Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12466
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Vasconcelos, Ada Raquel da Fonseca | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T02:08:43Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T02:08:43Z | - |
dc.date.issued | 2018-10-18 | |
dc.identifier.citation | Vasconcelos, Ada Raquel da Fonseca. Gestão democrática no Instituto Federal de Roraima Campus Novo Paraíso: Uma análise da sua prática junto à comunidade escolar. 2018. [80 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica - RJ] . | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12466 | - |
dc.description.abstract | O conceito de gestão democrático-participativo tem permeado o contexto educacional brasileiro como proposta de gestão descentralizada que oportunize por intermédio de seus processos e instrumentos a ressignificação pela comunidade escolar das influências advindas dos aspectos sociais, tecnológicos, políticos, econômicos e culturais. Nesse sentido, a pesquisa intitulada Gestão Democrática no Instituto Federal de Roraima Campus Novo Paraíso: Uma análise da sua prática junto à comunidade escolar teve por objetivo analisar a (s) concepção (ões) e prática (s) de gestão educacional desenvolvidas no Instituto Federal de Roraima – Campus Novo Paraíso, e como objetivos específicos caracterizar do ponto de vista teórico-metodológico as concepções de gestão educacional, investigar as concepções de gestão do Instituto Federal de Roraima – Campus Novo Paraíso, verificando a aproximação ou distanciamento de uma gestão democrática e analisar a importância de conselhos escolares, sua configuração e presença no IFRR, dentro dos pressupostos da gestão democrática. Para tanto, enquanto pesquisa qualitativa tipo exploratória, utilizou-se de pesquisa bibliográfica, documental, entrevista semiestruturada junto a dez gestores, com análise de conteúdo por categorização. Os autores contemporâneos Libâneo, Paro, Lück, Vasconcelos, além dos documentos legais CF (1988) LDB (1996) E PNE (2014), e os documentos oficiais do IFRR, como PDI (2014), Regimento Geral (2014) e Organização Didática (2018) foram alguns dos embasamentos tomados para a discussão. Como resultado alcançado apontou-se práticas e posicionamentos na instituição que se aproximam de uma proposta de gestão democrática, no entanto, ainda precisam ser reconstruídos a partir de seus princípios e organização com o fim em sua efetivação e reconhecimento. Ainda que, os conselhos escolares são importantes ferramentas para a participação da comunidade escolar nos processos decisórios da escola e que no IFRR, eles se fazem presentes, embora como no caso do conselho comunitário escolar ainda não tenha sido implantado. | por |
dc.description.sponsorship | Instituto Federal de Roraima, IFRR, Brasil. | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | gestão escolar | por |
dc.subject | gestão democrático-participativa | por |
dc.subject | comunidade escolar | por |
dc.subject | gestión escolar | spa |
dc.subject | gestión democrática-participativa | spa |
dc.subject | comunidad escolar | spa |
dc.title | Gestão democrática no Instituto Federal de Roraima Campus Novo Paraíso: Uma análise da sua prática junto à comunidade escolar | por |
dc.title.alternative | La gestión democrática en el Instituto Federal de Roraima Campus Novo Paraíso: Un análisis de su práctica junto a la comunidad escolar | spa |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | El concepto de gestión democrático-participativo ha permeado el contexto educativo brasileño como propuesta de gestión descentralizada que oportunice por intermedio de sus procesos e instrumentos la resignificación por la comunidad escolar de las influencias derivadas de los aspectos sociales, tecnológicos, políticos, económicos y culturales. En este sentido, la investigación titulada Gestión Democrática en el Instituto Federal de Roraima Campus Novo Paraíso: Un análisis de su práctica junto a la comunidad escolar tuvo por objetivos analizar la (s) concepción (es) y práctica (s) de gestión educacional desarrolladas en el Instituto Federal de Roraima – Campus Novo Paraíso, y como objetivos específicos caracterizar desde el punto de vista teórico-metodológico las concepciones de gestión educativa, investigar las concepciones de gestión del Instituto Federal de Roraima - Campus Novo Paraíso, verificando la aproximación o distanciamiento