Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12443
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPimentel, Gislene de Oliveira
dc.date.accessioned2023-12-22T02:08:10Z-
dc.date.available2023-12-22T02:08:10Z-
dc.date.issued2010-11-26
dc.identifier.citationPIMENTEL, Gislene de Oliveira. A Conscientização da Problemática Ambiental no Ensino Agrícola, no Olhar do Geógrafo. 2010.102 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12443-
dc.description.abstractO presente estudo relata a importância do meio ambiente e sua condição basilar para uma melhor qualidade de vida. Descreve a concepção ambiental e suas implicações sociais, evidenciando a contribuição da educação através de uma pedagogia que promova os princípios e valores da sustentabilidade ambiental que não funciona isoladamente, mas em conjunto com a formação acadêmica, agregada aos valores ambientais. Destaca o importante fato da reestruturação da Educação Profissional e técnica de nível médio através do Decreto de nº 5.154/2004, consolidada pela Lei nº 11.741/2008 que tem por objetivo resgatar as contribuições acadêmicas geradas nas últimas décadas, as experiências institucionais e de grupos comunitários, além da reforma da educação no Brasil e a institucionalização do currículo por competências, inclusive na Educação Profissional Técnica de Nível Médio. É relatada a importância histórica da Escola Agrícola inaugurada em 20 de abril de 1956, as denominações recebidas até chegar a atual nomenclatura Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, recebendo a denominação de IFES – Campus Itapina. Os crescentes avanços tecnológicos na física, biologia molecular, genética, microeletrônica e química iniciadas com a “revolução verde” no começo da década de 60, têm provocado dramáticas e profundas transformações na agropecuária. A escola como instituição dinâmica articula os processos cognitivos com os contextos da vida, por isso os educadores devem ter consciência de seu papel em defesa do meio ambiente e, consequentemente, do seu papel com o sonhado desenvolvimento sustentável. Esta abordagem estimula um pensar e fazer sobre o meio ambiente diretamente ligado ao diálogo entre saberes, à participação, aos valores éticos como valores fundamentais para fortalecer a complexa interação entre sociedade/homem e natureza. Entretanto, condizente com a perspectiva sonhada os educadores que compõe a unidade de ensino devem trabalhar em conjunto, canalizando seus objetivos para um objetivo maior, ou seja, a preocupação em formar cidadãos compromissados com uma educação ambiental para a sustentabilidade que advêm de uma postura interdisciplinar adotada por todos os professores da instituição. É importante que seja evidenciada a interdisciplinaridade como fio condutor, não só do professor de geografia, mas de todo educador da instituição que num trabalho em equipe apresenta a interdisciplinaridade como um dos tratamentos adequados ao seu processo pedagógico.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação agrícolapor
dc.subjecteducação ambientalpor
dc.subjectgeografiapor
dc.subjectdisciplinas técnicaspor
dc.subjectagricultural educationeng
dc.subjectenvironmental educationeng
dc.subjectgeographyeng
dc.subjecttechnical disciplineseng
dc.titleA Conscientização da Problemática Ambiental no Ensino Agrícola, no Olhar do Geógrafopor
dc.title.alternativeAwareness of Environmental Issues in the Agricultural Education, in the Geographer's Vieweng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis study reports the importance of the environment and its fundamental condition for a better quality of life. It describes the environmental design and its social implications, showing the contribution of education through a pedagogy that promotes the principles and values of environmental sustainability that do not work isolated but joining with the academic formation together environmental values. The study highlights the important fact that the restructuring of the professional and technical education at high school level through Decreto n º 5.154/2004, consolidated by Lei nº 11.741/2008 that aims to rescue the