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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12464
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Corrêa, Julielmo de Aguiar | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T02:08:40Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T02:08:40Z | - |
dc.date.issued | 2014-09-29 | |
dc.identifier.citation | CORRÊA, Julielmo de Aguiar. Proposta pedagógica interdisciplinar no contexto da restauração de um trecho de Mata Ciliar no Acre. 2014. [55 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica - RJ] . | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12464 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho pretende contribuir com a discussão de temas relevantes, como meio ambiente, interdisciplinaridade e gestão ambiental. O referencial teórico adotou autores das áreas de ciências interdisciplinares, sobretudo aqueles que ligados aos temais ambientais e à interdisciplinaridade como processo pedagógico. Procuramos abordar o conceito de meio ambiente sob o seu aspecto socioambiental, relacionando sociedade e ambiente. Levantamentos bibliográficos, atividades de campo e questionários semiestruturados foram realizados com estudantes do curso Técnico em Meio Ambiente do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Acre/Campus Xapuri. Trata-se de uma abordagem metodológica quali-quantitativa buscando identificar concepções que estes estudantes têm sobre a educação e sobre o meio ambiente. Como se trata de trabalho interdisciplinar, leva em consideração o desenvolvimento de processos pedagógicos e a aprendizagem dos estudantes nas aulas práticas. Podemos afirmar que a interdisciplinaridade resulta em um processo de conexão de processos, saberes e práticas que transcendem o campo da pesquisa e do ensino pedagógico. Entre os resultados do presente estudo, sobretudo no tocante ao experimento de plantio arbóreo realizado na comunidade do Igarapé Santa Rosa, há uma tendência por parte dos discentes de procurarem conciliar o estudo teórico com a prática, um importante elemento do processo de implementação da interdisciplinaridade. Por fim, buscou-se mostrar a importância da interdisciplinaridade através das praticas pedagógicas e também a importância da sensibilização e conscientização dos docentes e discentes, todavia com ênfase neste último, a fim de garantir a formação de pessoas críticas e engajadas com as questões ambientais, buscando a formação de um cidadão íntegro e participante em problemas que envolvem o seu meio. | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | gestão ambiental | por |
dc.subject | meio ambiente | por |
dc.subject | ensino técnico | por |
dc.subject | interdisciplinaridade | por |
dc.subject | environmental management | eng |
dc.subject | environment | eng |
dc.subject | technical education | eng |
dc.subject | interdisciplinarity | eng |
dc.title | Proposta Pedagógica Interdisciplinar no Contexto da Restauração de um Trecho de Mata Ciliar no Acre | por |
dc.title.alternative | Interdisciplinary Pedagogical Proposal in the Context of Restoration of an Extent of Riparian Forest in Acre. | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | This work aims to contribute to the discussion of relevant issues such as the environment, interdisciplinarity and environmental management. The theoretical framework adopted authors of the areas of interdisciplinarity sciences, especially those linked to environmental issues and interdisciplinarity as a pedagogical process. We try to focus on the concept of environment in its environmental aspect, relating society and environment. The guiding methodological approach of this study, qualitative and quantitative research aims to identify concepts that students have on education and the environment. To this end, there was literature surveys, field activities and semi-structured questionnaires directed to students of the Technical Course in Environment of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Acre/Campus Xapuri. As this is interdisciplinarity work, it takes into account the development of educational processes and learning of students in practical classes. We can say that interdisciplinarity results in a process of connecting processes, knowledge and practices that transcend the field of research and pedagogical education. Among the results of this study, particularly with regard to planting experiment conducted in Santa Rosa River community, there is a tendency for students to seek to reconcile the theoretical study with practice, an important element of the interdisciplinary implementation process. Finally, we sought to show the importance of interdisciplinarity through pedagogical practices and also the importance of raising awareness and awareness among teachers and students, but with an emphasis on the latter, in order to guarantee the formation of critical and committed people with environmental issues, seeking the formation of an integral citizen and participant in problems that involve his environment. | eng |
dc.contributor.advisor1 | Zaú, André Scarambone | |
dc.contributor.advisor1ID | 787248727-68 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9561885200662079 | por |
dc.contributor.referee1 | Monteiro, Rosa Cristina | |
