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dc.contributor.authorLima, Aldaires Aires da Silva
dc.date.accessioned2023-12-22T02:08:46Z-
dc.date.available2023-12-22T02:08:46Z-
dc.date.issued2018-08-30
dc.identifier.citationLima, Aldaires Aires da Silva. O fenômeno da retenção escolar e a motivação na concepção dos discentes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio dos campi Amajari e Boa Vista Zona Oeste- Instituto Federal de Roraima. 2018. [120 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica - RJ] .por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12468-
dc.description.abstractEsta dissertação foi desenvolvida com o objetivo de investigar os fatores que ocasionam e favorecem o fenômeno de retenção escolar dos discentes dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Campus Amajari e do Campus Boa Vista Zona Oeste do Instituto Federal de Roraima. Além disso, buscou-se também analisar o nível motivacional que os discentes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio de ambos os campi apresentaram no período do estudo. Os participantes desta pesquisa compuseram dois grupos de discentes, matriculados no 2º e 3º ano dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio ofertados pelos dois campi. O primeiro grupo (G1) foi composto por discentes que foram retidos em um ou mais módulos no período de 2014 a 2017 e ainda estão, ou estavam, matriculados nos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio no período da coleta de dados; e o segundo grupo (G2) foi composto por discentes matriculados nos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio que estavam no fluxo normal, compondo uma amostra de 88 discentes. O instrumento para a coleta de dados foi um questionário semiestruturado e uma Escala de Motivação Acadêmica (EMA). Os dados da EMA foram tabulados e analisados por meio de estatística descritiva para os aspectos socioeducacionais; e para as variáveis idade, gênero e campus aplicou-se o teste t de Student, bilateral, com amostras independentes e a Análise da Variância (ANOVA), com nível de significância de 5%, por meio do pacote software livre BioEstat versão 5.3. Os resultados deste estudo demonstram que é no 1º ano de ingresso, ou seja, no 1º e 2º módulos que ocorrem os maiores índices de retenção escolar nos dois campi pesquisados. Quanto aos fatores que podem ter favorecido a retenção escolar, os discentes destacaram fatores individuais como “falta de interesse”, “falta de dedicação”, “falta de atenção”, “problemas pessoais e com a turma”, “dificuldades de acompanhar o conteúdo/turma” e “problemas familiares”. Muitos desses fatores podem estar relacionados com a defasagem dos conteúdos decorrente do Ensino Fundamental, gerando uma grande heterogeneidade em relação ao grau de conhecimento dos estudantes. A falta de domínio dos componentes curriculares pode desencadear, no discente, um processo que começa com a desmotivação, podendo culminar na evasão escolar. Diante dessas questões, destacamos que há a necessidade de que o IFRR fortaleça as políticas educacionais desenvolvidas, como o aumento de servidores para realizar o acompanhamento psicossocial e pedagógico, fortalecer a política do Nivelamento e Reforço escolar e a Assistência Estudantil, tendo em vista que o Ensino Médio Integrado, em especial o ofertado na forma integral, acaba exigindo do estudante um aporte financeiro que muitas vezes não possui. Quanto às questões motivacionais, os resultados destacaram que a motivação extrínseca é mais predominante em relação à motivação intrínseca entre os discentes. No entanto, não foi possível identificar uma diferença significativa quanto aos níveis motivacionais destes. Destacamos que quanto à motivação, os resultados do estudo refletem o momento presente na história escolar dos estudantes que compuseram a amostra, não sendo possível afirmar que todos os estudantes dos cursos integrados ao Ensino Médio estejam desmotivados.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectretenção escolarpor
dc.subjectmotivação acadêmicapor
dc.subjectensino técnicopor
dc.subjectschool retentioneng
dc.subjectacademic motivationeng
dc.subjecttechnical educationeng
dc.titleO fenômeno da retenção escolar e a motivação na concepção dos discentes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio dos campi Amajari e Boa Vista Zona Oeste- Instituto Federal de Roraimapor
dc.title.alternativeThe phenomenon of school retention and motivation in the students' conception of the technical courses integrated to the high school of the campuses Amajari and Boa Vista Zona Oeste - Federal Institute of Roraima.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis dissertation was developed with the objective of investigating the factors that cause and favor the phenomenon of school retention of the students in Technical Courses Integrated to High School in Amajari Campus and Campus Boa Vista West Zone of the Federal Institute of Roraima. In addition, it was also sought to analyze the motivational level shown by the students of the technical courses integrated to high school of both campuses during the study period. The participants of this research composed two groups of students enrolled in the 2nd and 3rd year of technical courses integrated to High School offered by the two campuses. The first group (G1) was composed of students who were retained in one or more grade during the years 2014 to 2017 and were still enrolled in Technical courses integrated to High School in the period of data collection. The second group (G2) was composed of students enrolled in the Technical courses integrated to High School that were in the normal flow. Both groups compose a sample of 88 students. The instrument for data collection was a semi-structured questionnaire and an Academic Motivation Scale (AMS). The AMS data was tabulated and analyzed using descriptive statistics for socio-educational aspects. As for the variables age, gender and campus, it was applied the Student's t-test, bilateral, with independent samples and Analysis of Variance (ANOVA) with significance level of 5%, through the free software package BioEstat version 5.3. The results of this study demonstrate that it is in the first year of enrollment, that is, in the 1st and 2nd grade, that occurs the highest number of school retention in the two campuses surveyed. As for the factors that may have favored retention, students highlighted individual factors such as "lack of interest", "lack of dedication", "lack of attention", "personal problems and problems with the class", "difficulties to follow content / class "and" family problems ". Many of these factors may be related to the lack of content from Elementary Education, generating a great heterogeneity as for the students' level of knowledge. The lack of mastery of curricular components can trigger in the student a process that begins with the demotivation and can culminate in school dropout. In view of these issues, we emphasize that there is a need for IFRR to strengthen the educational policies developed, such as increasing the number of staff to carry out psychosocial and pedagogical follow-up, strengthening the police of Leveling and tutoring classes and Reinforcing the police of Student Assistance, since Teaching Middle Integrated, having in mind that the integrated high school education, specially the one offered on integral modality, requires of student a financial support they often don't have. Regarding the motivational questions, the results pointed out that extrinsic motivation is more predominant in relation to the intrinsic motivation among the students, however, it was not possible to identify a significant difference on their motivational levels. We emphasize that in terms of motivation, the results of the study reflect the present moment in the school history of the students who composed the sample, being not possible to state that all the students on integrated to High School courses are demotivated.eng
dc.contributor.advisor1Peixoto, Ana Cláudia de Azevedo
dc.contributor.advisor1ID033121697-39por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8401119661754632por
dc.contributor.advisor-co1Pinheiro, Frank James Araújo
dc.contributor.referee1Peixoto, Ana Cláudia de Azevedo
dc.contributor.referee2Souza, Marco Antonio Ferreira de
dc.contributor.referee3Campos, Luis Antônio Monteiro
dc.creator.ID955361242-34por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8098824481727369por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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