an aid in the students' Integral developing. Finally, cartography foundantions as a teaching method is compatible in the development of professional education. So, we pointed out from our final considerations this way as resistance instrument to the attacks by organizations that conduct education in our country, which try to reduce the contribution of geography as science and scholar discipline in the knowledge construction and in the student education, through an autonomous and meaningful teaching, making it able to intervene in its realityeng
dc.contributor.advisor1Monteiro, Rosa Cristina
dc.contributor.advisor1ID627.079.737-34por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4703453783397917por
dc.contributor.referee1Monteiro, Rosa Cristina
dc.contributor.referee1ID627.079.737-34por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4703453783397917por
dc.contributor.referee2Rossetto, Claudia Antonia Vieira
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-4368-7119por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1297230815845355por
dc.contributor.referee3Souza, Ana Cláudia Ribeiro de
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-0066-7038por
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7472602272780097por
dc.creator.ID741.087.002-87por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8913761485768892por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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