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dc.contributor.authorGuimarães, Everton Lopes
dc.date.accessioned2023-12-22T02:09:10Z-
dc.date.available2023-12-22T02:09:10Z-
dc.date.issued2011-06-20
dc.identifier.citationGUIMARÃES, Everton Lopes. A trajetória profissional dos egressos do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais – IFNMG - Campus Januária. 2011. 53 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2011.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12483-
dc.description.abstractEsta dissertação propõe uma análise sobre a trajetória profissional dos egressos do Curso Técnico em Agropecuária do IFNMG – Campus Januária e a ligação desta trajetória ao contexto sócio-ocupacional do mercado de trabalho, tendo em vista os principais setores em que os egressos se inserem. Na pesquisa, buscou-se a verificação não apenas de uma inserção contratual, mas principalmente das habilidades e das competências que os egressos desenvolvem e as que são conferidas nesta aproximação entre formação curricular e formação para o mercado de trabalho, bem como a trajetória na perspectiva do acesso ou não aos programas de educação continuada. O desenvolvimento metodológico da pesquisa se deu em três fases: o levantamento dos dados de identificação dos egressos do Curso Técnico em Agropecuária; o levantamento documental para resgatar a história da educação profissional no Brasil e a do IFNMG e (após elaboração, testagem, aplicação dos questionários aos egressos e a devolução) a tabulação para a obtenção dos dados. Assim, as três fases permitiram a caracterização, interpretação e, por fim, a comprovação das reais contribuições do IFNMG – Campus Januária para a promoção profissional do Técnico em Agropecuária e de como este concebia a formação obtida. Com estes procedimentos, houve a análise, que contribuiu para o planejamento, definição e retroalimentação de políticas educacionais da instituição. Os egressos do Curso Técnico em Agropecuária de nível médio formados no período de 2004 a 2008 representam o universo da pesquisa, cujo resultado serve para subsidiar uma proposta que redefina, em âmbito didático, curricular e avaliativo, o Projeto Político Pedagógico (PPP) de formação dos Técnicos em Agropecuária do IFNMG- Campus Januária.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEgressospor
dc.subjectEducação Agrícolapor
dc.subjectTrabalhopor
dc.subjectGraduateseng
dc.subjectAgricultural Educationeng
dc.subjectWorkeng
dc.titleA trajetória profissional dos egressos do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais – IFNMG - Campus Januáriapor
dc.title.alternativeThe career paths of graduates from the Technical Course on Agriculture and Cattle Breeding at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Northern Minas Gerais - IFNMG - Campus Januáriaeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis dissertation proposes an analysis of the career of the graduates from the Technical Course on Agriculture and Cattle Breeding at IFNMG - Campus Januária and the linking between this trajectory and the socio-occupational labor market, in view of the main sectors in which graduates are included. In the research, it was sought to verify not only a contractual insertion, but mainly the skills and expertise the graduates have developed and those conferred in this approximation between the syllabus training and the training for the labor market, as well as the trajectory in the perspective of access or not to the continuing education programs. The methodological development of the research occurred in three phases: a survey of the identification data of the graduates from the Technical Course on Agriculture and Cattle Breeding, the documentary surveys to reconstruct the history of professional education in Brazil and at IFNMG, and (after development, testing and application of the questionnaires to graduates and its returning) the tabulation for obtaining data. Thus, the three phases allowed the characterization, interpretation and, finally, proof of actual contributions of IFNMG - Campus Januária to the professional promotion of the Farming Technicians and the way they conceived the training received. With these procedures, the analysis was conducted, what contributed to the planning, definition and feedback of educational policies of the institution. The graduates from the Technical Course on Agriculture and Cattle Breeding in the period from 2004 to 2008 represent the universe of this research, whose result is to support a proposal that redefines, in teaching, syllabus and evaluation contexts, the Political Pedagogical Project (PPP) of the training of technicians in the Agricultural Campus at IFNMG - Januária.eng
dc.contributor.advisor1Oliveira, Lia Maria Teixeira de
dc.contributor.advisor1ID408566407-78por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1917858404070055por
dc.contributor.referee1Paula, Lucilia Augusta Lino de
dc.contributor.referee2Lima, Maria do Socorro Bezerra de
dc.creator.ID531118266-00por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1091134263739281por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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Dá nova redação ao § 5º do art. 3º da lei 8.948/94. 45 _______, Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia e cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e dá outras providências. _______, Lei nº 3853, de 18 de dezembro de 1960. Cria a Escola Agrotécnica de Januária. _______, Lei nº5.692, de 11 de agosto de 1971.Fixa as diretrizes e bases da Educação Nacional. _______, Lei nº 7.044, de 18 de outubro de 1982. Altera a Lei nº 5692/71 _______, Lei 8.948, de 08 de dezembro de 1994. Dispõe sobre a instituição do Sistema Nacional de Educação Tecnológica e dá outras providências. _______, Lei 9.394, de 20 de novembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. CALAZANS, Maria Julieta Costa. Estudo retrospectivo da educação rural no Brasil. Rio de Janeiro: IESAE, 1979. CIAVATTA, M. 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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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