Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12473
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSales, José Antonio Santana de
dc.date.accessioned2023-12-22T02:08:53Z-
dc.date.available2023-12-22T02:08:53Z-
dc.date.issued2010-03-30
dc.identifier.citationSALES, José Antonio Santana de. Rendimento Escolar dos Alunos no Instituto Federal Minas Gerais - Campus Bambuí : Pensando a Disciplina Química ( 2004 a 2006 ). 2010. 50 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12473-
dc.description.abstractO objetivo desta pesquisa é analisar o rendimento escolar dos alunos na disciplina Química a partir do estabelecimento de relação com outras disciplinas dos Cursos de Ensino Médio e Técnico e investigar entre os professores suas concepções sobre avaliação e o ensinoaprendizagem da disciplina Química. Para tanto, fez-se uma revisão de literatura sobre a prática de avaliação no contexto escolar destacando-se os aspectos sócio-cognitivo, filosófico, metodológico, bem como os aspectos históricos. É uma pesquisa de característica qualitativa e quantitativa. Ela é qualitativa ao investigar, entre os professores de Química, a avaliação do processo ensino-aprendizagem nessa disciplina através de questionário semi-estruturado; e quantitativa ao identificar os índices de desempenho escolar nas demais disciplinas. O material considerado para este estudo compreende as papeletas de notas registradas pelos professores das diferentes disciplinas do ensino médio das três séries e uma população de três professores de Química do atual Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Bambuí. A investigação sobre o desempenho dos alunos nas disciplinas compreende as três séries durante os anos de 2004 a 2006 Na análise dos resultados das avaliações das diferentes disciplinas constatou-se que aquelas que pertencem a área de ciências e matemática são as que possuem mais baixo desempenho, com alto índice de dependência. Embora a disciplina Química seja apresentada pela comunidade escolar como sendo a de pior desempenho por parte dos alunos, verificou-se que muitas vezes ela apresenta-se com o mesmo índice de dependências em relação às demais disciplinas. A grande justificativa dos docentes sobre as dificuldades dos alunos em relação à disciplina Química está na Matemática. A pouca ou quase nenhuma participação dos pais dos alunos nas questões escolares é também para os professores um fator que dificulta o desenvolvimento escolar.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAvaliação em Químicapor
dc.subjectDesempenho Escolarpor
dc.subjectEnsino-Aprendizagempor
dc.subjectEvaluation in Chemistryeng
dc.subjectAcademic Performanceeng
dc.subjectTeaching and Learningeng
dc.titleRendimento escolar dos alunos no Instituto Federal Minas Gerais - Campus Bambuí: Pensando a disciplina química ( 2004 a 2006 )por
dc.title.alternativeSchool Performance of Students in Federal Institute of Education, Science and Tecnhology Minas Gerais – Campus Bambuí: Thinking the Chemistry subject ( 2004 a 2006 ).eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe objective of this research is to analyze the performance of students in the subject chemistry from the establishment of relations with other subjects of technical and High School courses and, to investigate, among teachers, their views about Chemistry teaching and learning. For this, it was made a literature review on assessment practice in the school, highlighting the socio – cognitive, philosophical, methodological and historical aspects. It is a survey of qualitative and quantitative and quantitative characteristics. It is a qualitative research because it investigates, among Chemistry teachers, the evaluation of teaching – learning process in this discipline, through semi – structured questionnaires; and it is a quantitative research because it investigates the indices of academic achievement in other subjects. The material considered for this study includes the scorecards recorded by teachers who work with different subjects in the High School level including the three series and a population of three Chemistry teachers of “Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Bambuí”. The investigation on the students performance includes the three series during the years from 2004 to 2006. In the results analyzes, of the different subject evaluations it was found that those who belong to the science and mathematics areas are those with lower students performance, with high failure averages. Although the Chemistry subject is presented by the school community as being the one with the worst performance by the students, it was found that it often has the same average of failure, if related to other subjects. The main justification among teachers on students difficulties in relation to the Chemistry subject is related to the mathematics difficulties. The little or no participation of student’ parents in school issues is presented by the teachers as a factor that hinders the students’development.eng
dc.contributor.advisor1Santos, Ana Cristina Souza dos