de una gestión democrática y analizar la importancia de los consejos escolares, su configuración y presencia en el IFRR, dentro de los presupuestos de la gestión democrática. Para ello, como investigación cualitativa tipo exploratoria, se utilizó de investigación bibliográfica, documental, y de entrevista semiestructura junto a diez gestores, con análisis de contenido por categorización. Los autores contemporáneos Libneo, Paro, Lück, Vasconcelos, además de los documentos legales CF (1988) LDB (1996) y PNE (2014), y los documentos oficiales del IFRR, como PDI (2014), Reglamento General (2014) y Organización Didáctica (2018) fueron algunos de los fundamentos tomados para la discusión. Como resultado alcanzado se apuntó prácticas y posicionamientos en la institución que se acercan a una propuesta de gestión democrática, sin embargo, que aún necesitan ser reconstruidos a partir de sus principios y organización con el fin en su efectivación y reconocimiento. Aunque los consejos escolares son importantes herramientas para la participación de la comunidad escolar en los procesos decisorios de la escuela y que en el IFRR se hacen presentes, aunque como en el caso del consejo comunitario escolar aún no se ha implantado. | eng |
dc.contributor.advisor1 | Souza, Nádia Maria Pereira de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3482614478463727 | por |
dc.contributor.referee1 | Souza, Nádia Maria Pereira de | |
dc.contributor.referee2 | Santos, Ramofly Bicalho dos | |
dc.contributor.referee3 | Barbosa, Jane Rangel Alves | |
dc.creator.ID | 818781412-87 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1393699953999734 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Agronomia | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola | por |
dc.relation.references | ARANDA, Maria Alice de Miranda; LIMA, Franciele Ribeiro. O Plano Nacional de Educação e a Busca pela Qualidade Socialmente Referenciada. Revista Educação e Políticas em Debate, v. 3, n. 2, ago./dez. 2014. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/viewFile/30281/16534>Aces sado em: 05 de set. de 2017. BRASIL, Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm.Acessado>. Acessado em: 20 de setembro de 2016. BRASIL. Lei Federal Nº 9394/96. Dispõe sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. DF. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf>. Acessado em: 15 de dezembro de 2017. __________. Decreto n° 7.690/2012. Dispõe sobre criação de Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. DF. Disponível em:< http://portal.mec.gov.br/setc/arquivos/centenario/historico-educação-profissional.pdf. Acesso em: 10 fev. de 2017>. __________. Decreto n° 6.094/07. Dispõe sobre a implementação do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação. DF. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6094.htm> __________. Lei Federal N° 11.892/2008. Dispõe sobre criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. DF. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em: 19 fev. de 2017>. __________. Lei Federal Nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Dispõe sobre Diretrizes e Bases da Educação Nacional. DF. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-4024-20-dezembro-1961-353722- publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 06 fev. de 2017>. __________. Referenciais Curriculares Nacionais para Educação Profissional de Nível Técnico. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. DF. 2000. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/introduc.pdf. Acesso em: 27 fev. de 20017>. __________. Caderno 1: Conselhos Escolares: Democratização da escola e construção da cidadania. Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares. DF, nov. de 2004. Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Consescol/ce_cad1.pdf>. Acessado em: 03 de maio de 2017. __________. IBGE. Censo Demográfico 2010. Disponível em<https://censo2010.ibge.gov.br/ > Acessado em 10 Jun. de 2018. 65 BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. Edições 70, Lda. BARROSO. João. O reforço da autonomia das escolas e a flexibilização da gestão escolar em Portugal in: Gestão Democrática da educação: atuais tendências, novos desafios/ Naura Syria Carapeto Ferreira, (org.). 8. ed.