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dc.contributor.authorCarneiro, Ulysses Tavares
dc.date.accessioned2023-12-22T02:08:06Z-
dc.date.available2023-12-22T02:08:06Z-
dc.date.issued2010-12-13
dc.identifier.citationCARNEIRO, Ulysses Tavares. Politecnia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - Campus Sombrio. 2010. 79 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12440-
dc.description.abstractEste trabalho investigou como os profissionais e os estudantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica compreendem os conceitos de educação integral e politecnia, novamente presentes nas formulações das políticas públicas para a educação profissional. A expressão “politecnia”, fortemente presente no debate educacional a partir da década de oitenta do século passado, perdeu força no período em que as políticas para a educação profissional no Brasil seguiram o viés neoliberal, na década de noventa e no primeiro terço desta década. Atualmente este conceito retorna ao debate e reaparece nas políticas públicas para o ensino médio e para a educação profissional, exatamente no momento em que se ressignifica a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Optou-se pelo estudo de caso realizado com estudantes e professores do Curso Técnico em Informática, nas modalidades integrado, subsequente, concomitante e PROEJA, do Campus Sombrio do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Catarinense, no município de Sombrio, Santa Catarina. A pesquisa é de natureza qualitativa, tanto na coleta, quanto na análise e discussão dos dados. Os dados foram coletados por meio de questionário e análise documental. A apresentação dos dados foi feita através de quadros e gráficos. A pesquisa verificou que o conceito não é mencionado nos atuais documentos do Instituto e do Campus. Apenas um quarto dos professores que participaram da pesquisa conhece essa concepção pedagógica, enquanto os estudantes participantes a desconhecem. A compreensão de quais devem ser os objetivos do ensino técnico é distinto para estudantes e professores participantes, já que, para estes, os cursos técnicos deveriam possibilitar o ingresso rápido no mundo do trabalho, enquanto aqueles declaram que deveriam possibilitar a continuidade de estudos em nível superior.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Agrícolapor
dc.subjectPolitecniapor
dc.subjectEducação Integralpor
dc.subjectAgricultural Education,eng
dc.subjectPolytechniceng
dc.subjectIntegral Educationeng
dc.titlePolitecnia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense – Campus Sombriopor
dc.title.alternativePolytechnic in the Catarinense Federal Institute of Education, Science and Technology - Sombrio Campus.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis paper aimed to investigate how professionals and students of the Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education understand the concepts of integral and polytechnic education, again included in the formulation of public policies for Professional Education. The term “polytechnic”, strongly present in the education debate since the eighties of last century, weakened during the period in which policies for Professional Education in Brazil followed the neo-liberal bias in the nineties and the first third of this decade. Nowadays this concept reappears and returns to the debate on public policy for high school and Professional Education exactly in the moment that reframes the Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education. The case study was opted that was conducted with students and teachers in Computer Technician Course, built in the modalities integrated, subsequent, concomitant and PROEJA, from Catarinense Federal Institute of Education, Science and Technology, in Sombrio municipality, in Santa Catarina. The research is qualitative, both in the collection, and in the analysis and discussion of the data. The data were collected through questionnaire and documentary analysis. The data presentation was done through frames and graphs. This research aimed to verify that the concept has not been mentioned at the current documents from Catarinense Federal Institute of Education, Science and Technology and the Campus. Only one quarter of the teachers who participated in the survey know that educational concept, while the students who participated in the survey do not know that concept. The understanding of what should be the goals of technical education is different for students and teachers, since for these, the technical courses should allow fast entry into the labor market, while those had declared that technical education should provide continuity of study for entry into undergraduate.eng
dc.contributor.advisor1Sanchez, Sandra Barros
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5592332884126912por
dc.contributor.referee1Sobral, Francisco José Montorio
dc.contributor.referee2Martins, Angela Maria Souza
dc.creator.ID073.874.287-07por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1090720539195892por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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