dc.contributor.advisor1ID747.568.007-00por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4663575610102204por
dc.contributor.referee1Santos, Akiko
dc.contributor.referee2Almeida, Nilma Figueiredo de
dc.creator.ID264.514.486-34por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5609890451705391por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesABRAMOWICZ, M. Avaliação da aprendizagem: como trabalhadores-estudantes de uma Faculdade particular noturna vêem o processo - em busca de um caminho. Tese (Doutorado) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1990. ANDRÉ, M. E. D. de.. Avaliação escolar: além da meritocracia e do fracasso. Caderno de Pesquisa, São Paulo, n. 99, p. 16, p. 16-20, nov. 1996. BOHM, D. A totalidade e a ordem implicada: uma nova percepção da realidade. São Paulo: Cultrix, 1980. BOURDIEU, P. Escritos de educação. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2001. ______.; PASSERON, J. C. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975. BORUCHOVITCH, E. A psicologia cognitiva e a metacognição: novas perspectivas para o fracasso escolar brasileiro. Tecnologia Educacional, Rio de Janeiro, v. 22, n. 110/111, jan./abr. 1993. ______. As variáveis psicológicas e o processo de aprendizagem: uma contribuição para a psicologia escolar. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 10, nº 1, p. 129-139, jan./abr. 1994. BRASIL. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases. Título V, Capítulo II – Da Educação Básica – Seção I- Das Disposições Gerais – Artigo 24, inciso V, item a. Disponível em: http://www.mec.gov.br/legis/pdf/LDB.pdf. Acesso em: 14 jan. 2005. BZUNECK, J. A. A motivação do aluno: aspectos introdutórios. In: BORUCHOVITCH, E.; BZUNECK, J. A. (Org.). A motivação do aluno: contribuições da psicologia contemporânea. Petrópolis: Vozes, 2001a, p. 9. 42 ______. As crenças de auto-eficácia e o seu papel na motivação do aluno. In: BORUCHOVITCH, E.; BZUNECK, J. A. (Org.). A motivação do aluno: contribuições da psicologia contemporânea. Petrópolis: Vozes, 2001b, p. 116-133. ______. A motivação do aluno orientado a metas de realização. In: BORUCHOVITCH, E.; BZUNECK, J. A. (Org.). A motivação do aluno: contribuições da psicologia contemporânea. Petrópolis: Vozes, 2001c, p. 58. CARAÇA, B. de J. Conceitos fundamentais da Matemática. 4. ed. Lisboa: Gradiva, 2002. CROOKS, T. J. The impact of classroom evaluation practices on students. Review of Educational Research, Washington-DC, v 58, n. 4, p. 438-481, winter 1988. COSTA, E. R. As estratégias de aprendizagem e a ansiedade de alunos do ensino fundamental: implicações para a prática educacional. 2000. 156 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - FE/UNICAMP, Campinas, 2000. DARSIE, M. M. P. A reflexão distanciada na construção dos conhecimentos profissionais do professor em curso de formação inicial. 1998. 316 f. Tese (Doutorado em Educação: Didática) - FE/USP, São Paulo, 1998. DEBORD, G. Karl Marx: trabalho alienado e superação positiva da auto-alienação humana. Petrópolis: Vozes, 1984. DEMO, P. Pesquisa: princípio científico e educativo. 4 ed. São Paulo: Cortez, 1996. DIAS SOBRINHO, J. Avaliação quantitativa e avaliação qualitativa: interações e ênfases. In: SGUISSARDI, V. (Org.). Avaliação universitária em questão: reformas do estado e da educação superior. Campinas: Autores Associados, 1997, p. 71-89. DREEBEN, R. On what is learned in school. Reading, MA: Addison Wesley. School of Education, Stanford University , 1968. FREITAS, L.C. de. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática. Campinas: Papirus, 1995. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1991. 43 GODOY, A.S. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 3, p. 20-29, mai./jun. 1995. GOMES, R. A análise de dados em pesquisa qualitativa. In: MINAYO, M. C. [org.]. Pesquisa social. Petrópolis: Vozes, 1992. GUIMARÃES, S. E. R. Motivação intrínseca, extrínseca, e o uso de recompensas em sala de aula. In: BORUCHOVITCH, E.; BZUNECK, J. A. (Org.). A motivação do aluno: contribuições da psicologia contemporânea. Petrópolis: Vozes, 2001, p. 37 INEP - Instituto Nacional de Ministério da Educação-. Cartilha do ENEM (2003). Disponível em http://www.inep.gov.br/download/enem/2003/miolo_cartilha.pdf. Acesso em: 14 jan. 2005. HADJI, C. A avaliação, regras do jogo: das intenções aos instrumentos. Porto: Porto editora, 1994. HAGUETTE, T.M.F. Metodologias qualitativas na sociologia. Petrópolis, RJ: Vozes, 1987. HOFFMANN, J. M. L. Avaliação, mito e desafio: uma perspectiva construtivista. 29. ed. Porto Alegre: Mediação, 1995. JAMESON, F. O marxismo tardio: Adorno, ou a persistência da dialética. São Paulo: UNESP; Bomtempo, 1997. LAVILLE, C. & DIONNE, J. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Ed. Artes Médicas; Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1999. LIBÂNEO, J.C. Didática. São Paulo: Cortez, 1991. LIMA, L. C. Controle de qualidade e avaliação pedagógica. Revista de Educação-AEC. Brasília, ano 24, n. 94, p. 67-86, jan./mar. 1995. LUCKESI, C. C. Avaliação educacional: pressupostos educacionais. Tecnologia Educacional, Rio de Janeiro, ano 7, n. 24, p. 5-8, set./out. 1978. ______. Avaliação da aprendizagem escolar. 