- ed. - São Paulo: Cortez, 2013. CAIRES, Vanessa Guerra; OLIVEIRA, Maria Auxiliadora Monteiro. Educação Profissional brasileira: da colônia ao PNE 2014-2024-Petrópolis, RJ: Vozes, 2016. CAMPOS, Claudinei José Gomes. Método de Análise de Conteúdo: ferramenta para análise de dados qualitativos no campo da saúde. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília (DF) 2004 set/out;57(5): 611-4. CHIAVENATTO, Moacir. Teoria Geral da Administração. 6. Ed. Rio de Janeiro: Elsevier 2001. DALBEN, Ângela Imaculada Loureiro de Freitas. Conselho de Classe e Avaliação: Perspectivas na gestão pedagógica da Escola. Campinas- SP: 3º Ed. Papirus, 2006. - (Coleção Magistério: Formação e trabalho pedagógico). DOURADO. Luiz Fernandes. A escolha de dirigentes escolares: políticas e gestão da educação no Brasil. In: FERREIRA, N. S. C. (org.). Gestão Democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. 8ª ed. São Paulo, SP: Cortez, 2013. FURTADO, Vlademiro Salvador Moreira. Arranjos institucionais e democracia participativa em Cabo Verde: um estudo comparado dos conselhos de controle de políticas públicas (1992 -2013). Tese (Doutorado) Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, Porto Alegre, BR-RS, 2015. Disponível em: < https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/132364/000983669.pdf?sequence=1> Acessado em: 16 de outubro de 2017. GUTIERREZ, Luiz Gustavo; CATANI, Afrânio Mendes. Participação e gestão escolar: conceitos e potencialidades. In: FERREIRA, N. S. C. (org.). Gestão Democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. 8ª ed. São Paulo, SP: Cortez, 2013. IFRR, Plano de Desenvolvimento Institucional, IFRR, 2014. Disponível em: <http://www.ifrr.edu.br/pdi. Acessado em: 19 de julho de 2015>. __________. Regimento Geral. IFRR, 2014. Disponível em: <http://www.ifrr.edu.br/regimentogeral. Acessado em: 23 de julho de 2017>. __________. Organização Didática. IFRR, 2018. Disponível em: <http://www.ifrr.edu.br/reitoria/pro-reitorias/ensino/organizacao-didatica. Acessada em: 15 de fevereiro de 2018>. __________. Resolução 116 – Conselho Superior de 14 de fevereiro de 2013. Aprova a Regulamentação do Regime do trabalho dos docentes do Ensino Básico, Técnico e 66 Tecnológico do IFRR. Disponível em:<http://www.ifrr.edu.br:8080/acessoainformacao/participacao-social/conselhos-e-orgaoscolegiados/ conselho-superior/resolucoes/resolucoes-consup-013/resolucao-no-116-conselhosuperior> Acessado em: 02 de maio de 2018. __________. Resolução nº 184-CONSELHO SUPERIOR, de 4 de fevereiro de 2015. Aprova o Regimento Interno do Conselho Superior do IFRR. Disponível em:< http://www.ifrr.edu.br:8080/acessoainformacao/participacao-social/conselhos-e-orgaoscolegiados/ conselho-superior/legislacao/regimento-interno-do-consup> Acessado em: 15 de setembro de 2017. __________. Plano Anual de Capacitação e Qualificação (PACQ) 2018. Disponível em: http://www.ifrr.edu.br/reitoria/gestao-de-pessoas/plano-anual-de-capacitacao-equalificacao/ PACQ%202018.pdf. Acessado em: 02 de junho de 2018. LAKATOS, Eva Maria; MARCONE, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Científica. 6.ed. 4. Reimpr. São Paulo: Atlas, 2007. LIBÂNEO, José C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5 ed. Revista e ampliada. Goiânia: Alternativa, 2011. __________. José Carlos. Educação Escolar: política, estrutura e organização/ José Carlos Libâneo, João Ferreira de Oliveira, Mirza Seabra Toschi – 10.ed. Rev. E ampl. - São Paulo: Cortez, 2012. - (Coleção docência em formação: saberes pedagógicos/coordenação Selma Garrido Pimenta). LIMA, Kátia. Plano Nacional de Educação 2014-2024: nova fase do privatismo e da certificação em larga escala. Universidade e Sociedade: Revista do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições Federais de Ensino Superior, Brasília, DF, ano 24, n. 55, p. 32-43, fev. 2015. LÜCK, Heloísa. Concepções e processos democráticos de gestão educacional/Heloísa Lück. 9.ed.- . Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. Série: Cadernos de Gestão. LÜCK, Heloísa. Gestão educacional: uma questão paradigmática/Heloísa Lück. 12.ed.- . Petrópolis, RJ: Vozes, 2015. Série: Cadernos de Gestão KUENZER, Acácia Zeneida. As mudanças no mundo do trabalho e a educação: novos desafios para a gestão. In: FERREIRA, N. S. C. (org.). Gestão Democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. 