academic contributions developed in recent decades, the experiences of institutional and community groups in addition to education reform in Brazil and the institutionalization of the curriculum by competencies, including the professional and technical education. It is reported the historical importance of the Agricultural School founded on April 20, 1956, diversed named until the current nomenclature Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, receiving the name of IFES - Campus Itapina. The increasing technological advances in physics, molecular biology, genetics, microelectronics and chemistry started with the "green revolution" in the early 60's, have caused dramatic and profound changes in agriculture. The school as a dynamic institution articulates the cognitive processes with the contexts of life, so educators must be aware of their role in defending the environment and hence their role played with the dream of sustainable development. This approach stimulates the thinking and doing about the environment directly connected to the dialogue among knowledge, to participation, and to ethical values as core values to strengthen the complex interaction between society /man and nature. However, consistent with the envisioned approach educators who make the teaching unit must work together, targeting their goals to a higher purpose, namely, the concern in forming citizens committed to environmental education for sustainability that comes from an interdisciplinary adopted by all professors. It is important that any evidence of interdisciplinarity as a guide, not only the geography teacher, but every teacher of the institution that provides a teamwork as one of the interdisciplinary treatment appropriate to his educational process.eng
dc.contributor.advisor1Monteiro, Rosa Cristina
dc.contributor.advisor1ID627.079.737-34por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4703453783397917por
dc.contributor.referee1Gonçalves, Silvia Maria Melo
dc.contributor.referee2Lo Monaco, Paola Alfonsa Vieira
dc.creator.ID705.193.827-49por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1117642038241787por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.references- ACSELRAD, Henri, MELLO, Cecília Campello do A. e BEZERRA, Gustavo das Neves. O que é justiça ambiental. Rio de Janeiro : Garamond, 2009. - ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Estudo de caso em pesquisa e avaliação educacional. Série pesquisa. Brasilia: Lider Livro Editora, 2005. - ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação. 2ª ed. São Paulo : Moderna, 2000. - ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da educação. São Paulo: Moderna, 2001. - AZEVEDO, Janete M. Lins de. A educação como política pública. 2ª ed. ampli. Campinas – SP : Autores Associados, 2001. - BOFF, Leonardo. Saber cuidar: ética do humano – compaixão pela terra. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999. - BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Aqui é onde eu moro, aqui nós vivemos: escritos para conhecer, pensar e praticar o município educador sustentável. 2ª ed. Brasília: MMA, Programa Nacional de Educação Ambiental, 2005. - BRASIL. Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96. Compêndio do MEC. Reforma da Educação Profissional. Disponível em: <http/www.planalto.gov.br.//>. __________. Lei nº 9.795 de 27 de abril de 1999 . Disponível em: <http/www.planalto.gov.br.//>. __________. Agenda 21 nacional. 2ª ed. Vol.1. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004a. __________. Agenda 21 nacional. 2ª ed. Vol.2. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004b. __________. Ministério da Educação/Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC) Educação Ambiental: aprendizes de sustentabilidade. Brasília: MEC, 2007. __________. MMA, Programa Nacional de Educação Ambiental, 2005. _________. