Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12495
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSantos, Maria Inêns Manfio dospt_BR
dc.date.accessioned2023-12-22T02:09:28Z-
dc.date.available2023-12-22T02:09:28Z-
dc.date.issued2009-11-11
dc.identifier.citationSANTOS, Maria Inêns Manfio dos. A educação ambiental e os parâmetros curriculares: um estudo de caso no Colégio Agrícola de Frederico Westphalen - RS. 2009. 77 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2009.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12495-
dc.description.abstractA pesquisa deste trabalho foi realizada no Colégio Agrícola de Frederico Westphalen RS utilizando-se de três questionários dirigidos aos professores (20 entrevistados) e com 143 alunos (público alvo) concludentes das terceiras séries do ens ino médio profissionalizante do Curso Técnico em Agropecuária Concomitante. O principal objetivo era o de analisar se na prática a Educação Ambiental (EA) tem sido aplicada de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), e se a transversalidade proposta neste documento está se realizando. Chegou-se à conclusão de que as observações durante as entrevistas e nas atividades das escolas, não foram suficientes para perceber-se mudanças significativas nos procedimentos desses educadores em relação às questões ambientais, sejam eles procedimentos conceituais, atitudinais ou procedimentais. É importante lembrar que os instrumentos para a coleta de dados devem ser analisados no conjunto e não isoladamente. O Diretor da Escola também foi questionado sobre o assunto e afirmou que embora os professores sejam incentivados e motivados para o desenvolvimento de projetos as maiores dificuldades encontradas pelos mesmos em desenvolver esses projetos na escola, estão na falta de tempo e, na falta do licenciamento ambiental que a escola ainda não possui. No entanto, foi possível perceber que muitas idéias existentes sobre as questões ambientais, antes arraigadas ao senso comum, desapareceram, dando lugar a explicações mais refinadas e com domínio do real significado dos conceitos.por
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecteducação agrícolapor
dc.subjecteducação ambientalpor
dc.subjectparâmetros curriculares. transversalidadepor
dc.subjectagricultural educationeng
dc.subjectenvironmental educationeng
dc.subjectcurricular parameters, transversallyeng
dc.titleA educação ambiental e os parâmetros curriculares: um estudo de caso no Colégio Agrícola de Frederico Westphalen - RSpor
dc.title.alternativeThe environmental education and the curricular parameters: a case study in the Agricultural School of Frederico Westphalen - RSeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe research of this work was accomplished at the Agricultural School of Frederico Westphalen - RS being used of three questionnaires driven the teachers (20 interviewees) and with 143 students (white public) conclusive of the third series of the vocational medium teaching of the Technical Course in Farming - Concomitant. The main objective was it of analyzing in practice the Environmental Education (EA) it has been applied in agreement with the National Curricular Parameters (PCNs), and if the transversally proposed in this document is taking place. It was reached the conclusion that the observations during the interviews and in the activities of the schools, they were not enough to no tice significant changes in those educators' procedures in relation to the environmental subjects, be them conceptual procedures, altitudinous or procedimental. It is important to remind that the instruments for the collection of data should be analyzed in the group and no separately. The Director of the School was also questioned on the subject and he affirmed that although the teachers are motivated and motivated for the development of projects the largest difficulties found by the same ones in developing those projects in the school, they are in the lack of time and, in the lack of the environmental licensing that the school still doesn't possess. However, it was possible to notice that many existent ideas on the environmental subjects, before ingrained to the common sense, they disappeared, giving place to more refined expla nations and with domain of the real meaning of the concepts.eng
dc.contributor.advisor1Soares, Ana Maria Dantaspt_BR
dc.contributor.advisor1ID120.078.891-53por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3776117532043539por
dc.creator.ID189.552.230-72por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/12626/2009%20-%20Maria%20In%c3%aas%20Manfio%20dos%20Santos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/17812/2009%20-%20Maria%20In%c3%aas%20Manfio%20dos%20Santos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/24142/2009%20-%20Maria%20In%c3%aas%20Manfio%20dos%20Santos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/30543/2009%20-%20Maria%20In%c3%aas%20Manfio%20dos%20Santos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/36885/2009%20-%20Maria%20In%c3%aas%20Manfio%20dos%20Santos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/43273/2009%20-%20Maria%20In%c3%aas%20Manfio%20dos%20Santos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/49671/2009%20-%20Maria%20In%c3%aas%20Manfio%20dos%20Santos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/56144/2009%20-%20Maria%20In%c3%aas%20Manfio%20dos%20Santos.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/161
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-26T16:55:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2009 - Maria Ines Manfio dos Santos.pdf: 316822 bytes, checksum: 79dc133e8b9975cae930cd06c592ec15 (MD5) Previous issue date: 2009-11-11eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2009 - Maria Inês Manfio dos Santos.pdf309.5 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.