dc.contributor.referee2 | Pedrini, Alexandre de Gusmão | |
dc.contributor.referee3 | Gonçalves, Lenício | |
dc.creator.ID | 391087162-34 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4625705183190203 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Agronomia | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola | por |
dc.relation.references | ACRE, GOVERNO DO ESTADO. Zoneamento Ecológico-econômico do Estado do Acre. Vol. 2. Instituto de Meio Ambiente do Acre, Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente. Rio Branco, 2006, CD ROM. ARAÚJO, C. et al. Estudo de Caso. Métodos de Investigação em Educação. Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho, 2008. Disponível em < http://grupo4te.com.sapo.pt/estudo_caso.pdf >. Acesso em: 20 de junho. 2016. BOFF, L. Paradigma planetário. São Paulo, Ago. 2004. Disponível em: http://www.leonardoboff.com. Acesso em: 13.out.2013. BOFF, L. Saber Cuidar: ética do humano - compaixão pela Terra. Petrópolis: Vozes, 1999. BARBOSA, L. M. Condições gerais e modelos de recuperação de formação ciliares. In: RODRIGUES, R. R.; LEITÃO FILHO, H. de F. Matas ciliares: Conservação e recuperação. São Paulo: Ed. Universidade de São Paulo: Fapesp, 2000, p. 289-312. CALIJURI, M. C.; BUBEL, A. P. M. Conceituação de microbacias. In: LIMA, W. P.; ZAKIA, M. J. B. (org.). As florestas plantadas e a água. São Carlos: Ed. RIMA/CNPq, 2006. CAPRA, F. O ponto da Mutação: A ciência, a sociedade, e a cultura emergente. 28ª. Ed. São Paulo: Cultrix, 1987. CÓDIGO FLORESTAL BRASILEIRO. Lei nº 4.771, de 15 de setembro de 1.965. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L4771.htm >. Acesso em: 15.fev.2012. FAZENDA, Ivani C. Interdisciplinaridade: Um projeto em parceria. São Paulo: Loyola. 1993. FAZENDA, Ivani C. A. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. 4. ed. São Paulo: Loyola, 1996. FAZENDA, Ivani C. A. (Org.) Didática e interdisciplinaridade. 7. ed. Campinas: Papirus, 2002. FONSECA, C. E. L.; RIBEIRO, J. F.; SOUZA, C. C.; RESENDE, R. P.; BALBINO, V. K. Recuperação da vegetação de Matas de Galeria: estudos de caso no Distrito Federal e entorno. In: RIBEIRO, J. F.; FONSECA, C. E. L.; SOUZA-SILVA, J. C. (Ed.). Cerrado: caracterização e recuperação da Mata de Galeria. Planaltina: Embrapa Cerrado, 2001. P. 851- 870. GAMBERINI, Marcos. Mata Ciliar – Importância, Conservação e Recuperação. Disponível em: http://www.ciliosdoribeira.org.br/files/ApresentacaoMataCiliar-CampanhaRibeira24-05- 07.pdf . Acesso em: 15. fev. 2013. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em<http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/default.shtm>. Acesso em: 15.fev.13 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre – IFAC. Plano de Desenvolvimento Institucional. Disponível em http://portal.ifac.edu.br/index.php?option=com_k2&view=itemlist&layout=category&task=ca tegory&id=27&Itemid=282 . Acesso em 19 de Maio de 2016. JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976. JAPIASSU, Hilton. Questões epistemológicas. Rio de Janeiro: Imago, 1981. KAGEYAMA, P. Y.; GANDARA, F. B. Recuperação de áreas ciliares. In: RODRIGUES, R. R.; LEITÃO FILHO, H. de F. Matas ciliares: Conservação e recuperação. São Paulo: Universidade de São Paulo: Fapesp, 2000. p. 249-269. LEFF, Henrique. Complexidade, Interdisciplinaridade e Saber Ambiental. In: TUCCI, et al. Interdisciplinaridade em Ciências Ambientais. São Paulo: Signus Editora: 2000. LUCK, H. Pedagogia interdisciplinar: fundamentos teóricos – metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2002. MIGLIARI JUNIOR, A. Crimes Ambientais. São Paulo: Lex Editora, 2001. PEREIRA, J. M. O processo de ocupação e de desenvolvimento da Amazônia: A implementação de políticas públicas e seus efeitos sobre o meio ambiente. Revista de Informação Legislativa. Brasília a. 34, n. 134, p. 75-86, 1997. PICKETT, S. T. Differential adaptation of tropical tree species to canopy gaps and its role in community dynamics. Tropical Ecology. No. 24. 1983, p. 68-84. PIONTEKOWSKI, V. J. et al. Modelagem do desmatamento para o Estado do Acre utilizando o programa DINAMICA EGO. 4º Simpósio de Geotecnologias no Pantanal. Bonito, MS, Brasil: Embrapa Informática Agropecuária/INPE: 1064 - 1075 p. 2012. REIGOTA, Marcos. O que é Educação Ambiental? São Paulo: Brasiliense, 1994. Coleção Primeiros Passos. ROCHA, J. S. M. da. Educação Ambiental técnica para ensino fundamental, médio e superior. 2ª. ed. Brasília: ABEAS, 2001. SANTOS, A. Didática: sob a ótica do pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2004. SANTOS, Akiko; SANTOS, Ana Cristina dos. Pedagogia ou Método de Projeto? ANPED, 2005. SECRETARIA ESTADUAL DE MEIO AMBIENTE DO ACRE - SEMA. Microbacia hidrográfica do igarapé Santa Rosa. Rio Branco, 2010, 2p. WISMAR, R. C.; BESCHITA, R. L. Restoration and management of riparian ecosystems: A catchment perspective. Freshwater Biology, 1998, no. 40, p. 571-585. ZABALA, Antoni. A prática educativa: Como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998. ZABALA, Antoni. Enfoque globalizador e pensamento complexo: Uma proposta para o currículo escolar. Trad. Ernani Rosa. Porto Alegre: ARTMED. 2002. | por |
dc.subject.cnpq | Educação | por |
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