8ª ed. São Paulo, SP: Cortez, 2013. NASCIMENTO, Cleusy de Fátima; SCHNECKENBERG, Marisa. A trajetória da gestão democrática no ambiente escolar. Resumo apresentado no VIII Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas “História, sociedade e educação no Brasil”. Universidade Estadual de Campinas- UNICAMP, 2009. Disponível em < http://www.histedbr.fe.unicamp.br/acer_histedbr/seminario/seminario8/_files/kOCvjbQ.pdf> Acessado em: 5 de maio de 2017. 67 OLIVEIRA, Jean Jones Freire Viana de. Articulação entre a ação educativa e a gestão escolar. In: BORGES, H. d. S. Organização do trabalho pedagógico e gestão escolar. - Manaus: Edições UEA/Ed. Valer, 2008. OLIVEIRA, João Ferreira de; MORAES. Karine Nunes de; DOURADO. Luiz Fernandes. Gestão Escolar Democrática: definições, princípios e mecanismos de implementação. In: OLIVEIRA, João Ferreira de; BITTAR, Mariluce (Orgs). Gestão e Políticas da Educação. Editora DP&A. Biblioteca ANPAE, 2004. OLIVEIRA, João Ferreira; MOARAIS, Karine Nunes de; DOURADO, Luiz Fernandes. Organização da educação escolar no Brasil na perspectiva da gestão democrática: sistemas de ensino, órgãos deliberativos e executivos, regime de colaboração, programas, projetos e ações. Disponível em:< http://escoladegestores.mec.gov.br/site/4- sala_politica_gestao_escolar/pdf/texto2_2.pdf.>. Acessado em: 7 de maio de 2017. OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa/ Maria Marly de Oliveira. 7.ed. revista e atualizada – Petrópolis, RJ: Vozes, 2016. OLIVEIRA, Tânia Pereira de; ALMEIDA, Luís Sérgio Castro de; SANTOS, Ademar Vieira dos. Gestão participativa: perspectivas para a construção de uma educação integradora in: Organização do trabalho pedagógico e gestão escolar. / Heloísa da Silva Borges. - Manaus: Edições UEA/Ed. Valer, 2008. Educação, Portal.Órgãos colegiados na escola: o papel do conselho escolar, da associação de pais e mestres (APM) e do grêmio estudantil. Pedagogia (conteúdo/artigos/pedagogia/3).Portal Educação. 23/04/2013. Disponívelem:<https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/pedagogia/orgaoscolegiados- na-escola-o-papel-do-conselho-escolar-da-associacao-de-pais-e-mestres-apm-edo- gremio-estudantil/45637>. Acessado em: 5 de maio de 2017. PAIVA, Liz Denize Carvalho. Autoavaliação institucional: perspectivas no âmbito dos institutos federais/Liz Denize Carvalho Paiva.- 1.ed.- Curitiba: Appris,2015. PARO. Vitor Henrique. A gestão da Educação ante as exigências de qualidade e produtividade da escola pública in: A escola cidadã no contexto da globalização. Luiz Heron da Silva (org). Petrópolis, Ed. Vozes, 1996. p. 300-307. __________. Gestão democrática da escola pública. 4° ed. Obra revista e atualizada. Ed. Cortez, 2016. ROCHA, Maria Isabel Antunes; PERNAMBUCO, Marta M. C; PAIVA, Nene Alves; REGO, Maria Carmem F. D. Formação e trabalho docente na escola do campo: protagonismos e identidades em construção, In: Educação do Campo e Pesquisa II: questões para reflexão/Mônica Costagna Molina, organizadora. - Brasília: MDA/MEC,2010. SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23 ed. São Paulo: Cortez, 2007. 68 VASCONCELOS, Celso dos Santos, 1956 – Planejamento: projeto de ensinoaprendizagem e projeto político-pedagógico – elementos metodológicos para elaboração e realização, 21ª ed./Celso dos Santos Vasconcellos. São Paulo: Libertad Editora, 2010. - (Cadernos Pedagógicos do Libertad; v. 1); TAVARES, A. M. B.N; AZEVEDO, M. A; MORAIS, P. S. A Administração Burocrática e sua Repercussão na Gestão Escolar. Artigo submetido em fevereiro/2014 e aceito em março/2014. Revista HOLOS, Ano 30, Vol. 02. | por |
dc.subject.cnpq | Educação | por |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/64989/2018%20-%20Ada%20Raquel%20da%20Fonseca%20%20Vasconcelos.pdf.jpg | * |
dc.originais.uri | https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4620 | |
dc.originais.provenance | Submitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2021-05-11T16:45:08Z No. of bitstreams: 1 2018 - Ada Raquel da Fonseca Vasconcelos.pdf: 3528511 bytes, checksum: 60d2d8dceccceb614acee4d7db32f8e7 (MD5) | eng |
dc.originais.provenance | Made available in DSpace on 2021-05-11T16:45:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018 - Ada Raquel da Fonseca Vasconcelos.pdf: 3528511 bytes, checksum: 60d2d8dceccceb614acee4d7db32f8e7 (MD5) Previous issue date: 2018-10-18 | eng |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação Agrícola |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2018 - Ada Raquel da Fonseca Vasconcelos.pdf | 2018 - Ada Raquel da Fonseca Vasconcelos | 3.45 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.