Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12493
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPimentel, Samara dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2023-12-22T02:09:25Z-
dc.date.available2023-12-22T02:09:25Z-
dc.date.issued2009-09-29
dc.identifier.citationPIMENTEL, Samara dos Santos. Sustentabilidade ambiental e formação profissional do Técnico em Agropecuária: novos caminhos em busca da ambientalização dos cursos. 2009. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2009.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12493-
dc.description.abstractBuscamos, com esse trabalho, analisar os caminhos escolhidos pelo Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CTUR) e pelo Colégio Agrícola Nilo Peçanha (CANP), ligado a Universidade Federal Fluminense, para a institucionalização das questões socioambientais, e como essas escolhas afetaram a formação do Técnico em Agropecuária. Objetivamos constatar como essas questões entram no cotidiano da formação do Técnico em Agropecuária e as afetam, quais as motivações para essa inserção e quais as dificuldades encontradas pelos envolvidos nesse processo. Nossa pesquisa teve cunho qualitativo e utilizou como instrumentos: análise documental, entrevistas, observação participante e questionário, além do aprofundamento teórico sobre: Ciência e Educação, Educação Ambiental e Educação Agrícola. Os resultados demonstram que as duas Instituições estão em processo dinâmico de inserção das questões socioambientais na formação do Técnico em Agropecuária, e nos permitem afirmar que elas estão em momento de crise, em que pensamentos tecnicistas, historicamente hegemônicos, estão sendo questionados por posturas progressistas de educação. Os resultados também apontam para uma maior possibilidade de permanência nas transformações ocorridas no CTUR, visto que elas foram registradas em documentos da Instituição e alcançaram maior ênfase nas respostas de seus egressos. Concluímos que o que incentiva a inserção das questões socioambientais nas duas Instituições é o desejo de responder às demandas sociais e que os maiores obstáculos são em última instância dois: a orientação tecnicista que ainda predomina nas Instituições e a formação da comunidade educativa que se deu, em sua grande maioria, dentro do sistema convencional de produção e da tendência educacional Liberal Tecnicista.por
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecteducação ambientalpor
dc.subjectformação profissionalpor
dc.subjecttécnico em agropecuáriapor
dc.subjectenvironmental educationeng
dc.subjectprofessional formationeng
dc.subjecttechnician in agriculture and cattle breeding.eng
dc.titleSustentabilidade ambiental e formação profissional do Técnico em Agropecuária: novos caminhos em busca da ambientalização dos cursospor
dc.title.alternativeEnvironmental sustainability and professional formation of the technician in agriculture and cattle breeding: new ways in search of environmentalization of the courses.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherWe aim at analyzing, with this work, the ways chosen by Colegio Tecnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CTUR) and by Colegio Agricola Nilo Peçanha (CANP), connected to Universidade Federal Fluminense, for institutionalization of socio-environmental matters and how these choices have affected the formation of the technician in agriculture and cattle breeding. We aim to realize how these questions get into the quotidian of the formation of the technicians as well as how they get affected, which motivations affect this intersection and what difficulties are found by the elements involved in this processes. Our research had a qualitative characteristic and used documental analysis, interviews, participative observation and questionnaires as tools, as well as theoretical profound study about Science and Education, Environmental Education and Agricultural Education. The results show that both institutions are in a dynamic process of insertion of socio-environmental questions when forming the technician in agriculture and cattle breeding, what allows us to state that there is a moment of crisis, with the technicists thoughts, which are historically hegemonic, being put in doubts by a progressive behavior of education. The results also point out a greater possibility of permanence on transformations occurred at CTUR, due to registers on documents and answers of former students. We understand that what stimulates the insertion of socioenvironmental questions in both institutions is the desire to respond to social demands and that the greatest obstacles are the technicist guidance that still rules both schools and the formation of the educational community, which happened in a conventional production system and in the Liberal Technicist educational tendency at most.eng
dc.contributor.advisor1Soares, Ana Maria Dantaspt_BR
dc.contributor.advisor1ID120.078.891-53por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3776117532043539por
dc.contributor.advisor-co1Gonçalves, Leniciopt_BR
dc.contributor.advisor-co1ID281.483.987-04por
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9874743182713749por
dc.creator.ID068.367.837-06por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3080371799463657por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/3638/2009%20-%20Samara%20dos%20Santos%20Pimentel.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/17842/2009%20-%20Samara%20dos%20Santos%20Pimentel.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/24124/2009%20-%20Samara%20dos%20Santos%20Pimentel.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/30507/2009%20-%20Samara%20dos%20Santos%20Pimentel.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/36889/2009%20-%20Samara%20dos%20Santos%20Pimentel.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/43281/2009%20-%20Samara%20dos%20Santos%20Pimentel.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/49681/2009%20-%20Samara%20dos%20Santos%20Pimentel.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/56100/2009%20-%20Samara%20dos%20Santos%20Pimentel.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/153
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-26T16:55:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2009 - Samara dos Santos Pimentel.pdf: 917002 bytes, checksum: 2ad3b02f1130eeb7f2c956520ab41536 (MD5) Previous issue date: 2009-09-29eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2009 - Samara dos Santos Pimentel.pdf895.66 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.