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dc.contributor.authorVasconcelos, Ada Raquel da Fonseca
dc.date.accessioned2023-12-22T02:08:43Z-
dc.date.available2023-12-22T02:08:43Z-
dc.date.issued2018-10-18
dc.identifier.citationVasconcelos, Ada Raquel da Fonseca. Gestão democrática no Instituto Federal de Roraima Campus Novo Paraíso: Uma análise da sua prática junto à comunidade escolar. 2018. [80 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica - RJ] .por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12466-
dc.description.abstractO conceito de gestão democrático-participativo tem permeado o contexto educacional brasileiro como proposta de gestão descentralizada que oportunize por intermédio de seus processos e instrumentos a ressignificação pela comunidade escolar das influências advindas dos aspectos sociais, tecnológicos, políticos, econômicos e culturais. Nesse sentido, a pesquisa intitulada Gestão Democrática no Instituto Federal de Roraima Campus Novo Paraíso: Uma análise da sua prática junto à comunidade escolar teve por objetivo analisar a (s) concepção (ões) e prática (s) de gestão educacional desenvolvidas no Instituto Federal de Roraima – Campus Novo Paraíso, e como objetivos específicos caracterizar do ponto de vista teórico-metodológico as concepções de gestão educacional, investigar as concepções de gestão do Instituto Federal de Roraima – Campus Novo Paraíso, verificando a aproximação ou distanciamento de uma gestão democrática e analisar a importância de conselhos escolares, sua configuração e presença no IFRR, dentro dos pressupostos da gestão democrática. Para tanto, enquanto pesquisa qualitativa tipo exploratória, utilizou-se de pesquisa bibliográfica, documental, entrevista semiestruturada junto a dez gestores, com análise de conteúdo por categorização. Os autores contemporâneos Libâneo, Paro, Lück, Vasconcelos, além dos documentos legais CF (1988) LDB (1996) E PNE (2014), e os documentos oficiais do IFRR, como PDI (2014), Regimento Geral (2014) e Organização Didática (2018) foram alguns dos embasamentos tomados para a discussão. Como resultado alcançado apontou-se práticas e posicionamentos na instituição que se aproximam de uma proposta de gestão democrática, no entanto, ainda precisam ser reconstruídos a partir de seus princípios e organização com o fim em sua efetivação e reconhecimento. Ainda que, os conselhos escolares são importantes ferramentas para a participação da comunidade escolar nos processos decisórios da escola e que no IFRR, eles se fazem presentes, embora como no caso do conselho comunitário escolar ainda não tenha sido implantado.por
dc.description.sponsorshipInstituto Federal de Roraima, IFRR, Brasil.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectgestão escolarpor
dc.subjectgestão democrático-participativapor
dc.subjectcomunidade escolarpor
dc.subjectgestión escolarspa
dc.subjectgestión democrática-participativaspa
dc.subjectcomunidad escolarspa
dc.titleGestão democrática no Instituto Federal de Roraima Campus Novo Paraíso: Uma análise da sua prática junto à comunidade escolarpor
dc.title.alternativeLa gestión democrática en el Instituto Federal de Roraima Campus Novo Paraíso: Un análisis de su práctica junto a la comunidad escolarspa
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherEl concepto de gestión democrático-participativo ha permeado el contexto educativo brasileño como propuesta de gestión descentralizada que oportunice por intermedio de sus procesos e instrumentos la resignificación por la comunidad escolar de las influencias derivadas de los aspectos sociales, tecnológicos, políticos, económicos y culturales. En este sentido, la investigación titulada Gestión Democrática en el Instituto Federal de Roraima Campus Novo Paraíso: Un análisis de su práctica junto a la comunidad escolar tuvo por objetivos analizar la (s) concepción (es) y práctica (s) de gestión educacional desarrolladas en el Instituto Federal de Roraima – Campus Novo Paraíso, y como objetivos específicos caracterizar desde el punto de vista teórico-metodológico las concepciones de gestión educativa, investigar las concepciones de gestión del Instituto Federal de Roraima - Campus Novo Paraíso, verificando la aproximación o distanciamiento de una gestión democrática y analizar la importancia de los consejos escolares, su configuración y presencia en el IFRR, dentro de los presupuestos de la gestión democrática. Para ello, como investigación cualitativa tipo exploratoria, se utilizó de investigación bibliográfica, documental, y de entrevista semiestructura junto a diez gestores, con análisis de contenido por categorización. Los autores contemporáneos Libneo, Paro, Lück, Vasconcelos, además de los documentos legales CF (1988) LDB (1996) y PNE (2014), y los documentos oficiales del IFRR, como PDI (2014), Reglamento General (2014) y Organización Didáctica (2018) fueron algunos de los fundamentos tomados para la discusión. Como resultado alcanzado se apuntó prácticas y posicionamientos en la institución que se acercan a una propuesta de gestión democrática, sin embargo, que aún necesitan ser reconstruidos a partir de sus principios y organización con el fin en su efectivación y reconocimiento. Aunque los consejos escolares son importantes herramientas para la participación de la comunidad escolar en los procesos decisorios de la escuela y que en el IFRR se hacen presentes, aunque como en el caso del consejo comunitario escolar aún no se ha implantado.eng
dc.contributor.advisor1Souza, Nádia Maria Pereira de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3482614478463727por
dc.contributor.referee1Souza, Nádia Maria Pereira de
dc.contributor.referee2Santos, Ramofly Bicalho dos
dc.contributor.referee3Barbosa, Jane Rangel Alves
dc.creator.ID818781412-87por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1393699953999734por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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