17. ed. São Paulo: Cortez, 2005. ______. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 8. ed. São Paulo: Cortez, 1998. 44 ______. Avaliação da aprendizagem escolar. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2000. _______. Um olhar crítico sobre o campo da avaliação escolar. In: FREITAS, L. C. de. Avaliação: construindo o campo e a crítica. Florianópolis: Insular, 2002. LÜDKE, M. O professor, seu saber, sua pesquisa. Campinas: CEDES, Educação e Sociedade. n. 68, p. 77-96, 2002. LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisas em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. MARX, K. O capital: crítica da economia política. Trad. Reginaldo Sant’Anna. v. 1, 10. ed. São Paulo: Difusão Editorial, 1985. MEDIANO, Z.D. Módulos instrucionais para medidas e avaliação em educação. 3. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1996. MEIRIEU, P. Aprender... sim, mas como? 7. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998. MÉSZÁROS, I. Marx: a teoria da alienação. São Paulo: Zahar Editores, 1981. MEVARECH, Z. R. Effects of metacognitive training embedded in cooperative settings on mathematical problem solving. The Journal of Educational Research, Washington-DC, v.92, n. 4, 195-205, Mar./Apr. 1999. MIGUEL, R.P. Centenário de Bambuí: Ensaio Histórico. Autor, 1986. MINAYO M.C.S; DESLANDES, S.F.; CRUZ NETO, O. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 13. ed. Petrópolis: Vozes, 1994. OLIVEIRA, G. de C. A auto-estima do adolescente em situação de prova. 1979. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Psicologia) - FE/UNICAMP, Campinas, 1979. ______. Autoconceito do adolescente. In: SISTO, F. F.; OLIVEIRA, G. de C.; FINI, L. D. T. (Orgs.) Leituras de psicologia para formação de professores. Petrópolis: Vozes; Bragança Paulista: USF, 2000. PERRENOUD, P. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens: entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999. 45 PONCE, A. Educação e luta de classes. 16. ed. São Paulo: Cortez, 1998. POZO, J.I. Estratégias de aprendizagem. In: COLL, C.; PALACIO, J; MARCHESI, A.(Org.) Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia de educação. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1996, p. 176. PUTNAM, R.D. Comunidade e democracia: a experiência da Itália moderna. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1996. ROMÃO, J.E. Avaliação dialógica. São Paulo: Cortez, 1998. SACRISTÁN, J.G.; PÉREZ GÓMEZ, A. L. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artmed, 1998. SARUP, M. Marxismo e educação: abordagem fenomenológica e marxista da educação. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1980. SCRIVEN, M. Methodology of evaluation. In: STAKE, R. E. (Org.). Perspectives on curriculum evaluation. Chicago: Rana McNally, 1967. SEED/PR. Avaliação escolar: um compromisso ético. Curitiba: SEED, 1993. SELLTIZ A. et al. Métodos de pesquisa nas relações sociais. 5. ed. São Paulo: E.P.U. Editora da USP., 1975. SHEEHAN, J. A economia da educação. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1975. SILVA, A.L. da; SÁ, I. de. Saber estudar e estudar para saber. Porto: Porto Editora, 1997. SILVA, M. da. Avaliação no ensino da matemática: mecanismo intra-escolar de desescolarização? 1993. 205 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – FE/UNICAMP/UNICENTRO, Guarapuava, 1993. THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 3 ed.. São Paulo: Cortez, 1986. TRIVIÑOS, A.N.S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1992. 46 TURRA, C.; ENRICONE, D.; SANT’ANNA, F.M.; ANDRÉ, L. Planejamento de ensino e avaliação. Porto Alegre: PUC-RS/EMMA, 1975. VASCONCELLOS, C. dos S. Concepção dialética-libertadora do processo de avaliação escolar. São Paulo: Libertad, 1994. ______.. Planejamento: Plano de ensino-aprendizagem e Projeto educativo. São Paulo: Libertad, 1995. ______. Processo de mudança da avaliação da aprendizagem: o papel do professor – representações e práticas. 1998. 283 f. Tese (Doutorado em Educação: Didática) - FE/USP, São Paulo, 1998. VIANNA, H. M. Introdução à avaliação educacional. São Paulo: IBRASA, 1989.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/62428/2010%20-%20Jos%c3%a9%20Antonio%20Santana%20de%20Sales.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4020
dc.originais.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2020-10-19T21:35:19Z No. of bitstreams: 1 2010 - José Antonio Santana de Sales.pdf: 576844 bytes, checksum: 39bfd848fbff5ccea878f48d04182448 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2020-10-19T21:35:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2010 - José Antonio Santana de Sales.pdf: 576844 bytes, checksum: 39bfd848fbff5ccea878f48d04182448 (MD5) Previous issue date: 2010-03-30eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010 - José Antonio Santana de Sales.pdf2010 - José Antonio Santana de Sales563.32 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.