Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12477
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPerlin, Nadia Maria Covaleski
dc.date.accessioned2023-12-22T02:09:00Z-
dc.date.available2023-12-22T02:09:00Z-
dc.date.issued2010-10-01
dc.identifier.citationPERLIN, Nadia Maria Covaleski. “Português para quê, se o objetivo é ser técnico?” - Desafios para trabalhar a disciplina de Língua Portuguesa no ensino agrícola. 2010. 45 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12477-
dc.description.abstractMuitos estudiosos da área de ensino da língua materna têm se voltado para os problemas e dificuldades encontradas no ensino de língua portuguesa de um modo geral. Buscando contribuir para melhorar esse cenário, a presente pesquisa, de natureza quanti-qualitativa, objetivou conhecer e evidenciar as percepções dos alunos e egressos dos Cursos Técnicos de Agropecuária da modalidade Integrada ao Ensino Médio no Campus São Vicente do Sul do Instituto Federal Farroupilha, RS, acerca da importância da disciplina em sua formação técnica. Devido à complexidade do tema, a pesquisa necessitou de uma fundamentação teórica inter e transdisciplinar. Para tanto, utilizou trabalhos da área da educação, da linguística aplicada, além dos documentos oficiais (PCNs) propriamente ditos. A análise documental, a aplicação de entrevistas semiestruturadas e a tabulação dos dados, subsidiaram metodologicamente esta dissertação. As teorias referendadas, bem como as respostas das entrevistas aplicadas, direcionaram a pesquisa para questões voltadas à necessidade de contextualização de conteúdos e exploração de aspectos inter e transdisciplinares no processo educacional. Ficou evidente que, a partir do momento que o professor utiliza uma abordagem interdisciplinar em sua prática pedagógica e traz para a sala de aula situações com as quais os alunos se identificam, ou seja, a contextualização, melhores condições de aprendizado emergem como decorrência das relações estabelecidas entre aquilo que o aluno aprende e o seu contexto sociocultural. Dessa forma, com base nas concepções apresentadas no referencial teórico e nas manifestações dos informantes, ressalta-se a importância de ações pedagógicas que insiram o aluno no mundo real, tornando-o capaz de analisar os fatos sociais, entendê-los e manifestarem-se a respeito, com a capacidade de comunicação e de argumentação adquirida, em grande parte, por meio do aprendizado da Língua Portuguesa.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLíngua Portuguesapor
dc.subjectContextualizaçãopor
dc.subjectTransdisciplinaridadepor
dc.subjectPortuguese Languageeng
dc.subjectcontextualizationeng
dc.subjecttransdisciplinarityeng
dc.title“Português para quê, se o objetivo é ser técnico?” - Desafios para trabalhar a disciplina de Língua Portuguesa no ensino agrícolapor
dc.title.alternative“Portuguese why, if the goal is to be technician?” Challenges to work discipline of Portuguese Language in the agricultural teaching.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherMany researchers in the area of teaching of mother tongue have turned to the problems and difficulties encountered in teaching Portuguese in general. In an attempt to help improve this scenario, the present qualitative-quantitative research, aimed to know and highlight the perceptions of students and graduates of technical courses in agriculture of integrated mode to high school in Campus São Vicente do Sul from Farroupilha Federal Institute – RS, about the importance of Portuguese as a subject to their technical formation. Due to complexity of the issue, the research needs an inter and transdisciplinary approach. Therefore, studies in the field of education and applied linguistics were used, in addition to official documents such as PCNs. The documental analysis, the application of semi-structured interviews and data tabulation subsidized methodologically this dissertation. Theories countersigned, as well as the responses to the interviews led the research to the questions related to the necessity of contextualization of contents and exploration of interdisciplinary and transdisciplinary aspects in the educational process. Results indicate that when teachers uses contextualization, that is an interdisciplinary approach in their pedagogical practice bringing to the classroom situations related to the students´ reality, better learning conditions emerge. Thus, based both on the theoretical framework presented and informants´ reactions, the study highlights the importance of pedagogical practices which help students see themselves as social actors capable of analyzing the social reality, using the Portuguese Language as a means of communication and transformation of society.eng
dc.contributor.advisor1Salgado, Maria das Graças de Santana
dc.contributor.advisor1IDhttp://lattes.cnpq.br/3532441361096649por
dc.contributor.referee1Capuano, Claudio de Sá
dc.contributor.referee2Barbosa, Begma Tavares
dc.creator.ID500.030.970-72por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5433430181020013por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesBAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. Trad. Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 9. ed. São Paulo: Hucitec, 1999. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais (v. 1). Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997. BRASIL. PCN + Ensino Médio: Orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências humanas e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, 2002b. BREVES FILHO, José de Souza. Mundo Jovem: um jornal de ideias. Porto Alegre: PUCRS, n° 353, p. 10, fev. 2005. FARACO, Carlos Alberto. Linguística Histórica. São Paulo: Ática, 1991. FÁVERO, Leonor Lopes. Coesão e Coerência Textuais. São Paulo: Ática. 3ª ed., 1995. FREIRE, Paulo. À sombra desta mangueira. São Paulo: Editora Olho D’ Água, 1995. FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não. São Paulo: Editora Olho D’Água, 1997. GERALDI, João Wanderley. Portos de Passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1997. KLEIMAN, Angela Bustos de. Concepções de escrita na escola e formação do professor. In: VALENTE, A. (org.). Aulas de português: perspectivas Inovadoras. Petrópolis: Vozes, 1999. LUCKESI, Cipriano. Avaliação: Otimização do Autoritarismo. Equívocos Teóricos na prática educacional, Rio de Janeiro, ABT, 1994. MEC/SETEC – Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio: Documento Base. Dez, 2007. Disponível em http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/documento_base.pdf. MEC/SEB - Orientações curriculares para o ensino médio; volume 1. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_01_internet.pdf. MORIN, Edgar. A Cabeça Bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. PACHECO, Eliezer Moreira. Artigo: Os Institutos Federais: uma revolução da Educação Profissional e Tecnológica. 2008. Disponível em http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/osinstitutos.pdf 36 SANTOS, Akiko e SOMMERMAN, Américo. Complexidade e Transdisciplinaridade: em busca da totalidade perdida. Porto Alegre: Sulina, 2009. SOMMERMAN, Américo. Inter ou transdisciplinaridade? São Paulo: Paulus, 2006. SILVA, Caetana J. R. (org); VIDOR, Alexandre M.; PACHECO, Eliezer M.; PAREIRA, Luiz A. C. Institutos Federais: Comentários e Reflexões. Brasília: IFRN Editora, 2009.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/62458/2010%20-%20Nadia%20Maria%20Covaleski%20Perlin.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3997
dc.originais.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2020-10-19T13:19:08Z No. of bitstreams: 1 2010 - Nadia Maria Covaleski Perlin.pdf: 1222237 bytes, checksum: 82eacd21f00bccd297cff69ad8cb748b (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2020-10-19T13:19:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2010 - Nadia Maria Covaleski Perlin.pdf: 1222237 bytes, checksum: 82eacd21f00bccd297cff69ad8cb748b (MD5) Previous issue date: 2010-10-01eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010 - Nadia Maria Covaleski Perlin.pdf2010 - Nadia Maria Covaleski Perlin1.19 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.