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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12448
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Campos, Jussara Maysa Silva | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T02:08:17Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T02:08:17Z | - |
dc.date.issued | 2010-12-13 | |
dc.identifier.citation | CAMPOS, Jussara Maysa Silva. Educação Profissional e Tecnológica e a Segurança Alimentar e Nutricional para a Comunidade Indígena Xacriabá. 2010. 48 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12448 | - |
dc.description.abstract | A Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) é o direito humano ao acesso regular e permanente a uma alimentação saudável, de qualidade e quantidade suficiente, sem interferir no acesso às outras necessidades essenciais. Segundo o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, 2004, entre os determinantes da insegurança alimentar e nutricional das comunidades indígenas, identifica-se que a dificuldade para acesso à educação, em especial ao ensino superior, como uma das condições para ampliar a participação de técnicos indígenas na gestão dos respectivos programas e serviços públicos. Para o desenvolvimento da pesquisa foi selecionado o Campus Januária, do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais em virtude de sua experiência bem sucedida em relação à Educação Profissional Indígena, por meio do curso de Formação Profissional em Agropecuária, na modalidade PROEJA, oferecido aos Xacriabá. A presente pesquisa tem por objetivo analisar esta proposta de PROEJA como estratégia de Segurança Alimentar e Nutricional para esse povo. Para tanto foi realizada uma pesquisa documental descritiva, de caráter quali-quantitativa, de forma semi estruturada. Diante do estudo realizado, percebeu-se a relação positiva entre a proposta curricular e a promoção de Segurança Alimentar e Nutricional Xacriabá. Observou-se também que a maioria dos indígenas se inscreveu neste curso com o objetivo de: melhorar a qualidade de vida da comunidade; aumentar os conhecimentos técnicos e, para ajudar na elaboração de políticas públicas para os povos indígenas. Deste modo os resultados obtidos nesta pesquisa demonstraram a possibilidade viável de estratégia de política pública, que o PROEJA Indígena apresenta em contribuição a promoção da Segurança Alimentar e Nutricional para as comunidades indígenas, no caso do referido estudo, da Xacriabá. Por se tratar de uma política pública estruturante, apresenta possibilidades de auxílio efetivo na qualidade de vida deste povo. | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Segurança Alimentar e Nutricional Xacriabá | por |
dc.subject | PROEJA Indígena | por |
dc.subject | Alimentary and nutritional security (for the) Xacriabá | eng |
dc.subject | Indigenous PROEJA | eng |
dc.title | Educação Profissional e Tecnológica e a Segurança Alimentar e Nutricional para a Comunidade Indígena Xacriabá | por |
dc.title.alternative | Professional and Technological Education and Food Security and Nutrition for the Xacriabá Indigenous Community | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | Alimentary and Nutritional Security is the human right to the regular and permanent access to healthy nourishment of sufficient quality and quantity so as not to insterfere with the access to other essential necessities. According to the National Council of Alimentary and Nutritional Security (2004), among the determinants of alimentary and nutritional insecurity in indigenous communities, the difficulty of access to education, especially on the university level, is identified as one of the conditions for increasing the participation of indigenous technicians in the administration of respective programs and public services. For the development of this study, the Januaria Campus of the Federal Institute of the north of Minas Gerais was selected because of its successful experience in relation to indigenous professional education, by means of de course of training of professionals in agriculture in the PROEJA modality offered to the Xacriaba. The objective of the present study is to analyze this proposal of PROEJA as a strategy of alimentary and nutritional security for this people. Therefore, a descriptive documental study of a quali-quantitative form, semi-structured, was carried out. Throughout this research there was perceived a positive relationship between curricular proposal and the promotion of Alimentary and Nutritional Security for the Xacriabá. It can be also observed that the majority of the native people were enrolled in this course with the purpose of: improving the life of the community, increasing technical knowledge, and helping in the elaboration of public policies for the indigenous people. In this manner the result obtained by this stud demonstrate the viable possibility of a strategy of public policy which the Indigenous PROEJA presents in contributing to the promotion of Alimentar and Nutritional Security for the indigenous communities, in the case of the present study, the Xacriabá. In addressing a structured public policy, there are presented possibilities of effective aid to the quality of life of this people. | eng |
dc.contributor.advisor1 | Dorna, Nancy dos Santos | |
dc.contributor.advisor1ID | 564.048.597-34 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5361430623197444 | por |
dc.contributor.referee1 | Santos, Gabriel de Araújo | |
dc.contributor.referee2 | Silva, Gilson Dourado da | |
dc.creator.ID | 000.181.351-02 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2960690213680150 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Agronomia | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola | por |
dc.relation.references | ANDRADE M. C. Josué de Castro: o homem, o cientista e seu tempo. Estudos avançados, v.11, n. 29, 1997. ALCÂNTARA L. B. C.; GUGELMIN S. A. Políticas públicas em alimentação e nutrição no Brasil. In: Vigilância Alimentar e Nutricional para Saúde Indígena, 1. Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Educação a Distância; Organizado por Denise Cavalcante Barros, Denise Oliveira e Silva e Sílvia Ângela Gugelmin. – Rio de Janeiro : Editora Fiocruz, 2007. BRASIL. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Parecer CNE/CEB n° 11/2001. Diretrizes curriculares para a educação de jovens e adultos. Brasília: MEC, maio 2001. BRASIL. CONGRESSO NACIONAL. Lei nº 6.001. Estatuto do índio. 19 de Dezembro de 1973. __________. CONGRESSO NACIONAL. Lei Federal nº 9.394. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 20 de Dezembro de 1996. __________. CONGRESSO NACIONAL. Constituição Federal da República Federativa do Brasil. 5 de Outubro de 1988. BRASIL. 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dc.subject.cnpq | Nutrição | por |
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