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Meio Ambiente. Brasília: MEC/SEF, 1998. __________, Constituição Federal de 1934. Anais do Congresso Nacional. Brasília : 2003. __________, Constituição Federal de 1937. Anais do Congresso Nacional. Brasília : 2003. __________ . Constituição Federal de 1988. Anais do Congresso Nacional. Brasília : 2003. __________, Decreto nº 2.208/97. Compêndio do MEC. Reforma da Educação Profissional. Brasília : 2001. __________, Decreto nº 8.319 de 20/10/1910. Anais do Congresso Nacional. Brasília. 2003. 55 __________, Decreto nº 5.154 de 23/07/2004. Anais do Congresso Nacional. Brasília : 2004. __________, Decreto nº 19.398 de 11/11/1930. . Disponível no site: <http://www6.senado.gov.br/legislacao/ListaPublicacoes.action?id=37246> __________, Decreto nº 24.643 de 10/07/1934. . Disponível no site: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d24643.htm> __________, Decreto nº 7.566 de 23/09/1909. . Disponível no site: <http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf3/decreto_7566_1909.pdf> __________, Decreto nº 60.731 de 19/05/1967. . Disponível no site: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/d60731.pdf> __________, Decreto nº 99.244 de 10/05/1990. . Disponível no site: <http://www010.dataprev.gov.br/sislex/paginas/23/1990/99244.htm> __________, Decreto nº 83.935/79. Trata da denominação de Escolas Agrotécnicas Federais. Disponível no site: <http://www.planalto.gov.br> __________, Decreto nº 72.434 de 09/07/1973. Cria a Coordenadoria Nacional do Ensino Agrícola – Coagri. Disponível no site: <http://www.planalto.gov.br> __________, Decreto nº 93.613/86. Extingui a Coagri, subordinando o ensino agrotécnico de 2º grau diretamente a Secretaria de Ensino de 2º grau – SESG. Disponível no site: <http://www.planalto.gov.br> __________, Decreto - lei nº9.613 de 20/08/1946. Lei Orgânica do Ensino Agrícola. Disponível no site: <http://www.jusbrasil.com.br/legislacao/126500/lei-organica-do-ensinoagricola- decreto-lei-9613-46> __________, Educação Profissional. Legislação Básica. “Resolução nº 04/99. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico. Brasília”. MEC. Brasília : 5ª ed. p.p. 151 – 188. 2001. __________, Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 4.024/61. Anais do Congresso Nacional. Brasília : 2003. __________, Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 5.692/71. Anais do Congresso Nacional. Brasília : 2003. __________, Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96. Compêndio do MEC. Reforma da Educação Profissional. Brasília : 2001. __________, Leis nº 7.044 de 18/10/1982. Disponível no site: <http://www.jusbrasil.com.br/legislacao/128264/lei-7044-82> __________, Leis nº 11.892 de 29/12/2008. Disponível no site: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/111892.htm> __________, Parecer CNE/CEB nº 16/99. Compêndio do MEC. Reforma da Educação Profissional. Brasília : 2001. __________, Portaria nº 646/97. Compêndio do MEC. Reforma da Educação Profissional. Brasília : 2001. __________, Plano de Desenvolvimento do Ensino Agrícola do 2º Grau. Brasília : MEC, 1973. 56 __________, (Re) significação do ensino agrícola da rede federal de educação profissional e tecnológica. Brasília DF: Ministério da Educação - Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica – SETEC, abril de 2009. Disponível no site: <http://www.minedu. pt/np3/1953.html> - CÁCERES, Florival. História Geral. Editora Moderna, 1996. - CANDAU, Vera Maria (org.) Rumo a uma nova didática. 6. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1994. - CUNHA, Sandra Baptista da; GUERRA, Antônio José Teixeira (orgs.). A Questão Ambiental: diferentes abordagens. 4ª Ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008. - CAVALCANTI, Clóvis (Org.). Meio Ambiente, desenvolvimento sustentável e políticas públicas. São Paulo : Cortez. Recife. Fundação Joaquim Nabuco, 1977. - DUBOIS, Jean C. L. Educação Ambiental e Sustentabilidade. Conteúdo da Palestra apresentada durante “VI Encontro de Educação Ambiental do Estado do Rio de Janeiro”. CREA-RJ, 26-29 de Julho de 1999 - FÉLIX, Maria de Fátima Costa. Administração escolar: um problema educativo ou empresarial? São Paulo: Cortez, Autores Associados, 1986. - FLICK, Maria Esther Pereira. Educação Ambiental e formação de professores. Disponível no site: http://www.cenedcursos.com.br/educacao-ambiental-e-formacao-deprofessores. html - acesso em 22/08/2010 - FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação profissional e tecnológica: memórias, contradições e desafios. Campos de Goytacazes. RJ: Essentia Editora, 2006. - FRIGOTTO, Gaudêncio, CIAVATTA, Maria e RAMOS e Marise Nogueira (Orgs.). Ensino médio, integrado: Concepção e contradições. São Paulo : Cortez, 2005. - FRIGOTTO, Gaudêncio; CIVIATTA, Maria; RAMOS, Marise Noqueira. A Gênese do Decreto nº. 5.154/2004: um debate no contexto controverso da democracia restrita. Não publicado. Acesso em: 29/06/2010. Disponível <http://www.gfrigotto@globo.com/>. - FURLAN, Sueli Ângelo. A Geografia na sala de aula: a importância dos materiais didáticos. Disponível em: http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2002/mp/tetxt4. htm. Acesso em: 17.04.09 - GADOTTI, Moacir. História das idéias pedagógicas. 8ª ed. São Paulo : Ática, 2002. - GAMBOA, Silvio Sánchez. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. Chapecó: Argos, 2008. - GARCIA, Regina Leite e ZACCUR, Edwges (Orgs.). Cotidiano e diferentes saberes. Rio de Janeiro : DP&A, 2006. - HÖFLING, Eloísa de Mattos. Estado e políticas (públicas) sociais. In: Cadernos Cedes, ano XXI, nº 55, novembro. Campinas – SP : UNICAMP, 2001. - IBOPE. Conheça os tipos de pesquisa realizados pelo grupo. Disponível em:<http://www.ibope.com.br/calandraweb/BDarquivos/sobre_pesquisas/tipos_pesquisa.html .>. Acesso em 07 de julho de 2009. - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO – Plano de Desenvolvimento Institucional 2009- 2013. Ministério da Educação: 57 Vitória, maio de 2009. Disponível em <http://www.cefetes.br/internet_arquivos/outros/PDI%20Versao%20Consultya%20Comunida de%20-%202009.pdf. - KAERCHER, Nestor A. Desafios e Utopias no Ensino de Geografia. RS: Edunisc, 2001. - INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - Portal do Campus Itapina. Disponível em <http://www.ifes edu.br>. Acesso em 10 de julho de 2010. KAERCHER, Nestor A. Desafios e Utopias no Ensino de Geografia. RS: Edunisc, 2001. - JUNIOR, Luiz Antonio Ferraro (org). Encontros e caminhos: formação de educadoras (es) ambientais e coletivos educadores. Brasília: MMA, Diretoria de Eduicação Ambiental, 2005. - KUENZER, Acácia Zeneida. Ensino médio e profissional: as políticas do Estado neoliberal. São Paulo : Cortez, 1997. - LEGISLAÇÃO AMBIENTAL. Disponível em < http://www.soleis.com.br/ebooks/aeronautica-1.htm>. Acesso em 13/08/10. - LIMA, Gustavo Ferreira da Costa. Educação, emancipação e sustentabilidade: em defesa de uma pedagogia libertadora para a educação ambiental. IN: LAYRARGUES, Philippe Pomier (coord.). Identidades da educação ambiental brasileira / Ministério do Meio Ambiente. Diretoria de Educação Ambiental. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004. - LUCCI, Elian A. et al (org). Milton Santos: cidadania e globalização. São Paulo, Saraiva/AGB-Bauru/UNESP-Bauru/SINPRO, 2000. - MACHADO, Lourdes Marcelino (coord); MAIA, Graziela Zambão Abdian (org). Administração e supervisão escolar: questões para o novo milênio. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003. - MARCONDES, Martha Aparecida Santana (org). Temas Transversais e Currículo. Brasília: Líber Livro Editora, 2008. - MARTINS, Heloisa Helena T. de Souza. Metodologia qualitativa de pesquisa. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, nº 2, p.289-300, maio/ago. 2004. - MENDONÇA, Francisco de Assis. Geografia e meio ambiente. 6ª Ed. São Paulo: Contexto, 2002. - MONTEIRO, Rosa Cristina. Novas ruralidades e políticas públicas: Proposições para um debate. IN: FROEHLICH, José Marcos; DIESEL, Vivien (orgs). Desenvolvimento rural: tendências e debates contemporâneos. 2ª Ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2009. - MORIN, E. Roda Viva. O Brasil passa por aqui. SP: Cultura Marcas, 1997. - MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2000. - MORIN, Edgar. Os Novos Pensadores de Educação. Revista Escola, 2002. 58 - MORIN, Edgar; CIURANA, E. R.; MOTTA, R. D. Educar na era planetária: o pensamento complexo como método de aprendizagem pelo erro e incerteza humana. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2003. - MORIN, Edgar. A cabeça bem feita: pensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bretrand Brasil, 2007. - OLIVEIRA, Antonio Inagê de Assis. Disponível em < http://www.cebds.org.br/cebds/lactleg- contexto.asp >. acesso em 11/08/10. - OLIVEIRA, Ramon de. A (dês) qualificação da educação profissional brasileira. São Paulo : Cortez. 2003. - PARO, Vitor Henrique. Gestão escolar, democracia e qualidade de ensino. São Paulo: Ática, 2007. - PAULA, Ariano Cavalcanti de. Dissertação de mestrado. Disponível em:<http://www.gpo.com.br/tese/metodologia.html.>. Acesso em 09 de julho de 2009. - PAULA, Ariano Cavalcanti de. Rede organizacional: uma estratégia de desenvolvimento? – o caso netimóveis-, Dissertação de mestrado, 2005, 194p. Disponível em: <http://www.ariano.com.br>. Acesso em 11 de julho de 2009. - PIMENTEL, Rogério da Motta. Projeto político – pedagógico: a importância de sua construção coletiva nas Escolas Agrotécnicas Federais do Espírito Santo – Dissertação de mestrado – Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO. São Gonçalo - RJ, 2005. - RAMOS, Marise Nogueira. O Público e o Privado na Educação Profissional: As Políticas do MEC. In: PERONI, Vera; ADRIÃO, Teresa. (Org.). O público e o privado na Educação: interfaces entre Estado e sociedade. São Paulo, 2005, v. 1, p. 31-56. - ROMANELLI, Otaiza de Oliveira. História da educação no Brasil - 1930/1973. 23ª ed. Petrópolis, Vozes, 1999. - SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. 4ª Ed. São Paulo: Cortez, 2006. - SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 4ª Ed. 2ª reimpr. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006. - SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Edusp, 2008. - SANTOS, Milton. A natureza do espaço, razão e emoção. 4ª Ed. Reimpr. - São Paulo: Eitora da Universidade de São Paulo, 2009. - SANTOS, Milton. Por uma outra globalização - do pensamento único à consciência universal. São Pauto: Record, 2000. - SANTOS, Milton. Por uma outra globalização - do pensamento único à consciência universal. 15ª Ed. Rio de Janeiro: Record, 2008. - SATO, Michèle; CARVALHO, Isabel Cristina Moura (orgs). Educação ambiental: pesquisa e desafios.Porto Alegre: Artmed, 2005. - SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 13ª. ed. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2000. 59 - SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia: polêmica do nosso tempo. 34ª. ed. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2001. - TEIXEIRA, Edival (Org.). Educação: Algumas reflexões sobre política, teoria e prática. Pato Branco : Liceu Teixeira, 2005. - TIBA, Içami. Ensinar aprendendo: Novos paradigmas na educação. 18ª ed. rev. e atual. São Paulo : Integrare Editora, 2006. - TRISTÃO, 2ªMartha. A educação ambiental na formação de professores: redes de saberes. 2ª Ed. São Paulo: Annablume; Vitória: Facitec, 2008. - VIEIRA, Evaldo. A política e as bases do direito educacional. In: Cadernos Cedes, ano XXI, nº 55, novembro. Campinas – SP : UNICAMP, 2001. - VISENTINI, José William. Geografia: geografia geral e do Brasil. Volume único. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2007. - WALTER, Carlos Gonçalves Porto. Os (des) caminhos do meio ambiente. 14ª ed, 1ª reimpressão. São Paulo : Contexto, 2008.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/62456/2010%20-%20Gislene%20de%20Oliveira%20Pimentel.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3999
dc.originais.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2020-10-19T13:45:25Z No. of bitstreams: 1 2010 - Gislene de Oliveira Pimentel.pdf: 3716100 bytes, checksum: 084257b7c6ef9955e46489a40aad575a (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2020-10-19T13:45:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2010 - Gislene de Oliveira Pimentel.pdf: 3716100 bytes, checksum: 084257b7c6ef9955e46489a40aad575a (MD5) Previous issue date: 2010-11-26eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010 - Gislene de Oliveira Pimentel.pdf2010 - Gislene de Oliveira Pimentel3.63 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.