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dc.contributor.authorSampaio, Juarez Silva
dc.date.accessioned2023-12-22T02:08:55Z-
dc.date.available2023-12-22T02:08:55Z-
dc.date.issued2010-07-26
dc.identifier.citationSAMPAIO, Juarez Silva. O Componente Curricular Educação Física no Ensino Médio Integrado da Escola Agrotécnica Federal de Santa Inês/BA. 2010. 79 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2010.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12474-
dc.description.abstractA presente investigação teve por objetivo analisar o processo de ensino-aprendizagem do componente curricular Educação Física, da Escola Agrotécnica Federal de Santa Inês - Bahia, situando os objetivos e conteúdos desta prática pedagógica, a partir do plano de ensino do ano de 2009, da proposta pedagógica da Escola e da declaração de 01 (um) docente entrevistado. Foram aplicados 51 questionários a estudantes das 3ª séries dos cursos técnicos integrados em Zootecnia e Agropecuária, no ano de 2009. Buscou-se também diagnosticar a importância dada pelos estudantes ao componente curricular Educação Física. A questão central que norteou este estudo foi: qual a importância atribuída à Educação Física escolar no currículo integrado da Escola Agrotécnica Federal de Santa Inês/BA? O presente trabalho apresenta uma análise sobre a Educação Física no ensino agrícola, destacando o processo ensino-aprendizagem como um todo, a partir do estudo do currículo, dos conteúdos curriculares, dos aspectos afetivo-sociais da cultura corporal, dos valores humanos e éticos presentes neste componente curricular; destacando também a sua contribuição para a formação humana e técnica do educando. A pesquisa conta com uma revisão da literatura na área específica e análise pertinente à área de identificação da Escola Agrotécnica Federal de Santa Inês/BA: As diretrizes curriculares da EAFSI/BA; breve histórico do ensino técnico no Brasil; contextualização do ensino técnico integrado ao ensino médio; formação de professores e ensino médio integrado; análise dos conteúdos da EF, como componente curricular, do ponto de vista teórico, dos PCNEM Educação Física e dos planos e programas de ensino da unidade de ensino. Na análise e interpretação dos dados percebem-se as manifestações no sentido de a Educação Física ser um componente curricular importante para a formação integral dos estudantes, o que também nos leva a crer que a Educação Física no espaço escolar investigado tem conteúdos contextualizados com o mundo do trabalho dos cursos técnicos da EAFSI. A metodologia deste trabalho está balizada nas teorias e práticas da pesquisa qualitativa em ciências sociais e humanas, nas quais os procedimentos do estudo descritivo obedecem a vários aspectos sociais e culturais do grupo social, neste caso a EAFSI/BA (IFBaiano).por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectComponente Curricularpor
dc.subjectEnsino-Aprendizagempor
dc.subjectFormação Humanapor
dc.subjectEducação Físicapor
dc.subjectCurriculumeng
dc.subjectTeaching and Learningeng
dc.subjectHuman Formationeng
dc.subjectPhysical Educationeng
dc.titleO Componente Curricular Educação Física no Ensino Médio Integrado da Escola Agrotécnica Federal de Santa Inês/BApor
dc.title.alternativePhysical Education Curriculum Component on the integrated secondary school at Federal Agrotécnica School of Santa Ines/ BA- Brazil.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis work aimed to examine the teaching- learning process of Physical Education curricular component of, Agrotecnical Federal School of Santa Inês – Bahia ( Escola Agrotécnica Federal de Santa Inês-BA).The objectives and contents of teaching practice from the teaching plan for 2009, the school pedagogical purpose and the statements of a teacher who was interviewed were taken as a study basis. 51 questionnaires were administered to students in the 3rd series of integrated technical courses in Animal Science (zootechny) and Agriculture in 2009. It was also sought to diagnose the importance given by students to the physical education curriculum component. The central question that guided this study was: what is the importance given to physical education in integrated curriculum of the Federal Agrotécnical School of Santa Ines / BA? This paper presents an analysis on physical education in agricultural education, enhancing teaching-learning process as a whole, based on the study of the curriculum as a whole, affective and social aspects of body culture, human and ethical values showed in this curriculum component and its contribution to the human and technical student preparation. The research includes a specific literature review and analysis relevant to the Agrotechnical School of Santa Ines / BA identification area, as an educational unit: curriculum; concept of curriculum, formal, the curriculum in technical education integrated, curriculum guidelines of EAFSI / BA; brief history of technical education in Brazil; context of technical education integrated into school, training teachers and school integrated, analysis of the contents of EF, as a component of the curriculum, the theoretical point of view, PCNEM of Physical Education and plans and education programs teaching unit. In the analysis and data interpretation we can see the manifestations in the sense of the physical education curriculum is an important component for entire students’ education , which also leads us to believe that physical education at school space investigated has contextualized contents with the work world of EAFSI technical courses. The methodology of this work is based on the theories and practices of qualitative research in social sciences and humanities, where the procedures of descriptive study conform to various social and cultural aspects of the social group, in this case EAFSI / BA (IF -Bahiano).eng
dc.contributor.advisor1Souza, Nádia Maria Pereira de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3482614478463727por
dc.contributor.referee1Pereira, Sissi Aparecida Martins
dc.contributor.referee2Beresford, Heron
dc.creator.ID400.010.085-87por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8378541629636057por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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